Soluções de medição individual de gás em condomínios residenciais de apartamentos ou de casas vêm ganhando espaço por sua comodidade tanto para os síndicos responsáveis pela gestão quanto para os moradores.

A pandemia do novo coronavírus contribuiu para impulsionar a busca por esse tipo de serviço. Afinal, muitos condôminos passaram a trabalhar em home office e a cozinhar mais em casa. Essa situação em muitos casos não será revertida já que várias empresas estão desativando definitivamente escritórios por entender que o modelo funcionou de forma eficiente. 

Além disso, com a redução dos postos de trabalho formais, muitos moradores passaram a empreender por necessidade e a vender comidas feitas em casa. Essas situações provocaram um aumento do consumo de gás em condomínios. Com isso, cresce a pressão de condôminos para uma divisão mais justa do consumo.

“O serviço de medição individual sempre foi valorizado por síndicos e moradores, mas há um aumento consistente de contratações dessa solução desde o início da pandemia”, afirma Marco Righi, coordenador de produto Medição Individual da Ultragaz. O serviço hoje já está presente em mais de 8 mil condomínios e meio milhão de unidades.

LEIA NO BLOG: Medição individualizada de gás: vantagens para condomínios

Muitas são as dúvidas dos responsáveis pela gestão condominial na hora de contratar esse tipo de solução. Para ajudar quem está se decidindo, respondemos a seguir os principais questionamentos que a Ultragaz vem recebendo sobre a medição individual de gás em condomínios. São perguntas reais enviadas por diversos canais, como blog, lives e webinars.

1.    Os contratos de medição individual são feitos com o condomínio ou com cada unidade?

O contrato da Ultragaz é feito com o condomínio e essa contratação deve ser aprovada em assembleia. Mas cada condômino recebe a sua fatura e pode acompanhar seu consumo mensal. Para isso, ele precisa se cadastrar no Portal de Autoatendimento. Nesse canal, o cliente pode optar pelo boleto digital, cadastrar débito automático, atualizar seus dados e tirar dúvidas.

2.    Qual o melhor lugar para instalação do medidor individual de gás em condomínios?

No caso dos edifícios, existem três opções. O mais indicado é instalar todos os medidores juntos no térreo, na base da prumada. Dessa forma, o leiturista só precisa ir até esse local. Quando há restrições técnicas, os medidores também podem ser instalados no hall dos andares ou ainda dentro dos apartamentos – que é a situação menos frequente. Nos condomínios de casas, o medidor é instalado normalmente do lado de fora de cada unidade.

3.    Nos prédios antigos também é possível colocar a medição individual? E nos prédios baixos?

Não há restrições para edifícios antigos ou prédios baixos. Alguns edifícios já são mais preparados para a instalação, com ramais para as prumadas individuais. Mas é possível fazer adaptações mesmo nos prédios que não possuem essa estrutura. “Dependendo da situação, pode ser necessário realizar obras de alvenaria. Em alguns casos, o medidor precisa ser instalado dentro do apartamento”, explica Righi.

4.    A leitura remota é segura? Como se garante a precisão da medição individual?

A Ultragaz segue todas as normas e instruções técnicas e utiliza equipamentos homologados pelo InMetro, o que garante a precisão das medições e a segurança das instalações. “A maior preocupação está sempre da porta pra dentro. O cliente deve ficar atento à qualidade dos equipamentos e às instalações em sua unidade para evitar eventuais vazamentos”, ressalta Righi.

5.    No meu prédio quem faz a leitura é o zelador. Gostaria de saber se há como mudar para que a Ultragaz faça a leitura?

No sistema de medição individual da Ultragaz, a leitura é feita por um representante da empresa. Righi explica que às vezes os condomínios tentam instalar o serviço por conta própria ou com fornecedores de equipamentos. Com isso, essa atribuição passa a ser de um funcionário. “A medição feita por um leiturista da empresa é mais segura e essa é uma vantagem da solução da Ultragaz.”

6.    Quem arca com os investimentos necessários para a individualização da medição de gás em condomínios?

A Ultragaz se responsabiliza pelos tanques e ajustes em tubulações. Os investimentos em medidores, instalações e eventuais obras são feitos normalmente pelo condomínio. Porém, é necessário sempre solicitar uma avaliação comercial para a Ultragaz. A empresa busca identificar se há outros custos que possam ser assumidos dependendo das condições contratuais.

Ficou interessado em contar com a medição individual da Ultragaz em seu condomínio? Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Agende uma conversa gratuita com nossa equipe de consultores.