O uso de uma empilhadeira GLP dentro da indústria serve, basicamente, ao propósito específico de carregar e movimentar cargas pesadas que, de outra forma, não poderiam ser manuseadas. No entanto, essa visão sobre o equipamento dentro da indústria é, muitas vezes, limitada essencialmente ao que a máquina pode fazer.

Quando se analisa do ponto de vista de negócio, ter a percepção restrita acaba por impactar negativamente a gestão. Afinal, o processo de abastecimento de empilhadeiras pode estar tão consolidado dentro da indústria, que gestores sequer se dão conta do quanto uma mudança neste ponto pode tornar seu uso muito mais eficiente e, como consequência, afetar a operação como um todo.

É nesse sentido que a Ultragaz Empilhadeiras se propõe a ajudar. A solução de pitstop traz uma oferta de abastecimento de empilhadeiras a gás por meio do uso de um recipiente reabastecível.

Mais do que apenas promover o abastecimento a granel, a Ultragaz Empilhadeiras entrega diferenciais importantes que ajudam a incrementar o dia a dia da operação. Conheça cinco áreas afetadas pelo abastecimento das empilhadeiras e entenda melhor o impacto que uma solução focada nesse âmbito pode trazer para o negócio.

1) Bem-estar e saúde do trabalhador

O primeiro ponto que a solução da Ultragaz impacta é justamente a saúde do operador da empilhadeira. "Quando falamos de sair do abastecimento de botijão para o de recipiente reabastecível, o primeiro ganho perceptível está na ergonomia", afirma Rennan Ohira, consultor de desenvolvimento de produtos na Ultragaz.

Para operar corretamente, os modelos tradicionais de abastecimento exigem a troca de botijão de GLP envasado, que vem do distribuidor diretamente para a indústria.

Para se ter uma ideia do impacto que o fato de não precisar trocar o vasilhame traz ao operador de empilhadeira GLP, basta pensar no peso do cilindro padrão usado nessas circunstâncias, que é o P20, de 20 quilos.

Fora a questão de saúde física, a Ultragaz Empilhadeiras também traz um acréscimo em termos de segurança que se converte em ganhos para o operador.

Para contextualizar: por lei, a indústria precisa nomear um funcionário para realizar o abastecimento da empilhadeira GLP por uma questão de segurança do local.

Isso porque ter um número limitado de responsáveis pelo processo significa, na prática, ter funcionários específica e obrigatoriamente capacitados para exercer tal função.

Isso posto, o sistema da Ultragaz leva em consideração justamente essa especificidade e utiliza um token equipado com tecnologia RFID (sigla em inglês para "Radio-Frequency IDentification", ou "Identificação por Radiofrequência"), que autoriza o procedimento apenas após identificar se a pessoa que de fato é habilitada a realizar o abastecimento é quem deu início à operação.

Outro ponto endereçado pela tecnologia embarcada na solução em termos de segurança é o bloqueio do abastecimento no caso de alguma divergência durante o processo.

"Caso a empilhadeira se desconecte, o operador não tenha puxado o freio de mão ou tenha esquecido algum outro passo do processo, o sistema bloqueia a operação, impedindo que o abastecimento ocorra", explica Gilvan dos Santos, consultor de novos produtos da Ultragaz.

2) Jurídico

Também por conta da tecnologia de RFID e a garantia de que apenas os trabalhadores autorizados estão realizando o abastecimento, o sistema traz ganhos para o setor de compliance, visto que a mesma lei que obriga a indústria a nomear um funcionário para realizar o abastecimento da empilhadeira GLP também garante ao trabalhador um adicional de periculosidade que apenas este encarregado pode receber.

"Como há o uso do token, tem-se a certeza de que só a pessoa indicada irá, de fato, receber o adicional", explica Santos. Complementando a questão, Ohira afirma que essa característica é especialmente interessante para o trabalhador porque "às vezes, pode acontecer de a pessoa trabalhar em uma área da indústria que não há condição de periculosidade, mas o processo do abastecimento em si já garante que ele irá receber o adicional", comenta.

Leia também!

4 insights que empilhadeiras podem gerar para a sua indústria

Empilhadeira GLP em indústria com múltiplas plantas: erros e acertos ao posicionar o pitstop

3) Financeiro e precificação

A Ultragaz Empilhadeiras traz como grande diferencial a possibilidade de gestores do negócio terem a visão de custos por setor em termos de abastecimento.

Hoje, explica Santos, é bastante comum obter esse tipo de dado de maneira muito empírica, com o operador responsável também pela tarefa de anotar as informações mostradas pelo medidor para posteriormente passar ao setor responsável. "Dessa forma, os dados não são fidedignos", observa.

A solução da Ultragaz, nesse sentido, dá ao cliente a possibilidade de extrair do sistema informações que permitam aos setores identificar os gastos de cada área e, por fim, estimar custos de forma assertiva. "Se o cliente possui centros de custo dentro da organização, esse é um ganho inestimável", comenta.

4) Compras

Como quarta vantagem da solução está o fato de não ser preciso trocar o botijão de gás em cada abastecimento, eliminando-se a necessidade de se preocupar com a logística dos envasados, visto que não será necessário um local adequado para armazenamento de vasilhames.

"Este foi um diferencial para nós, porque diminuiu a movimentação logística de 'recebe e devolve' cilindros de gás. Agora que não precisamos mais fazer a troca de botijões, ganhamos em tempo e também na quantidade de gás que, antes, era perdida por conta do residual que fica no cilindro", conta Fernando Carvalho, Coordenador de Engenharia da Dynatech, cliente da Ultragaz Empilhadeiras.

5) Manutenção

Com a análise dos dados de abastecimento armazenados no sistema da Ultragaz Empilhadeiras, Ohira explica que "as áreas adjacentes conseguem ter visibilidade sobre qual setor irá entrar em manutenção antes de outros". Assim, há ganhos em um esforço de estratégia de prevenção.

Agora que você sabe da importância de uma análise holística quando o assunto é operação com empilhadeiras e entende como as diferentes áreas da indústria podem se beneficiar com a Ultragaz Empilhadeiras, agende uma conversa com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar.

À esquerda, a foto de uma empilhadeira amarela; à direita está o texto: "quer conhecer a solução Ultragaz Empilhadeiras? Solicite uma visita técnica da Ultragaz"