O desempenho de uma padaria depende muito do estado de seus equipamentos. Além de consumirem mais energia na produção, aparelhos antigos geram custos com manutenção e não apresentam um rendimento satisfatório. Aparelhos com boa eficiência energética, mais durabilidade e maior produtividade merecem o investimento. Na hora da troca de equipamentos de padaria, porém, vale também considerar um novo energético. Mudar da energia elétrica para o gás GLP pode ser bastante vantajoso.

Como o tipo de equipamento para padaria escolhido pode influenciar diretamente no tempo de preparo, na conta de energia e no retorno financeiro do negócio, listamos aqui as vantagens que existem nos aparelhos que utilizam gás GLP sobre os que usam energia elétrica. Confira a seguir!

1 - Produção mais rápida e com menos energia

Existem várias opções de fornos a gás GLP para padarias que apresentam produção mais rápida e menor consumo de energia em comparação aos equipamentos elétricos. Os fornos turbo combinados consomem 50% a menos de energia em comparação aos fornos elétricos. Essas informações são da Prática, fabricante que oferece as duas linhas para o mercado.

Além da maior eficiência no calor, esses aparelhos contam com um sistema de ventilação interna que resulta em uma menor perda de temperatura durante o funcionamento. Como resultado, o padeiro passa a ter um equipamento que oferece estabilidade na sua temperatura, o que permite uma produção mais previsível e melhor conservação de nutrientes, cor, textura, perfume e sabor dos alimentos.

2 - Produção ininterrupta mesmo sem luz

Outra importante vantagem dos equipamentos para padaria a gás GLP sobre os aparelhos elétricos é que eles não dependem do fornecimento de energia das companhias para funcionar. Dessa maneira, a padaria não fica sujeita a interferências externas, como possíveis rompimentos de cabos de transmissão em tempestades ou até mesmo momentos de racionamento de energia elétrica.

A interrupção do funcionamento da padaria, mesmo que apenas por um dia, pode trazer sérios problemas para o caixa da empresa,, o que não acontece quando os equipamentos para padaria são abastecidos com gás GLP. Ainda mais se o cliente opta pelo fornecimento da Ultragaz, que sempre é garantido na hora que a empresa precisa.

Como as projeções atuais indicam que o Brasil deve precisar de ainda mais energia nos próximos anos, e sua produção provavelmente não será suficiente, o país precisará contratar termelétricas para suprir a demanda. Com isso, o gás GLP também se destaca como alternativa mais limpa e econômica para os equipamentos de padaria.

3 - Sem flutuação nas contas

Equipamentos elétricos têm um custo de operação muito mais alto que os aparelhos a gás GLP. E como apenas os gastos com energia equivalem a 5% da receita de uma padaria, toda redução possível no consumo de energia tem impacto direto no lucro da empresa.

Além disso, os valores do gás GLP são muito mais estáveis em comparação à energia elétrica. No Brasil, o fornecimento de energia é muito dependente das hidrelétricas. Em épocas de pouca chuva, quando há menos água nos reservatórios, é preciso acionar termelétricas pelo país, o que torna a energia muito mais cara por conta do sistema de bandeiras tarifárias.

LEIA MAIS
Não perca dinheiro: como comprar equipamentos para sua padaria
O que as padarias mais valorizam no fornecedor de gás?

4 - Instalação mais simples e barata

Os equipamentos elétricos não apenas consomem mais energia como também exigem um investimento alto para serem instalados. Isso porque esse tipo de aparelho demanda uma rede com potência energética mais elevada, e nem todo estabelecimento está preparado.

Ao contrário da instalação de uma rede elétrica robusta para atender aos aparelhos elétricos, a adequação de uma padaria para os equipamentos a gás GLP é muito mais simples. Basta que seja construído um abrigo para os tanques e que seja feita a conexão com os equipamentos.

Todo esse projeto de adequação, inclusive, é feito sem custos para clientes da Ultragaz, que podem contar com a instalação de um abrigo de gás GLP prático, seguro e totalmente customizado para a sua padaria.

5 - Menos manutenção técnica para equipamentos de padaria

O Brasil não conta com uma das melhores redes de fornecimento de energia elétrica. Existem regiões do país que sofrem constantemente com oscilações de energia, o que é extremamente danoso para equipamentos elétricos de empresas de todos os setores.

No caso das padarias, quando elas escolhem utilizar os aparelhos a gás GLP, esse problema é evitado. Afinal, a manutenção de aparelhos elétricos é cara por conta das constantes trocas de resistência. Dessa forma, as interrupções no funcionamento do negócio e os gastos com manutenções técnicas diminuem bastante com o gás de cozinha.

São questões como essas de abastecimento contínuo, melhor eficiência energética, estabilidade nos preços e na produção que fazem com que os equipamentos para padaria que utilizam o gás GLP sejam considerados uma melhor opção em comparação aos aparelhos elétricos.