Rigor na segurança é palavra de ordem quando o assunto é o uso de fontes de energia e um tema que merece atenção desde a fase do projeto de criação ou reformulação do espaço que irá abrigar a cervejaria. As recomendações do Corpo de Bombeiros, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da empresa fornecedora de gás GLP garantem a segurança da cervejaria e o melhor funcionamento da linha de produção.

Em cervejarias, o gás GLP é utilizado como combustível para a geração de vapor nas fases do processo que demandam aquecimento. É uma fonte eficiente, cuja pressão pode ser ajustada conforme a necessidade para garantir o melhor desempenho dos equipamentos, sustentando a segurança da cervejaria.

Quer saber mais? Acompanhe no checklist a seguir as principais orientações para usar corretamente o GLP e garantir a segurança da cervejaria:

Visita técnica

A primeira (e fundamental) etapa é a visita técnica da empresa fornecedora de gás GLP, que deverá fazer uma avaliação do espaço, apontará os ajustes necessários para adequação às normas de segurança e irá propor ideias para o projeto de instalação considerando espaço, segurança, disposição dos equipamentos, linha de produção e logística de reabastecimento. No caso da Ultragaz, o consultor já simula em tempo real no tablet um projeto em 3D para que o empresário possa visualizar o projeto.

Distâncias mínimas de segurança

A central precisa ter uma distância mínima de três metros de qualquer fonte de ignição (motor) e a mesma distância em relação a portas e janelas para minimizar riscos de acidentes em caso de vazamento e garantir a segurança da cervejaria. As normas também determinam que a central esteja localizada em área descoberta e fora de edificação, para usufruir de boas condições de ventilação.

João Nery, superintendente do Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da ABNT, reforça a importância da contratação de instaladores capacitados e conhecedores de todos os parâmetros das normas de armazenamento, instalação e utilização, como é o caso das fornecedoras de gás GLP.

Logística

A questão do local em que o caminhão de abastecimento irá estacionar também deve ser analisada desde o início para a elaboração de um projeto funcional. Outro ponto que a equipe avalia para planejar da melhor maneira é o trajeto da mangueira de abastecimento do caminhão até a central.

Responsabilidade técnica e vistoria

A concessionária de gás é responsável por fornecer a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente ao projeto de instalação da central de gás e sua montagem no local. Esse documento será anexado aos demais que o cliente reunir referentes às outras obras no local para solicitar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O funcionamento da cervejaria depende desta liberação, que afiança sua segurança.

Primeiro abastecimento

A equipe da fornecedora de gás deve voltar ao local depois de realizadas as obras para verificar se tudo foi montado de acordo com o projeto ou se houve alguma alteração que possa ter infringido as normas. Depois de checadas todas as instalações e penhorada a segurança da cervejaria, o primeiro consumo é autorizado.

LEIA TAMBÉM: Ultrasolução Cervejarias: automação agrega eficiência

Dia a dia e a segurança da cervejaria

Depois de autorizado o início do uso do gás GLP na cervejaria, é importante que o empresário e sua equipe sigam as orientações da equipe da empresa fornecedora de gás, como:

  • não armazenar lixo perto da central;
  • não cobrir a central com qualquer tipo de material;
  • não criar um projeto de paisagismo próximo ao local que acabe tirando o respiro necessário no entorno do abrigo;
  • não edificar a área da central ou as proximidades sem consultar antes a empresa distribuidora de gás.

Todas essas alterações podem colocar em risco a segurança da cervejaria.

Atendimento e manutenção

Antes de contratar uma empresa fornecedora de gás, busque informações sobre seu atendimento também no pós-venda, considerando disponibilidade para manutenção e resolução de problemas. A Ultragaz é parceira dos clientes em todas as fases do processo! Clique e agende uma visita técnica para discutir sobre o melhor projeto de instalação de gás na sua cervejaria.