O compromisso com a sustentabilidade já faz parte dos processos e das estratégias de grandes indústrias. Muitas já possuem ou buscam a certificação ISO 14001, que especifica práticas e metas de gestão ambiental, o que inclui a gestão e redução de resíduos produzidos.

Para restaurantes industriais que servem refeições diárias para os funcionários de indústrias, a gestão sustentável dos resíduos é um desafio constante. Sejam esses restaurantes administrados pela própria indústria ou por empresas especializadas em refeições coletivas, eles enfrentam os custos de lidar com os resíduos produzidos.

É nesse desafio que uma solução inovadora desenvolvida pela Ultragaz pode fazer toda a diferença. Trata-se de um sistema capaz de reduzir em até 80% o volume de resíduos e transformá-lo em um material mais adequado para uma destinação sustentável de reaproveitamento. Além desse efeito prático, traz ainda uma parceria para facilitar a destinação de forma segura e descomplicada.

Quer entender como tudo isso é possível? Leia a seguir e conheça o Ultracycle!

O desafio da gestão de resíduos em restaurantes industriais

Grandes indústrias, com centenas de funcionários em seus parques fabris, precisam servir refeições em seus restaurantes. Muitas vezes em mais de um turno de trabalho. Por isso, entre os desafios da gestão de resíduos, inclui-se também aqueles produzidos com as sobras das refeições servidas.

De modo geral, os custos e a logística para lidar com esses resíduos sólidos envolve:

  • Coleta em recipientes adequados;
  • Armazenamento em câmaras resfriadas;
  • Contrato com empresas especializadas;
  • Frete para transporte adequado.

Todas essas e outras etapas têm seu custo e complexidade atrelados ao volume de resíduos produzidos. Por isso, seja para alcançar uma redução de custos, seja para obter ganhos na melhora da gestão ambiental, é indispensável buscar meios de reduzir esse volume. É nesse objetivo que o Ultracycle da Ultragaz se torna um aliado inovador e de alta eficiência.

Leita também:
Como a solução Ultracycle impacta na certificação ISO 14001 de grandes indústrias
Descarte sustentável de resíduos de restaurantes industriais: conheça inovações
Checklist: descubra se seu restaurante industrial é sustentável

Como o Ultracycle atua na redução de resíduos em restaurantes industriais

A tecnologia envolvida na solução Ultracycle realiza a desidratação em alta temperatura, transformando os resíduos orgânicos do restaurante em uma substância que pode ser usada como matéria-prima para a produção de fertilizante. Ao realizar esse processo completo, o volume do que foi colocado na máquina é reduzido em até 80%.

Os ganhos com essa redução são:

  • Menor custo de armazenagem, pois haverá menor volume;
  • Redução de custo com frete, que pode ser menos frequente;
  • Possibilidade de ganhos financeiros com a comercialização da substância orgânica desidratada;
  • Redução no total de resíduo sólido produzido com a alimentação coletiva, o que garante melhor desempenho para certificação ISO 14001;
  • Sustentabilidade em todo o processo, porque o Ultracycle é alimentado por gás GLP, que é uma fonte de energia limpa.
guia ultracycle

Solução também para destinação dos resíduos

A tecnologia envolvida na solução Ultracycle vai além da redução do volume do resíduo produzido. Ela engloba também uma solução digital que ajuda as empresas a terem ainda mais eficiência na destinação sustentável. Trata-se da parceria com a empresa Aterra Ambiental, especializada em estratégias para gestão sustentável de resíduos.

Na prática, as empresas que utilizarem a solução Ultracycle terão acesso a uma plataforma digital que atua como um marketplace, conectando empresas que produzem resíduos com empresas que precisam desses resíduos. A proposta é facilitar o descarte sustentável, seja por meio da venda, seja por meio de doação.

Dentro dessa plataforma, será possível negociar condições, como preços (em caso de venda dos resíduos), frete e volume. Com mais esta inovação, a empresa garante um ciclo completo de sustentabilidade, reduzindo seu volume de resíduo e dando a ele um destino adequado para reaproveitamento com ganhos econômicos em todo o sistema.

Assim, o Ultracycle vai além de promover a redução de resíduos em restaurantes industriais e se coloca como uma solução inovadora e parceira dentro de todo o processo da gestão sustentável.