Fazer uma decoração de bar simples e barata no seu estabelecimento exige atenção a alguns detalhes. Porém, é possível efetuar uma ambientação bonita e acessível, capaz de encantar seus clientes já assíduos e atrair outros novos. Para isso, vamos apresentar algumas dicas essenciais.

Neste conteúdo, abordaremos a importância do aspecto estético do seu bar. Descreveremos ainda como decorar o local de maneira mais fácil e apontaremos as melhores ideias e inspirações de decoração para o seu negócio.

Aprenda a encantar seus clientes após ler este conteúdo!

Qual é a importância de investir em uma boa decoração de bar?

Encontrar os amigos em um fim de semana ou depois do trabalho é uma atividade prazerosa. A conversa descontraída, os flertes e as doses devem ser acompanhados de um ambiente capaz de criar um bom clima de aconchego. A estética do local é determinante para isso.

Você já deve ter ido a um bar e reparado nos detalhes da decoração, como os quadros, as paredes diferentes, as cores chamativas, as garrafas dispostas formando um desenho, os copos de cerveja personalizados, entre outros. Essas características visuais chamam a atenção das pessoas com os estímulos visuais.

O elemento estético-visual consegue ainda imprimir a personalidade do estabelecimento. Uma decoração de bar rústico, industrial, minimalista ou de pub mostra para as pessoas o público que costuma frequentar o ambiente. Isso dá personalidade e mostra que aquele local oferecerá uma determinada experiência para os clientes. 

Como decorar o bar da melhor maneira?

Agora que você já conhece a importância de investir em uma boa decoração, chegou o momento de aprender algumas dicas de como decorar o bar da melhor maneira. Veja!

Veja o orçamento

O ideal é sempre gastar o mínimo possível, mas se tiver alguma quantia para investir, será uma vantagem. Em alguns casos, a decoração não sairá cara, pois consistirá em mexer em alguns móveis para ganhar espaço e perspectiva, reutilizar itens guardados com enfeites e trabalhar com a iluminação.

Personalize o espaço

Como mencionamos, a estética do bar precisa imprimir a sua personalidade nele, focando nas afinidades e peculiaridades encontradas também em seus clientes. Isso garante a fidelização deles ao seu estabelecimento.

Por isso, veja que tipo de mensagem as pessoas devem receber ao olharem para o local. Um bar que toca rock não mostra isso apenas com o som ambiente, mas também com quadros de bandas e/ou instrumentos típicos pendurados nas paredes.

Você tem um bar na praia ou gosta de surfar? Então coloque algumas pranchas pelo espaço, além de outros itens praianos. É possível empregar objetos seus não utilizados no dia a dia, que conseguem imprimir sua personalidade. Se é um bar geek, por exemplo, você pode espalhar alguns action figures atrás do balcão.

Preste atenção ao público

No tópico acima, falamos da personalização a partir dos gostos do proprietário do estabelecimento. Mas, às vezes, quando o dono não se apega a isso inicialmente, os clientes podem filtrar essa personalização.

Porém, isso não acontece de modo direto. O dono precisa observar as pessoas que mais frequentam o bar e adaptar a decoração a elas. Isso acarreta tentativa e erro, mas, em geral, produz decorações mais sóbrias e minimalistas, contudo, não é uma regra. Você pode perguntar aos seus clientes sobre a decoração.

Considere as dimensões

Locais maiores possibilitam colocar mais enfeites no bar. No entanto, isso também é mais trabalhoso e pode gerar perdas, pois não há como vigiá-los 24 horas. Por outro lado, espaços menores podem dificultar a decoração, justamente por reduzirem as chances de mais itens ou fazer a decoração com objetos grandes.

Além disso, o tamanho afeta diretamente a mobília usada, não somente pelas dimensões dela, mas ainda porque os móveis geram praticidade e melhor organização dos itens e espaço. É importante que eles sejam dispostos de modo a possibilitar a passagem das pessoas.

Abuse da luzes

As luzes, coloridas ou não, são bem impactantes. Elas causam sensações e impressões e atraem olhares. Trabalhar com uma boa luminosidade é uma medida inteligente para decorar o bar gastando pouco.

Para isso, aponte as luzes para pontos estratégicos, coloque itens de decoração sob o destaque luminoso e foque a luz nas bebidas. Com uma iluminação mais suave, é possível produzir mais conforto e relaxamento.

Quais são as melhores ideias e inspirações para decoração de bar?

Após apontar características importantes, vamos apresentar algumas dicas de decorações já conhecidas e muito usadas pelos estabelecimentos do Brasil e do mundo. Confira!

Retrô ou Vintage

Essas estéticas trazem itens e referências do passado para dentro do bar. No caso do retrô, é possível usar móveis e objetos mais velhos para transferir o ambiente para as décadas de 80 ou 90. 

Já o vintage vai mais além, pois ele contempla antiguidades, objetos e mobílias, originárias de um passado mais remoto e clássico, como o período do Império.

Industrial

Com origem na década de 50, o tipo Industrial abrange espaços bem amplos, sem nenhuma divisão entre cômodos ou ambientes. É muito comum ver paredes sem revestimento, com tijolos à mostra, o próprio concreto rebocado ou o cimento queimado. Além desses materiais, peças de metal são muito usadas, além de escadas, bancos e outros adereços.

Rústico

É responsável por imprimir um clima mais campestre, com peças de madeira, metal bem antigo, vasos de plantas feitos de garrafas reaproveitadas nas mesas e porcelanato lascado. A ideia é fazer a pessoa se sentir em um chalé ou em uma casa de campo. Essa decoração gera um clima aconchegante e convidativo.

Escandinavo

A decoração escandinava é bem sóbria e discreta. Nesse caso, o minimalismo é muito empregado, ou seja, há a economia de elementos e estímulos.

Dessa maneira, contempla quadros em cores neutras, como branco, preto, cinza e tonalidade pastel. Também é comum encontrar nessa estética móveis feitos com paletes e enfeites mais delicados. 

Pubs 

Pub consiste em um nome para bar, usado no Reino Unido. Há alguns anos, pubs no estilo inglês ou irlandeses se tornaram bem comuns. Neles, há um conceito mais rústico, mas com elementos espalhados pelo bar, como jogos de dardos e bandeiras nas paredes, mesa de sinuca, chopeiras estilosas, entre outros.

Como vimos, existem diferentes tipos de decoração de bar e todos podem ser facilmente implementados em seu estabelecimento. Para isso, escolha aquele que mais combina com a sua personalidade e que poderá atrair variados públicos!

A Ultragaz para seu negócio continua somando energia à tecnologia. Entre em contato conosco e saiba como instalar um sistema de gás sofisticado no seu bar!