Se você chegou até aqui é porque está pensando em abrir ou em modernizar os equipamentos da sua padaria , correto? Não perca tempo e dinheiro considerando opções que podem trazer prejuízos! Essa tarefa é muito importante para o futuro do seu negócio e envolve uma série de custos visíveis e invisíveis. Estamos aqui para te ajudar nessa tarefa independentemente do porte e do modelo do seu negócio.

Preparamos um checklist com ajuda de Marcelino Rodrigues, consultor da Márcio Rodrigues & Associados, que há mais de 20 anos ministra treinamentos e capacitações para padarias de todo o Brasil em parceria com entidades como o SEBRAE, a ABIP e a PROPAN.

Compre o que você precisa: nem mais, nem menos

Usando uma metáfora do próprio Marcelino, “não compre um motor de Ferrari para conduzir um Fusquinha”. Considere o porte do seu comércio e a sua operação. Não compre algo acima nem abaixo das suas capacidades e metas.

Leia mais:

Vilões da lucratividade para sua padaria
Conheça as normas para instalação de GLP em padarias 

Obedeça às normas técnicas

As normas da NR-12 são bastante rígidas e, quando não seguidas, podem acarretar em multas e até problemas trabalhistas que podem prejudicar o seu negócio. Para evitar o prejuízo, troque os equipamentos antigos que estiverem fora das normas e cheque com antecedência as especificações de aparelhos novos e seminovos que você venha a adquirir.

Calcule o custo-benefício a médio e longo prazos

Tem sempre aquela conversa de vendedor que te impõe um desconto, uma super promoção ou uma “condição imperdível” para a compra dos equipamentos, não é verdade? Pense bem antes de comprar, pois às vezes o barato sai caro. Converse com colegas de ramo sobre a qualidade dos produtos e pesquise a credibilidade da marca também nas redes sociais e órgãos de proteção ao consumidor.

Cheque também as condições de garantia e troca em caso de defeito. Tente também avaliar a qualidade das peças e a durabilidade dos produtos.

A questão da manutenção

O produto pode ser importado, mas será que tem manutenção no Brasil? Essa manutenção tem custo em reais ou em dólarem dólar? Mesmo em caso de produto nacional, há técnicos autorizados em sua região? O atendimento é rápido? Avalie todos esses tópicos e faça as contas antes de abrir a carteira da empresa.

Calcule seus espaços

Se você está se mudando ou ampliando seu espaço, considere a área dos equipamentos e sua relação com a área de manipulação do pão, dos confeitos e demais produtos.

Seja leal à sua proposta

Qual a sua proposta? Qual o preço dos seus produtos? Qual o preço do valor que você agrega aos clientes com serviços diferenciados e com seu espaço? De nada adianta ter uma loja linda com produtos a desejar, certo?

[VÍDEO] Iracema Pães e Doces economiza 45% ao mês com GLP no lugar do gás natural.
Energia elétrica X GLP: quem se dá melhor?

Avalie seu consumo energético

O consumo energético de uma padaria corresponde a 5% de seu faturamento, em média. Atente-se aos aparelhos! Se você utiliza forno  elétrico para sua padaria, por exemplo, como está o consumo?  Veja se os equipamentos para a sua padaria estão adequados às normas da NR-12. Se não estiverem ou se você notar que os constantes aumentos na conta de energia elétrica começarem a pesar no orçamento, avalie a mudança para os fornos a gás GLP.

Os fornos a GLP são mais modernos, mais econômicos e representam um ganho de produtividade imenso, sobretudo para padarias com alta produção de pão e biscoitos.  

 Continue acompanhando nossas dicas no blog da Ultragaz e se você ainda tiver alguma dúvida, deixe uma pergunta nos nossos comentários!