Na indústria, as empilhadeiras são um dos equipamentos que entram na lista de maquinários essenciais, promovendo agilidade na locomoção e no carregamento de cargas, bem como facilitando o dia a dia da operação.

Dentre os diferentes modelos disponíveis atualmente no mercado estão as empilhadeiras GLP que, em comparação com as movidas a diesel ou elétricas, oferecem melhor desempenho – seja por apresentarem capacidade para locomoção de cargas mais pesadas se comparadas às elétricas, seja por serem menos poluentes que os modelos a diesel, por exemplo.

Quando falamos sobre empilhadeiras GLP, especificamente, uma das alternativas para abastecimento é o uso de pitstops.

Diferentemente de exigir a substituição de vasilhames, como acontece nos modelos tradicionais, o pitstop traz facilidade por permitir o abastecimento do equipamento diretamente no local.

Sistema pitstop Ultragaz: principais diferenciais

A Ultragaz Empilhadeiras é um sistema de pitstop moderno, que possibilita fazer o abastecimento de empilhadeiras movidas a gás GLP diretamente de uma central instalada dentro da planta industrial, sem a necessidade de troca de cilindros, como ocorre nos abastecimentos tradicionais que não são a granel.

Até aqui, os sistemas de pitstop disponíveis atualmente no mercado, muitas vezes, se igualam ao da Ultragaz: eles servem para reabastecer os vasilhames. Mas essas soluções tradicionais também se limitam a fazer apenas isso – e é aí que mora a grande vantagem da Ultragaz Empilhadeiras. Dentre os principais diferenciais, estão:

  • Design amigável: com a proposta de simplificar a vida do operador, a solução da Ultragaz traz um visual simples e intuitivo.
  • Abastecimento guiado: a ideia é garantir que todos os passos necessários para o abastecimento sejam realizados.
  • Tecnologia RFID: a tecnologia permite identificar operadores, garantindo que apenas os funcionários habilitados possam, de fato, fazer o abastecimento.
  • Dados: com os registros na hora do abastecimento, é possível fazer o cruzamento de informações que impactam diretamente o negócio, seja em termos de compliance e segurança, seja com controle de custos.

Ultragaz Empilhadeiras: como funciona?

A seguir é possível ver com mais detalhes como a Ultragaz Empilhadeiras funciona na prática e descobrir como ela pode ajudar no dia a dia das operação na indústria:

Antes de mais nada, estacionar

Quando o operador da empilhadeira GLP estaciona o equipamento é quando a Ultragaz Empilhadeiras entra em ação. A primeira coisa a ser feita é desligar a empilhadeira e retirar a chave do contato.

Esse passo é necessário não apenas para garantir que a máquina estará desligada no momento do abastecimento - algo que é de extrema importância e faz parte das boas práticas e normas de segurança - como também é essencial para a realização do primeiro passo do abastecimento completo utilizando a Ultragaz Empilhadeiras.

Iniciando o procedimento

Por meio de um painel intuitivo, o operador é guiado em um passo a passo para realizar o abastecimento. Aqui, ele precisa confirmar que realizou a tarefa para poder ir para a operação seguinte.

O sistema, vale ressaltar, reconhece o tempo necessário mínimo para a execução de cada um dos passos.

Ou seja, o operador não consegue simplesmente pular de uma tarefa para a outra a fim de finalizar o abastecimento rapidamente.

Atenção redobrada

O abastecimento guiado não traz apenas um visual simples para a operação de abastecimento, mas também uma camada extra de segurança, evitando os principais erros que podem ocorrer em situações que envolvem procedimentos repetitivos que, muitas vezes, são feitos sem atenção justamente por serem corriqueiros.

Passo 1 - Com a chave em mãos, o operador é orientado pelo sistema a fazer uso do seu chaveiro, equipado com uma tecnologia de RFID. Ao aproximar esse token do leitor do pitstop, o sistema consegue identificar o operador que está dando entrada no procedimento. Se for um colaborador autorizado e treinado para fazer o abastecimento, o sistema autoriza o início da operação.

Leia também:

Passo 2 - Uma vez autorizado para prosseguir, o operador precisa conectar o cabo para realizar o aterramento da máquina, a fim de evitar problemas com descargas elétricas.

Depois, é preciso conectar o engate do cilindro e liberar a bomba para abastecimento.

Dupla segurança

A Ultragaz Empilhadeiras fornece uma dupla segurança para o operador durante o intertravamento. O sistema possui uma tecnologia que permite identificar se o aterramento foi feito corretamente e se o engate foi encaixado adequadamente. Se qualquer um dos dois passos for mal executado, o sistema simplesmente bloqueia o abastecimento.

Além disso, se por algum motivo um cabo for desconectado - como quando pode acontecer se alguém tropeçar e puxar o fio, por exemplo - ou se alguma válvula ou engate desencaixar, o sistema para de operar imediatamente.

Passo 3 - Abastecimento feito? O operador pode desengatar todos os acessórios necessários para o abastecimento, finalizar o processo no sistema e está livre para continuar sua rotina. Todos os dados do processo como um todo são registrados no sistema: o ID do operador, da máquina e também o volume de gás usado.

Dados e insights

Todos os dados registrados agregam valor inestimável ao negócio. Isso porque, com as informações registradas no sistema da Ultragaz Empilhadeiras, é possível identificar os custos atrelados a cada um dos abastecimentos e, inclusive, separá-los por setor.

A Ultragaz Empilhadeiras na sua indústria

Por meio de uma inteligência embarcada no sistema, a Ultragaz Empilhadeiras consegue ser mais do que uma solução de abastecimento.

Ela agrega valor ao negócio em termos de segurança, com a identificação de operadores e intertravamentos, e permite o inteligente dos dados, dividindo custos e melhorando a gestão da operação.

Tem interesse em contratar a nossa solução? Fale com um de nossos especialistas e descubra como a Ultragaz Empilhadeiras e todos os seus benefícios podem fazer a diferença na realidade do seu negócio.

À esquerda, a foto de uma empilhadeira amarela; à direita está o texto: "quer conhecer a solução Ultragaz Empilhadeiras? Solicite uma visita técnica da Ultragaz"