Realizar a gestão do condomínio é uma tarefa desafiadora tanto para síndicos moradores quanto profissionais. O papel do síndico vem se transformando nos últimos anos e há muita confusão sobre suas atribuições.

Para apoiá-los no desenvolvimento de seu trabalho, a Ultragaz promoveu o workshop 10 dicas de ouro para ser o síndico que todo condomínio precisa, com Mailza Santos, professora e especialista em gestão condominial. Ela está à frente do Canal Super Síndico, que prepara síndicos profissionais e produz conteúdo específico para esse público.

O workshop, realizado no dia 6 de outubro, foi mais uma ação de uma parceria entre a Ultragaz e o Canal Super Síndico com o objetivo de trazer conteúdo relevante para a gestão do condomínio.

Confira o workshop na íntegra.

No workshop, Mailza abriu sua apresentação explicando o papel e as responsabilidades do síndico. “O síndico é o representante legal do condomínio. Ele é a pessoa que vai selecionar, contratar e treinar funcionários. Cuida das contas do condomínio junto com o corpo diretivo. Também precisa buscar prestadores de serviço e analisar contratos. E vai fazer a administração de conflitos.”

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Para ela, já foi o tempo em que o síndico era responsável apenas por receber o valor do condomínio e pagar contas. O síndico atual precisa ser antenado e trazer para o condomínio informações relevantes e tendências. BAIXE O MATERIAL ABAIXO E CONFIRA:

Lidando com temas difíceis

Ela também destacou a necessidade de o profissional que está à frente da gestão do condomínio buscar qualificação para desenvolver a função, conhecer a legislação e as principais normas e de ter uma atuação de gestor e não apenas operacional.

Mailza ressaltou que o fato de ter responsabilidade com condomínio 24 horas não significa que o síndico deva estar disponível o dia todo para atender os condôminos. Ela também alertou os participantes para saberem lidar com críticas, impondo limites nas relações e controlando momentos de agressividade, e também com elogios, sem cair no erro de se acharem perfeitos por terem seu trabalho enaltecido em certos momentos.

Saber usar a comunicação e agir com transparência e honestidade foram outras recomendações apresentadas pela especialista. Ela também trouxe orientações para lidar com temas mais complexos na gestão do condomínio, como o controle da inadimplência e a aplicação de multas e notificações.

Confira o guia exclusivo preparado pela Ultragaz em parceria com Mailza Santos com as dicas de ouro para a gestão condominial.

Parcerias na gestão

A especialista destacou a importância de contar com parceiros eficientes para fazer a gestão do condomínio. Nesse rol, ela destacou a administradora, um advogado e um engenheiro ou técnico de edificações.

“Outro ponto muito importante é atuar em parceria com o corpo diretivo, fazendo com que seus membros sejam seus aliados e não inimigos”, afirmou. Ela reforçou ainda a necessidade de realizar treinamentos permanentes com os colaboradores, de valorizá-los e de envolvê-los na gestão do condomínio. Além disso, afirmou que os moradores devem ser atendidos como clientes, com abertura para tirar dúvidas.

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