A sensação de justiça na divisão das contas entre os moradores tem acelerado a busca por sistemas de medição de gás individual no condomínio residencial. O serviço ganhou importância após a chegada da pandemia do coronavírus, quando muitas pessoas passaram a ficar mais em casa e exercer de lá suas atividades profissionais.

Porém, várias dúvidas surgem sobre o processo de migração da medição coletiva para a individualizada. Será que meu prédio pode ter esse serviço? Qual infraestrutura precisa ser instalada? É preciso entrar nos apartamentos para ter o gás individual no condomínio? 

A Ultragaz foi pioneira na oferta do serviço, há cerca de 20 anos. Atualmente, já está presente em mais de 8 mil condomínios e meio milhão de unidades. Com o apoio do coordenador de instalações da empresa, Fernando Angelo Cerqueira, respondemos às dúvidas que surgem em cada etapa do processo de instalação da medição de gás individual em condomínio.

Como iniciar o processo de instalação da medição de gás individual em condomínio?

Para dar início à instalação, é necessário avaliar as condições técnicas do condomínio tanto para a instalação da central de gás quanto em relação à rede coletiva e à tubulação para os apartamentos. 

“A Ultragaz começa o processo com uma visita técnica de avaliação no local em que pode ser instalada a central de gás, caso ainda não exista uma no condomínio”, explica Fernando Angelo Cerqueira. Nessa visita, a equipe também avalia as condições da rede coletiva e verifica se existem ou não ramais individuais. É realizada ainda a análise de quais equipamentos usam gás nas áreas comuns e nas unidades para calcular o consumo e, dessa forma, dimensionar o tamanho da central. 

A partir dessas informações, a Ultragaz apresenta o projeto de instalação e a proposta comercial. Em caso de necessidade de obra civil, mecânica e elétrica, a empresa indica prestadores de serviço terceirizados. O condomínio precisa aprovar em assembleia o orçamento para a contratação do serviço de medição de gás individual e execução dos serviços.

Como é feita a passagem da tubulação coletiva e individual em edifícios mais antigos ou já inaugurados?

O coordenador da Ultragaz explica que isso depende das condições estruturais de cada edifício. A Ultragaz prioriza a instalação interna no edifício. Para isso, analisa a existência de espaço no duto interno, conhecido como shaft. “Para usar essa estrutura, é necessário garantir que a tubulação de gás esteja protegida das demais, como elétrica e de água, e que tem acesso a ventilação externa."

Quando não há condições técnicas para a passagem da tubulação interna, é feita a construção de uma prumada externa no edifício. Nesse caso, é instalada a tubulação externa – sempre de cor amarela - com a rede e os ramais individuais.

Para instalar os ramais nos apartamentos, é necessário entrar nas unidades?

Sim, a ligação precisa ser feita até cada ponto de consumo dentro das unidades. Então, nessa etapa do processo de instalação da medição de gás individual, é necessário entrar em cada apartamento e realizar a ligação até fogões, aquecedores e demais equipamentos que são abastecidos com o gás.

Onde são instalados os medidores individuais?

No caso dos edifícios, existem três opções. O mais indicado é instalar todos os medidores juntos no térreo, na base da prumada. Dessa forma, o leiturista só precisa ir até esse local. Quando há restrições técnicas, os medidores também podem ser instalados no hall dos andares ou ainda dentro dos apartamentos – que é a situação menos frequente. 

LEIA NO BLOG: Medição individual de gás em condomínios: 6 dúvidas comuns

No caso de um condomínio que já seja cliente da Ultragaz, mas possua a medição coletiva, quem deve arcar com o investimento para migrar para a medição de gás individual?

A Ultragaz se responsabiliza pelos tanques e ajustes em tubulações. Os investimentos em medidores, instalações e eventuais obras são feitos normalmente pelo condomínio. Porém, é necessário sempre solicitar uma avaliação comercial para a Ultragaz. A empresa busca identificar se há outros custos que possam ser assumidos dependendo das condições contratuais.

Se o condomínio já tem a medição individual de outro fornecedor e quer migrar para a Ultragaz, é possível aproveitar a tubulação? E os medidores?

Cerqueira explica que é possível aproveitar a tubulação coletiva e individual. Para isso, a empresa verifica se a instalação está em conformidade com as normas técnicas e realiza testes de alta pressão para garantir que o funcionamento está ocorrendo de forma adequada da central de GLP até os medidores. 

Esse teste – denominado teste de estanqueidade – é o mesmo realizado para iniciar a operação de uma central de gás em um condomínio. 

Os medidores também podem ser aproveitados desde que sejam equipamentos homologados pelo InMetro e estejam funcionando perfeitamente.

A Ultragaz executa todo o trabalho de instalação da central de GLP e migração para a medição de gás individual de acordo com as normativas. A empresa apoia os responsáveis pela gestão condominial em todas as etapas, fornecendo desde as orientações sobre local de instalação até o treinamento das equipes sobre o funcionamento e procedimentos de segurança.

Para saber mais sobre o funcionamento da medição individual de gás, entender as condições comerciais e conhecer outras vantagens de contar com os serviços da Ultragaz em seu condomínio, marque uma visita gratuita de nossa equipe de consultores.