Realizar a gestão do condomínio é uma tarefa desafiadora tanto para síndicos moradores quanto profissionais. O papel do síndico vem se transformando nos últimos anos e há muita confusão sobre suas atribuições.

Para apoiá-los no desenvolvimento de seu trabalho, a Ultragaz promoveu o workshop 10 dicas de ouro para ser o síndico que todo condomínio precisa, com Mailza Santos, professora e especialista em gestão condominial. Ela está à frente do Canal Super Síndico, que prepara síndicos profissionais e produz conteúdo específico para esse público.

O workshop, realizado no dia 6 de outubro, foi mais uma ação de uma parceria entre a Ultragaz e o Canal Super Síndico com o objetivo de trazer conteúdo relevante para a gestão do condomínio.

Confira aqui o workshop na íntegra.

No workshop, Mailza abriu sua apresentação explicando o papel e as responsabilidades do síndico. “O síndico é o representante legal do condomínio. Ele é a pessoa que vai selecionar, contratar e treinar funcionários. Cuida das contas do condomínio junto com o corpo diretivo. Também precisa buscar prestadores de serviço e analisar contratos. E vai fazer a administração de conflitos.”

Para ela, já foi o tempo em que o síndico era responsável apenas por receber o valor do condomínio e pagar contas. O síndico atual precisa ser antenado e trazer para o condomínio informações relevantes e tendências.

Lidando com temas difíceis

Ela também destacou a necessidade de o profissional que está à frente da gestão do condomínio buscar qualificação para desenvolver a função, conhecer a legislação e as principais normas e de ter uma atuação de gestor e não apenas operacional.

Mailza ressaltou que o fato de ter responsabilidade com condomínio 24 horas não significa que o síndico deva estar disponível o dia todo para atender os condôminos. Ela também alertou os participantes para saberem lidar com críticas, impondo limites nas relações e controlando momentos de agressividade, e também com elogios, sem cair no erro de se acharem perfeitos por terem seu trabalho enaltecido em certos momentos.

Saber usar a comunicação e agir com transparência e honestidade foram outras recomendações apresentadas pela especialista. Ela também trouxe orientações para lidar com temas mais complexos na gestão do condomínio, como o controle da inadimplência e a aplicação de multas e notificações.

Mailza também esclareceu dúvidas da audiência e deu orientações sobre temas diversos, incluindo conflitos entre moradores e obras no condomínio.

Parcerias na gestão

A especialista destacou a importância de contar com parceiros eficientes para fazer a gestão do condomínio. Nesse rol, ela destacou a administradora, um advogado e um engenheiro ou técnico de edificações.

“Outro ponto muito importante é atuar em parceria com o corpo diretivo, fazendo com que seus membros sejam seus aliados e não inimigos”, afirmou. Ela reforçou ainda a necessidade de realizar treinamentos permanentes com os colaboradores, de valorizá-los e de envolvê-los na gestão do condomínio. Além disso, afirmou que os moradores devem ser atendidos como clientes, com abertura para tirar dúvidas.

Nos próximos meses, serão realizadas outras ações da parceria entre a Ultragaz e o Canal Super Síndico. Siga a @ultragazoficial no Instagram e acompanhe as novidades para a gestão do condomínio!