Compreender os dilemas e necessidades das indústrias e oferecer alternativas sob medida para cada empresa no uso do GLP industrial é o principal diferencial da Ultragaz no atendimento a esse setor. Por meio de um acompanhamento próximo, a equipe de consultores está capacitada para apresentar oportunidades de melhoria e também soluções que agregam benefícios às indústrias dos mais diversos segmentos.

“Nosso foco é a transferência de conhecimento técnico para as indústrias, oferecendo serviços diferenciados para atender às necessidades do cliente”, destaca Marília Jakovac, gerente comercial corporativo para o segmento de indústrias da Ultragaz. Ela afirma que o entendimento da demanda e do cenário em que a indústria está inserida possibilita oferecer alternativas para um uso mais eficiente do GLP que geram ganhos em economia e produtividade nas operações.

Paulo Vitor Pereira, consultor de novos produtos da Ultragaz, explica que a equipe de campo da empresa está apta a orientar sobre o melhor uso do GLP industrial, tratando de temas de segurança e regularizações ambientais, e ainda apoia as empresas quando há necessidade de adquirir ou substituir equipamentos.

LEIA TAMBÉM: Instalação segura de GLP industrial: 6 regras fundamentais

Parceria com fabricantes de equipamentos

Ele conta que é comum o cliente precisar substituir ou fazer ajustes em equipamentos ao migrar de outro energético para o GLP. A troca pode ocorrer também com o objetivo de obter economia. Pereira exemplifica com o caso de uma indústria que possuía um gerador de vapor com capacidade para 2 mil quilos, mas que só utilizava 500. Dessa forma, acabava consumindo mais GLP do que precisava.

“Em uma situação como essa, fazemos a intermediação com fabricantes de equipamentos parceiros e realizamos o estudo de payback para calcular em quanto tempo o investimento se paga com a economia que a indústria terá.”

A exigência de órgãos ambientais para substituição do uso de óleos pesados é outra circunstância em que Ultragaz faz a ponte com fabricantes. Quando existe essa necessidade, a empresa realiza estudos para oferecer opções de queimadores que se adéquem aos requisitos legais.

As questões de saúde e segurança também ganham atenção da consultoria técnica da Ultragaz. A instalação obedece a todos os critérios de segurança, acompanhando o cliente em toda a jornada, desde a preparação do projeto de instalação ao abastecimento do gás.

Há a preocupação em observar a qualidade da queima para identificar eventuais anormalidades que possam prejudicar a eficiência ou causar danos à saúde. “Em geral, só de bater o olho, já conseguimos identificar se há algum problema pela forma e pela cor. Uma chama irregular e de cor amarela indica o excesso de monóxido de carbono, por exemplo. E quando há alguma dúvida, utilizamos um analisador de gás.”

Soluções Ultragaz

A equipe de consultores da Ultragaz também oferece soluções voltadas a aumentar a eficiência no uso do GLP industrial.

Uma delas é a Ultrasolução Irradiação de Calor, utilizada em geradores de vapor. A Ultragaz desenvolveu um queimador que possibilita que a queima ocorra por irradiação, e não por convecção, como é normal com o uso de gás natural e GLP. Esta solução é destinada a aplicações industriais que exigem temperatura de até 180 graus Celsius.

Para situações em que é necessário utilizar temperaturas mais altas – como é o caso de equipamentos voltadas às indústrias têxtil e química, por exemplo –, a alternativa oferecida com o mesmo objetivo é a Ultrasolução Aquecedor de Fluido Térmico.

Quer saber mais sobre a consultoria da Ultragaz para as indústrias e entender como esse apoio pode ajudar sua empresa? Agende a visita gratuitamente de um consultor.