O hábito de consumo tem mudado muito nos últimos tempos, fazendo com que o público se torne cada vez mais exigente, principalmente, quando falamos do segmento de restaurantes. Sendo assim, é muito importante entender o perfil de cliente ideal do negócio.

Com isso, é possível implementar as estratégias adequadas para oferecer um atendimento de qualidade, fidelizá-los e tornar o estabelecimento cada vez mais competitivo. Sendo assim, elaboramos este artigo para mostrar a importância de conhecer o perfil do cliente. Saiba, agora, quais são os principais tipos e como fazer a escolha adequada. Confira!

Por que é importante conhecer o perfil do cliente ideal?

Antes de tudo, é preciso entender que o perfil do cliente se trata de um conjunto de características, valores e comportamentos identificados em determinado público. Aspectos sociais, culturais, psicológicos e pessoais precisam ser levados em conta no momento de construir e analisar o perfil de consumidor que o negócio pretende atingir.

Para isso, é indispensável muita pesquisa e observação. Por meio desse processo, é possível melhorar as estratégias de marketing, de atendimento e de vendas, convencendo o público de que oferece as melhores soluções do mercado. Também, fica mais fácil compreender onde encontrá-lo e de que forma é possível alcançá-lo para mostrar os seus produtos e diferenciais perante a concorrência.

Além disso, não podemos nos esquecer de que saber o perfil do cliente é bastante útil para impedir que recursos, esforços, tempo e criatividade sejam sempre empregados com o foco em atingir pessoas que não representam as características de quem realmente estaria interessado nos serviços do estabelecimento.

Conhecer o perfil do cliente ideal ajuda você a decidir como investir em campanhas e quais ações trariam mais resultados de acordo com esse público específico. Hábitos de consumo e poder de compra, além de questões comportamentais, precisam ser levados em consideração.

Quais são os tipos de perfil de cliente?

Diversos tipos de perfis de clientes podem surgir no restaurante. Confira alguns deles!

Cliente lento

Trata-se de um cliente que não faz tanta questão de estar em restaurantes. Sendo assim, é fundamental ser educado e evitar qualquer tipo de gesto que possa viabilizar que ele interprete mal.

Por ter um ritmo mais lento, tenha cuidado para não dar espaço para interpretações erradas. Mas caso seja conquistado, pode se tornar um cliente fiel.

Cliente indiferente

É um perfil que não se importa muito com o que o estabelecimento tem a oferecer, levando em conta que o seu objetivo é se divertir com as suas companhias. Então, é preciso deixá-lo mais à vontade e esperar que ele já tenha se decidido pelo seu pedido.

Cliente vaidoso

É uma pessoa que preza pelo glamour na gastronomia e que gosta de se parecer com um expert perante seus convidados. Por esse motivo, o ideal é não contradizê-lo e deixar que ele tome conta da situação, a não ser nos casos em que suas atitudes possam afetar os serviços ofertados pelo restaurante.

Cliente reservado

É um perfil que preza pela discrição. Sendo assim, não gosta de música alta e nem de confraternizações.

Geralmente, é alguém mais educado, com voz baixa e requintado. Na maioria dos casos, também gosta de rotina, por exemplo, ir ao restaurante nos mesmos dias, sentar na mesma mesa e pedir os mesmos pratos.

Cliente indeciso

É aquele cliente que gosta de tudo, por isso, não consegue decidir pelo que pedir. Nesse caso, os funcionários do estabelecimento podem mostrar suas habilidades de persuasão.

Para isso, basta ter uma conversa para entender melhor seus gostos, preferências e dar o conselho mais adequado. Caso o cliente veja que o restaurante se importa em oferecer o melhor para ele, que está em busca de realmente agradá-lo, vai se sentir especial e retornar outras vezes.

Cliente dominante

Gosta que todos os seus desejos sejam atendidos. Aqui, o contato visual é a sua melhor forma de comunicar. O tratamento precisar ser educados, com uma linguagem clara e objetiva, para evitar problemas.

Cliente crítico

Nada para pessoas com esse tipo de perfil está bom, afinal, as críticas são uma forma de diversão para se sentir importante, independentemente do restaurante que vá. Nesse tipo de situação, é muito importante estar atento às suas necessidades.

Tenha em mente que ganhar a sua confiança vai levar um pouco de tempo, então é preciso utilizar o bom-humor e a paciência até conquistá-la.

Cliente desconfiado

É um perfil que sempre está desconfiado das recomendações. Ou seja, é aquele cliente que pede para provar que ele pode confiar em você. Dessa forma, uma vez que seu pedido chegar e ele perceber que não foi enganado, vai mudar a maneira de tratamento imediatamente, além de ter boas chances de fidelização.

Cliente impulsivo

Trata-se do perfil de cliente que deposita toda a confiança nas recomendações dos garçons. Tem muita facilidade para dizer sim, no entanto, ele pode perder toda a confiança no restaurante caso se sinta enganado.

Cliente comunicativo

É aquele cliente que gosta de conversar com todos do restaurante. Esbanja simpatia, no entanto, preza pela confiança mútua.

Como descobrir o cliente ideal para o restaurante?

Existem alguns pontos que precisam ser observados no momento de descobrir qual é o tipo de perfil de cliente ideal para o restaurante. A seguir, confira os principais!

Conheça o público-alvo

O público-alvo representa as características principais dos indivíduos que consomem os produtos e serviços. Dessa forma, conhecê-lo é o primeiro passo para entender quem é o seu cliente.

Nesse caso, para estabelecer de forma eficiente quem é o público-alvo, é preciso ter em mãos as seguintes informações: estado civil, gênero, nível de ensino, faixa etária, hábitos de consumo, entre outros. Por exemplo, um restaurante comercial pode estipular seu público-alvo como: homens e mulheres de 20-50 anos, que atuam na região central da cidade, com renda de 4 a 7 salários mínimos.

Caso já possua uma base de cadastro de cliente, já sabe melhor quais são os perfis. Se não tiver, não espere mais para observar e registrar essas informações.

Dialogue com os clientes mais frequentes

Provavelmente, você já identificou quem são os clientes que mais frequentam o restaurante, bem como que são aqueles que são mais fáceis de atender e os que têm facilidade de recomendar o estabelecimento para pessoas próximas.

Esses consumidores costumam ter um ticket médio mais elevado, são menos suscetíveis às mudanças de preços e oferecem feedbacks relevantes, já que estão dispostos a contribuir para a melhoria dos serviços.

Então, avalie os comportamentos e converse com essas pessoas para entender quais são as características que elas têm em comum. Nessa hora, é preciso focar questões comportamentais.

A finalidade, aqui, é compreender as principais demandas e desejos dos clientes e, com isso, entender por que eles escolheram o seu restaurante. Alguns aspectos que podem ser analisados são:

  • Quais são os principais produtos consumidos;
  • Com que frequência visitam o local;
  • Quanto costumam gastar;
  • Quais redes sociais mais utilizam;
  • Se acompanham o negócio nos canais digitas;
  • Quais características do estabelecimento mais valorizam;
  • Se estão abertos a novidades e a experimentar os novos produtos e serviços.

Utilize as informações colhidas e as transforme em estratégias

Com todos os dados em mãos, é o momento de analisá-los e entender qual é a proposta de valor que o restaurante oferece para esses clientes. Além disso, qual é o diferencial dos produtos e serviços perante a concorrência.

Sendo assim, essa é a hora de começar a utilizar tudo que foi compreendido por meio dessas informações na estratégia do negócio, tanto para fidelizar os clientes que já foram conquistados quanto para aplicar os seus esforços para captar e atrair novos consumidores. Descobrir o perfil de cliente ideal ajuda em:

  • Segmentação de ações de marketing;
  • Definição da linguagem mais apropriada;
  • Posicionamento social do negócio;
  • Entendimento de quais são os canais de comunicação mais efetivos para alcançar o público.

Além disso, pode direcionar as decisões estratégicas, por exemplo, alterações no cardápio, mudança de endereço, modificações nos horários de abertura, entre outros.

Entenda que não é possível agradar a todos

Compreenda que ao tentar agradar todo mundo, as possibilidades de não conseguir atender de forma satisfatória e com qualidade aos consumidores são grandes. Então, esse é mais um motivo que mostra a importância de conhecer o seu perfil de público ideal.

A cada dia, a personalização tem se tornado um diferencial bastante relevante nas decisões de compra. Sendo assim, não tenha medo de direcionar as decisões do restaurante com a finalidade de atender às características e preferências do seu público mais fiel e qualificado.

Prepare-se para mudanças

Para finalizar este passo a passo, não se esqueça de que o perfil de cliente ideal não se trata de uma resposta exata e definitiva. Esse processo pode ser mudado de acordo com a evolução do negócio. Por esse motivo, é necessário estar sempre atento para entender qual o melhor momento para reavaliar o perfil e atualizar suas informações e estratégias.

Conseguiu entender a importância de identificar o perfil de cliente ideal para o seu restaurante? Sendo assim, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática para traçar o mais adequado ao seu negócio e, com isso, implementar estratégias eficazes e que realmente vão contribuir para os lucros e demais resultados do estabelecimento.

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