Segundo um levantamento do Sebrae, existem mais de 63 mil padarias em todo o Brasil. E para ter chance nesse mercado tão competitivo, é preciso garantir uma produção de excelência, caso contrário, um cliente insatisfeito consegue encontrar uma outra padaria – às vezes, literalmente – virando a esquina. Por isso, uma das recomendações dadas para garantir produtos de qualidade é utilizar equipamentos para padaria eficientes e modernos na cozinha. Ter máquinas que fabriquem os pães com agilidade e de forma padronizada é essencial.

Equipamentos para padaria - os básicos

Sobre a importância de investir em equipamentos, Antero José Pereira, presidente do Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), diz que toda padaria precisa ter, pelo menos, um forno, uma assadeira, uma enroladeira, uma modeladora, um cilindro de massa, uma laminadora, uma geladeira e uma câmara frigorífica.

“Além disso, nós temos também uma série de apetrechos suplementares, que podem ser adquiridos de acordo com o portfólio de produtos que a padaria oferece. Mas, para uma padaria padrão, os equipamentos necessários são esses”, diz.

De acordo com o presidente da Sampapão, para montar todo o maquinário de uma padaria de médio porte é preciso investir em torno de R$ 500 mil. “Isso considerando uma padaria com capacidade de atender até, aproximadamente, 1.200 clientes por dia, e que apresenta um faturamento mensal de cerca de R$ 750 mil”, diz.

Selo de segurança

Para a escolha dos equipamentos para padaria, a primeira instrução é verificar se eles têm o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Isso porque apenas equipamentos que apresentam esse selo podem ser considerados seguros para uso.

“É muito comum encontrar padarias que utilizam equipamentos antigos. Nos últimos anos, nós já tivemos mudanças em normas de segurança que hoje tornam parte desses aparelhos inseguros. Por isso, é importante verificar esse selo na hora da troca”, recomenda Pereira.

Material dos equipamentos para padaria

O tipo de material usado na composição dos equipamentos para padaria também deve ser avaliado durante a compra. O mais recomendado é o aço inox, pois é uma liga metálica mais resistente e durável, além de fácil limpeza. “Existem outros materiais mais baratos, como a lata galvanizada, só que o inox é muito mais durável, então vale investir um pouco mais”, diz Pereira.

LEIA MAIS
Conheça os melhores fornos a gás para padarias

Espaço da cozinha

A distribuição dos equipamentos na planta da cozinha da padaria influencia diretamente na eficiência da produção, por isso merece atenção especial. Além de estarem bem posicionados para garantir uma boa circulação dos funcionários, os equipamentos devem estar organizados de acordo com a ordem de uso, para que a produção seja mais ágil e organizada.

“A planta da cozinha é um ponto muito importante com a qual o dono da padaria precisa se preocupar. Mas tem como conseguir ajuda nesse quesito. No caso da compra de um equipamento a gás, as próprias companhias dão orientação de como fazer a montagem, até porque existem regras específicas para o posicionamento dos fornos a gás que precisam ser seguidas”, explica Pereira.

Forno

O forno é o equipamento mais importante da padaria. É ele que vai assar os pães e, por isso, precisa ter uma excelente eficiência energética, além de um ótimo isolamento térmico. Cerca de 25% das padarias já estão trabalhando com um forno a gás na cozinha, pois eles ajudam a reduzir os custos com energia.

Os equipamentos elétricos têm custo alto de operação, em comparação com o gás GLP, e ainda apresentam maior variação nos gastos por conta das oscilações no preço da energia elétrica. Por isso, a troca de um forno elétrico por um modelo a gás, ou o trabalho conjunto dos dois modelos, pode ser uma boa opção. Além disso, os equipamentos elétricos exigem mais gastos com manutenção, por conta das constantes trocas de resistência.

Confira nosso Guia de Equipamentos para Padaria

Ficou interessado e quer mais informações para garantir uma boa troca de maquinário? Confira nosso Guia de Equipamentos para Padaria. Nele você vai conhecer os diferentes equipamentos para padaria que existem, além de mais dicas para ajudar na hora da compra.