Um dos principais desafios da produção de cerveja artesanal é garantir um produto de alta qualidade em todos os lotes, oferecendo uma cerveja de personalidade única que fideliza os clientes desde o primeiro consumo. Se o consumidor encontra um problema ao degustar uma cerveja de uma marca consolidada no mercado, ele possivelmente considera uma exceção, um caso isolado causado por uma falha na logística, armazenamento ou produção. Mas se o mesmo acontece quando prova pela primeira vez um rótulo diferente de uma marca de cerveja artesanal, um off flavor – como são chamadas as falhas percebidas pelo sabor ou aroma – será considerado como padrão do produto e o consumidor dificilmente repetirá esta experiência.

Por esse motivo, a automação em cervejarias artesanais é tão importante: ela permite implementar controles de tempo, temperatura e transferência entre vasos, mantendo todas as características da receita original. Para atender às necessidades dos mestres cervejeiros a Ultragaz lançou em maio de 2019 a Ultrasolução Cervejarias – um sistema projetado para oferecer o melhor em automação em cervejarias.

Segundo Rennan Ohira, consultor da área de Desenvolvimento Empresarial da Ultragaz, a solução nasceu para impulsionar ainda mais o crescimento deste segmento no mercado, que já vem acontecendo de forma acelerada. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que em maio deste ano foi inaugurada a milésima cervejaria artesanal no país, um crescimento de 292% em uma década. Só em 2018, 210 novas fábricas foram inauguradas.

A automação em cervejarias possibilita ajuste dos parâmetros do processo de produção de cada tipo de cerveja por meio do cadastro do portfólio de receitas de cada fabricante, permitindo controle e padronização em um pacote projetado para facilitar a operação do mestre cervejeiro. “A Ultrasolução mantém a originalidade do produto. A experiência do mestre cervejeiro e a autoria da receita continuam sendo fundamentais. Ao facilitar o controle da brassagem, o cervejeiro ganha mais tempo para atuar em outros fatores importantes da produção, como o ajuste fino de parâmetros de processo, aperfeiçoando sua cerveja a cada produção”, destaca.

Sistema customizado de automação em cervejarias

A solução foi desenvolvida em parceria com a Single Automação, empresa com sede em Indaiatuba e com mais de duas décadas de experiência na produção de sistemas automatizados para setores como farmacêutico e têxtil, além de cervejarias.

Mais que a experiência com o segmento, a empresa foi selecionada pela capacidade técnica atestada na automação de sistemas tradicionais de produção de cerveja centrada na facilidade e praticidade. “Nem sempre o cervejeiro está familiarizado com sistemas de controle e automação e queríamos promover uma experiência única, com interface amigável e de fácil compreensão, que beneficia o aperfeiçoamento das receitas através de precisão no controle e padronização”, destaca Ohira.

Para a Single, o principal atrativo para a parceria foi integrar a estratégia diferenciada de venda de produtos e serviços especializados da Ultragaz que agrega valor aos clientes por meio da automação em cervejarias. A solução é modular, possibilitando à cervejaria agregar gradativamente etapas ao processo de automação a partir do pacote de entrada fornecido pela Ultragaz.

“O trabalho de customização de sistemas que já oferecíamos foi incrementado com a parceria da Ultragaz para melhor atender as cervejarias artesanais.  O resultado é um produto confiável, robusto, com custo acessível e aderente ao mercado a que se destina”, afirma Klinger Amaral Mello, fundador e sócio proprietário da Single. Para ele, a participação direta de fabricantes no desenvolvimento do protótipo de automação em cervejarias foi fundamental para consolidar a solução.

Mais rendimento e redução de gastos

O piloto do projeto foi a Cervejaria BROWe, com sede em São José dos Campos (SP), que estava iniciando a instalação e parametrização de equipamentos para começar a produção quando recebeu a proposta para participar ativamente, colaborando com insights sobre como melhorar a experiência do usuário do produto.

“Quando se fala em automação em cervejarias, muita gente acha que é uma receita de bolo, que pode ser feita de forma igual para todos. Mas não é, cada processo é único. E tivemos muita abertura da Ultragaz e da Single para realizar adaptações e melhorias que funcionassem melhor para a pequena indústria de cerveja”, diz Thales de Souza Faria, sócio e responsável técnico da BROWe.

A cervejaria produziu três lotes de cervejas que tem em linha sem e com a Ultrasolução e os benefícios da automação em termos de produtividade, redução de consumo e manutenção da qualidade da cerveja foram bastante expressivos. Um processo que manualmente consumia 13 horas de trabalho passou a ser feito em 7h30 e houve uma redução de pelo menos 5% no consumo de insumos já no primeiro lote, o que pode ser ampliado em produções posteriores.

Além disso, registrou também redução do consumo de gás de 15%. “A automação nos trouxe confiabilidade, tranquilidade com a uniformização do produto e também tem possibilitado melhorar o preço praticado no mercado”, afirma.

A Cervejaria BROWe tem em sua estrutura a solução de automação da Ultragaz. Quer conhecer outras vantagens e saber como funciona? Agende uma visita gratuita.