O uso de automação em cervejarias artesanais traz grandes benefícios, incluindo a padronização do produto, ganho de tempo e redução no consumo de insumos e energético. E essas vantagens se firmam como um diferencial importante neste momento em que os negócios buscam mais eficiência operacional para enfrentar o cenário causado pela pandemia.

Em 2019, foi lançada a Ultrasolução Cervejarias, tecnologia de automação destinada a cervejarias artesanais. Para apresentar a solução e tirar dúvidas, a Ultragaz realizou um webinar com especialistas para falar sobre o desenvolvimento e o uso dessa tecnologia.

O encontro contou com a participação de Fernando Zardo, gerente comercial da Ultragaz, Klinger Mello, sócio-fundador da Single Industrial, Thales Faria, sócio da Cervejaria BROWe, e Paulino Yamagami Júnior, sócio da Cervejaria TexBeer. Enquanto Fernando Zardo e Klinger Mello trouxeram informações sobre a teoria e o desenvolvimento da solução, os fabricantes contaram como a automação em cervejarias funciona na prática.

Assista aqui o webinar na íntegra.

Zardo explicou que a Ultragaz tem uma forte vocação para a inovação e está sempre atenta às necessidades dos clientes para desenvolver soluções que contribuam para seus negócios. “A empresa vinha acompanhando o segmento de cervejarias, que estava em crescimento acelerado. Observamos que o empresário, ao montar a cervejaria, prioriza seus investimentos em itens básicos para operar e que a automação não era o foco principal apesar dos grandes benefícios que ela pode trazer.”

O gerente comercial da Ultragaz destacou que a solução é focada na etapa de brassagem. Ela se destina a cervejarias artesanais de diversos portes e tem se mostrado um diferencial importante para microcervejarias. Ele contou também sobre o processo de desenvolvimento da solução, que foi realizado em parceria com a Single Industrial e contou com a participação da BROWe, de São José dos Campos (SP), no piloto.

Automação em cervejarias

A Single tem mais de duas décadas de experiência em automação em diversos segmentos, inclusive já tendo atuado com cervejarias de grande porte.  Há três anos, a empresa inaugurou um segundo negócio, a Easy Chopp, que oferece torneiras de auto-serviço para bares e brewpubs. Agora, está inaugurando a Cervejaria Itaici, um brewpub que funcionará como espaço de desenvolvimento de tecnologia e showroom dos serviços oferecidos pela Single – inclusive a Ultrasolução Cervejarias – e da Easy Chopp.

Klinger afirmou que o processo de desenvolvimento realizado em parceria com a Cervejaria BROWe respeitou o conhecimento prático do cervejeiro. Entre as vantagens da solução, ele destacou o fato de ser modular, podendo ser iniciada com a automação em poucas válvulas e ampliada gradativamente. Além disso, a instalação não é intrusiva, exigindo poucas modificações nos equipamentos.

“Em geral, a gente requer cinco dias da cervejaria para fazer a instalação. Nesse período é feita a transferência de conhecimento e, ao final, acompanhamos uma produção. O software é muito interativo, com ícones, e não cria traumas para o cliente. E traz impactos bem expressivos.”

A Ultrasolução Cervejarias na prática

Thales Faria compartilhou a experiência de ter participado do piloto da Ultrasolução Cervejarias. Ele relatou que a equipe que trabalhou no desenvolvimento da tecnologia de automação em cervejarias acompanhou como funcionava a produção na Cervejaria BROWe e soube identificar onde a automação poderia fazer a diferença.
“Durante mais de dois meses, eles acompanharam a produção, anotaram várias necessidades, fizemos testes e ajustes. A gente achou que seria um período difícil, mas foi rápido. Pudemos comparar a diferença de tempo, funcionamento dos equipamentos e até a evolução da cerveja sensorialmente”, explicou.

Houve ganho de tempo em diversos processos, como o de clarificação, que passou de 5 horas para 1 hora e 40 minutos. Outro benefício foi o controle das rampas de temperatura e a melhoria de eficiência do equipamento. “Depois da automação, a padronização foi possível. A gente fazia cervejas muito boas, mas cada lote era diferente. Hoje conseguimos ter uma identidade.”

Para a TexBeer, localizada em Itupeva (SP), a oportunidade de instalar a Ultrasolução chegou no momento que ainda se preparava para inaugurar a empresa, em 2019. A cervejaria surgiu como um hobby de um grupo de amigos e funcionava de forma caseira desde 2017 para consumo próprio e realização de festas.

Quando buscavam o fornecedor de GLP que iria abastecer a produção, tiveram contato com o representante da Ultragaz, que apresentou a Ultrasolução. Os sócios acharam no primeiro momento que a tecnologia não era acessível a uma empresa pequena que estava começando e ainda investindo na estruturação do negócio.

“Conseguimos viabilizar porque a Ultragaz foi muito flexível na questão comercial. A Single avaliou os equipamentos que tínhamos e propôs alternativas para possibilitar a instalação da automação”, contou Paulino Yamagami Junior. Ele reforçou os benefícios destacados pela BROWe, destacando a padronização do produto e o ganho de tempo, muito relevante devido à estrutura enxuta da empresa.

Cervejarias na pandemia

Os representantes das cervejarias relataram que o impacto da pandemia foi grande para seus negócios nos primeiros meses. Na TexBeer, o tap room ficou cinco meses fechado e foi reaberto em agosto. Nesse período, a produção foi reduzida a 30% da capacidade. A cervejaria passou a vender na rua em frente à cervejaria, onde foi montado um pit stop para a compra em growlers.

Na BROWe, quando houve o fechamento dos bares e do brewpub, os tanques estavam cheios. A cervejaria ficou quase três meses sem produzir e passou a envasar em garrafa e lata e também a vender em growlers. Como ponto positivo, Thales destaca que houve um fortalecimento da marca e aproximação com os clientes.

Fernando Zardo, da Ultragaz, contou que a procura pela Ultrasolução este ano tem sido expressiva porque a queda de vendas nas cervejarias evidenciou a necessidade de melhorar a eficiência operacional, um grande benefício da automação.

Quer entender como a Ultrasolução Cervejarias pode aumentar a eficiência de seu negócio? Agende uma conversa gratuita com um representante da Ultragaz.