O plano de negócios já está concluído, o espaço onde será montada a cervejaria já foi escolhido e os projetos de engenharia e arquitetura já estão na fase final de ajustes. Em paralelo, já está pronta a lista de maquinário e acessórios necessários e já foi feita a escolha da fonte energética que será utilizada na produção da cervejaria artesanal, o gás GLP. O próximo passo, então, é a escolha do fornecedor deste energético. Afinal, contar com GLP em cervejarias é fundamental para a produção da bebida.

"Muito se fala sobre a levedura, que é o microrganismo responsável pela fermentação, mas sem a parte quente do processo não há fermentação”, explica o engenheiro de bioprocessos Guilherme Macedo, mestre cervejeiro da Cervejaria Nacional.

LEIA NO BLOG: Segurança da cervejaria: checklist para o uso correto de GLP

Mas quais critérios devem ser considerados na hora da escolha? Quais atributos diferenciam a oferta de empresas que distribuem GLP em cervejarias? Para ajudá-lo neste processo de escolha, conversamos com cervejeiros que já passaram por essa etapa e listamos três itens a serem analisados antes de tomar a decisão. Confira a seguir:

Clareza no contrato e nas informações sobre reajuste

É fundamental conhecer todos os detalhes do contrato para evitar surpresas. Saber sua duração exata e, nos casos em que a empresa fornecedora de gás executa a obra de instalação da central, entender se há e qual é o prazo de fidelidade.

Para Richard Buschmann, cervejeiro e sócio-fundador da Bastards, do Paraná, é importante ter clareza nas informações referentes a reajustes e saber qual a parcela na composição do preço depende da empresa fornecedora de gás e qual depende da Petrobrás para entender o que é possível prever e o que irá flutuar conforme as variações do mercado. “Saber a regra do jogo é essencial. A desinformação é prejudicial e pode trazer surpresas desagradáveis. Para dar certo, a relação precisa ser de transparência desde o início”, comenta.

Macedo, da Cervejaria Nacional, também aponta a importância de contar com contratos que ofereçam segurança e tranquilidade para que ele possa focar no trabalho e produzir sem sustos, além, claro, da escolha por preços competitivos.

Acompanhamento do consumo de GLP em cervejarias e pontualidade no abastecimento

O ponto mais importante sobre o fornecimento de GLP em cervejarias é a linearidade. "Se houver alguma ruptura no abastecimento, todo o processo fica comprometido”, explica Guilherme Macedo. Portanto, a regularidade no abastecimento é ponto crucial neste ramo de negócio. Para isso, é importante entender de que forma cada empresa faz o acompanhamento de consumo dos clientes e como se organizam internamente para atender a agenda de reabastecimentos.

Buschmann complementa: “É essencial saber o processo logístico de cada empresa e capturar nas conversas o quanto valorizam a pontualidade”.

Disponibilidade do atendimento e agilidade no pós-venda

O diferencial no que diz respeito ao atendimento nestes casos é contar com a garantia de que, caso o cliente tenha dúvidas, passe por alguma emergência na cervejaria ou precise solicitar uma carga extra de última hora, conseguirá falar rapidamente com alguém da empresa que estará apto a responder aos questionamentos técnicos e também a imprimir celeridade à resolução do caso relacionado ao GLP em cervejarias.

“Eu não quero ter de acionar a empresa a todo momento porque a ideia é que tudo funcione bem. Mas me agrada e me tranquiliza saber que, em caso de emergência, terei um atendimento rápido e de qualidade e que a solução será apresentada rapidamente. É esse tipo de postura empresarial que gera a indicação boca a boca entre os colegas de um mesmo ramo de atividade”, pontua Buschmann, da Bastards.

Para Guilherme Macedo, da Cervejaria Nacional, o ideal é quando a parceria extrapola o lado puramente comercial: “Já vi fornecedores sentarem para desenvolver um produto customizado para garantir segurança, rastreabilidade e leitura dos dados em tempo integral. Isso é bom para ambas as partes, porque é a somatória de experiências visando à construção de algo novo, sólido e de qualidade.”

A Ultragaz atua como parceira e consultora desde o início do processo de instalação de GLP em cervejarias, oferecendo a sugestão do projeto ideal para o estabelecimento e coordenando toda o trabalho de instalação da central de gás GLP.  Conte com reabastecimento a granel contínuo em sua cervejaria, atendimento técnico de alta qualidade, pós-venda ágil e transparente e  condições comerciais competitivas. Conheça as vantagens de ter a Ultragaz como parceira do seu negócio; agende uma visita gratuita da nossa equipe técnica ao seu estabelecimento.