Afinal, comprar uma padaria completa, já montada, é um bom negócio? É comum que essa dúvida ronde a cabeça de quem decidiu abrir uma padaria. De acordo com especialistas em empreendedorismo e negócios de alimentação fora do lar, a tendência é responder que costuma ser uma boa oportunidade, mas que há muitos aspectos a serem ponderados além do financeiro. Por isso, siga conosco na leitura desse blogpost e conheça critérios que devem fazer parte da avaliação de quem irá empreender no segmento de panificação.

Emerson Amaral, CEO da consultoria Ideal, especializada em alimentos, afirma que, desde o início da pandemia, o mercado está com ótimas oportunidades de entrada no segmento para quem deseja comprar uma padaria completa, com toda a estrutura de produção já montada a um preço atraente. “2020 foi um ano desafiador, de muita transformação em um segmento tão tradicional. Há empresários que já não estão mais dispostos a gerir um negócio ou preferiram mudar de ramo de atuação.”

Comprar uma padaria completa é bom negócio?

Mayra Viana, analista de negócios de alimentação do Sebrae, explica que um dos aspectos mais relevantes nesta análise sobre comprar uma padaria completa ou não é saber se o estabelecimento já fechou ou se ainda está operando. Se já tiver interrompido a produção, a avaliação fica concentrada na questão da estrutura disponível, já que o trabalho de captação de clientes terá de recomeçar do zero.

Com o negócio em funcionamento, no entanto, há um expressivo valor agregado: os clientes ainda frequentam a padaria. É um ponto de partida que permite ao novo dono manter e nutrir o relacionamento com esta base.

A interrupção dos serviços no local faz com que os frequentadores rapidamente troquem um estabelecimento pelo concorrente. Fazê-los voltar não é uma missão simples para o novo proprietário, que não sabe quem eram os clientes originais nem para onde migraram.

O consultor Emerson Amaral compartilha dessa opinião. Para ele, não se trata apenas da compra de um empreendimento, mas de uma marca. “Na padaria já montada, o valor está no posicionamento e na carteira de clientes adquiridos. Você ajusta a rota com o carro em movimento. Em um ponto novo, o que se faz é uma aposta com uma expectativa de resultado. E leva mais tempo para começar a operar, considerando reforma, aquisição de equipamentos e mobiliário.”

LEIA TAMBÉM:

Como montar uma padaria 2.0: confira 9 dicas de especialista

Roteiro ajuda empresário a decidir onde abrir uma padaria

Estrutura

Comprar uma padaria completa também pode ser vantajoso do ponto de vista de aquisição de equipamentos e mobiliário. “Sem dúvida os custos ficam diluídos, além do fato de já estar tudo em seu devido lugar e a equipe conhecer o funcionamento”, pondera Mayra.

Balcão, piso, paredes, chapa, freezer, geladeira, mesas, cadeiras e demais equipamentos devem ser averiguados com atenção, para verificar se estão em boas condições de uso e evitar novo desembolso no médio prazo.

Além disso, orienta Amaral, é preciso avaliar se haveria necessidade de reformar o lugar e incluir esses custos na planilha na hora de verificar quão interessante é a proposta de aquisição da padaria já montada.

Aos interessados em comprar uma padaria completa, Amaral dá outra dica. “O empresário que está vendendo tem a tendência a supervalorizar o negócio, pelo valor sentimental que possui. Com isso, se distancia do valor de mercado. Uma avaliação objetiva considera o potencial de geração de caixa, não apenas a estrutura física. Se não enxergar potencial de crescimento ali, vale a pena buscar outro ponto.”

Histórico

No nosso imaginário, costumamos simplificar algumas situações e tirar conclusões precipitadas. Por exemplo, quando um negócio é colocado à venda, tendemos a achar que não deu certo, que faliu.

Mas os especialistas alertam que nem sempre é este o caso e, por isso, é importante conhecer os aspectos que levaram o empresário a querer encerrar as atividades daquele negócio. “Às vezes o empresário fica desgostoso do setor pelas dificuldades que enfrentou, perde o interesse por aquele ramo, decide mudar de cidade”, explica Mayra.

Amaral tem o mesmo entendimento. Para ele, os modelos de operação mudou muito em função das alterações nos hábitos de consumo. Então, às vezes os negócios precisam sofrer grandes transformações, migrar para o digital, investir em delivery, mudar o perfil das ofertas e horários de funcionamento conforme as demandas e o fluxo da região. E o gestor à frente do negócio pode não estar mais disposto a seguir em frente, originando uma boa oportunidade para quem quer entrar no segmento.

“Mas é fundamental apurar as informações financeiras, o real faturamento e as despesas, para o empreendedor avaliar se está em linha com o que busca”, orienta Mayra.

Antes de comprar uma padaria completa, no entanto, o empresário deve fazer um exercício de autocrítica, perguntando a si mesmo se tem expertise e capacidade para conduzir tal negócio. “Quem já tem know-how possui uma visão ampliada de como recuperar aquele ponto. Os novatos no segmento, muitas vezes, precisam recorrer a consultorias especializadas para desenhar as melhores estratégias”, finaliza Amaral.

LEIA TAMBÉM: Como montar uma padaria: 7 passos para formalizar o negócio

Saúde contábil

Como em qualquer tipo de negociação, para comprar uma padaria completa, já montada, é preciso checar sua saúde contábil e garantir que não há passivos ou pendências jurídicas. “Pode ser uma grande dor de cabeça, por exemplo, se houver pendências com fornecedores”, explica Mayra. Também é importante tomar cuidado com as questões trabalhistas.

E ainda que comprar uma padaria completa não implique manutenção de CNPJ, o novo empresário tem de providenciar toda a documentação para criar uma nova empresa naquele ponto comercial.

LEIA TAMBÉM: Como montar uma padaria: 7 passos para formalizar o negócio

Equipe

De acordo com Mayra, quando o empresário decide comprar uma padaria completa que ainda está em funcionamento e fazer a transição para a nova gestão com o negócio “andando”, um caminho interessante é convidar a equipe para participar do processo de seleção para formação do novo time. Dessa forma, o empreendedor tem a oportunidade de escolher e recontratar profissionais que julga aptos para a função. Com um bônus: eles já conhecem a operação e os clientes.

LEIA TAMBÉM: Treinamento para padarias: como manter equipes capacitadas

ASSISTA AO WEBINAR: Perspectivas de mercado para padarias em 2021

A Ultragaz pode ser uma grande parceira do seu novo negócio. Conheça o nosso sistema de abastecimento a granel de GLP, que garante fornecimento ininterrupto de gás à sua produção. Clique no banner e solicite agora mesmo o contato da nossa equipe comercial.