A adoção de práticas sustentáveis se tornou algo indispensável para todos os segmentos de negócios. No caso de restaurantes industriais, a geração de sobras orgânicas é um fator determinante para que as empresas busquem alternativas de descarte sustentável de resíduos que sejam ambientalmente eficientes.

Porém, dar uma destinação sustentável a resíduos sólidos é um desafio permanente, principalmente porque muitas das soluções utilizadas hoje precisam ser revistas e atualizadas por opções mais inovadoras. É que a constante evolução das exigências de sustentabilidade faz com que soluções antes satisfatórias, aos poucos, percam sua eficiência quando comparadas com inovações que vão surgindo.

Neste blog post vamos tratar de duas soluções inovadoras desenvolvidas para tornar esse processo de descarte melhor para o meio ambiente, para a sociedade e para restaurantes industriais. Especialmente aqueles preocupados em manter a competitividade frente às exigências do mercado quanto a práticas sustentáveis.

Resíduos orgânicos em restaurantes industriais

Restaurantes industriais servem diariamente centenas de refeições, muitas vezes em diferentes turnos. Esta atividade gera uma quantidade significativa de resíduos sólidos orgânicos, especialmente de sobras deixadas pelos clientes, que precisam ser descartados corretamente.

A forma de descarte mais comum dentro de normas sustentáveis envolve algumas etapas:

  • Armazenamento em local apropriado;
  • Logística para destinação;
  • Frete especializado;
  • Descarte em aterro sanitário.

Neste modelo, os custos podem variar bastante, dependendo de volume armazenado/transportado, distância a ser percorrida até o local apropriado e frequência de coleta.

Leia também:
Redução de resíduos em restaurantes industriais: como a solução Ultracycle melhora esse processo?
Como a solução Ultracycle impacta na certificação ISO 14001 de grandes indústrias
Checklist: descubra se seu restaurante industrial é sustentável

Por que esse modelo precisa ser inovado?

Embora o descarte em aterros sanitários seja ambientalmente correto e dentro da lei, não é uma destinação totalmente sustentável. São diversos fatores que explicam isso:

  • Espaço – aterros sanitários demandam grandes áreas para serem construídos;
  • Localização – o local de instalação precisa seguir algumas restrições, tais como: estar afastado de aeroportos, estar a mais de 2 quilômetros de áreas residenciais, estar afastado de cursos de água, nascentes e poços artesianos, estar próximo a infraestrutura de estradas e de rede de energia elétrica;
  • Engenharia – aterros demandam uma engenharia complexa para garantir a não contaminação do solo e dos lençóis freáticos, por exemplo;
  • Emissão de gases – a decomposição dos resíduos orgânicos resulta em gases que contribuem para o efeito estufa, principalmente o gás metano, que também é altamente inflamável.

Inovação para destinação de resíduos orgânicos de restaurantes industriais

Empresas e entidades estão sempre buscando meios de melhorar os processos e formas de destinação de resíduos orgânicos. Por isso, boas inovações estão surgindo como forma de tornar esses processos verdadeiramente sustentáveis e, o que é ainda melhor, com custos menores. Conheça duas dessas inovações!

Ultracycle: redução de volume e transformação sustentável de resíduos orgânicos

Desenvolvida pela Ultragaz em parceria com empresas especializadas em tecnologia para tratamento e destinação de resíduos sólidos, o Ultracycle é uma solução que agrega mais sustentabilidade ao processo de descarte de sobras de restaurantes industriais.

Esta inovação é um equipamento que gera dois grandes avanços para a sustentabilidade:

  • Reduz drasticamente o volume total ao final do processo, o que gera redução de custo em todas as etapas da destinação, como armazenamento e transporte;
  • Transforma os resíduos em um composto que pode ser utilizado na fabricação de fertilizantes.

Com esses benefícios, a solução Ultracycle permite que a destinação desse resíduo não seja o descarte em aterros sanitários, mas a sua completa reutilização, que é a finalidade mais sustentável possível.

descarte sustentável

Marketplace para reaproveitamento de resíduos

Outra inovação que pode trazer mais sustentabilidade é a oportunidade de comercializá-los ou doá-los para empresas e entidades que possam reaproveitá-los. E isso pode ser feito por meio de plataforma digitais que atuam como marketplace, conectando quem tem o resíduo e quem precisa dele.

No caso de restaurantes industriais, isso se alinha com os benefícios que o Ultracycle traz, uma vez que o composto resultante do processamento dos resíduos pode ser posto à disposição de quem precisa dele como matéria prima. É por isso que a Ultragaz mantém parceria com a empresa Aterra Ambiental, que é especializada no assunto e possui sua própria plataforma digital para negociação de resíduos.

Ao utilizar a tecnologia para proporcionar e estimular o reaproveitamento de resíduos de restaurantes industriais, o Ultracycle e a parceria da Ultragaz com a Aterra Ambiental se mostram como uma importante inovação para a sustentabilidade e para a melhora na eficiência da destinação de sobras orgânicas.

Entre em contato com a Ultragaz e saiba mais sobre esta tecnologia inovadora!