A forma de apresentar os pratos do seu estabelecimento para os clientes é de extrema importância. Por isso, investir em um modelo de cardápio profissional e bem estruturado deve ser uma de suas prioridades. Afinal, é por meio dele que os seus clientes passam a conhecer e ter vontade de experimenta as opções que o seu restaurante oferece.

Saber como definir o cardápio pode ser o diferencial para impactar fortemente as vendas do seu estabelecimento. Quanto mais informações sobre os pratos, mais estimulante essa ferramenta será, despertando o interesse dos clientes. Por isso, é tão importante planejar o seu cardápio para dar destaque aos pratos que você quer vender.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para explicar a importância de investir em um bom cardápio e mostrar alguns modelos que podem ser adotados. Ao final, saiba o que é importante considerar para construir um para o seu restaurante. Confira!

Por que é importante investir em um bom cardápio?

Conforme comentamos, os cardápios impactam diretamente nas vendas de um restaurante, já que é por meio deles que os clientes conhecem a gastronomia oferecida e solicitam os pratos. Dessa forma, é um elemento essencial no ramo alimentício. É claro que os garçons e atendentes têm um papel importante nas vendas, porém, um bom cardápio possibilita um atendimento mais eficiente e de melhor qualidade

Por exemplo, ao montar uma padaria, se você cria um cardápio completo com todos os alimentos e bebidas, com preços e informações descritas em detalhes, dificilmente o cliente terá dúvidas na hora de fazer o pedido. Dessa forma, o cardápio proporcionará mais agilidade ao funcionário que poderá atender mais clientes, diminuindo o tempo de espera.

Outro benefício de ter um bom cardápio é o simples fato de você conseguir dar destaque aos famosos “pratos da casa”, que normalmente são os que o estabelecimento mais quer vender e os mais lucrativos.

Quais os melhores modelos de cardápio?

O melhor modelo de cardápio é o que melhor se adequa às necessidades dos clientes e do restaurante. Aqui, é importante ter em mente a quantidade de pratos que você oferecerá. Além disso, é muito importante considerar se o design combina com o seu tipo de estabelecimento.

A seguir, separamos alguns dos melhores modelos de cardápio que podem ser adotados.

1. Cardápio simples

Consiste em cardápio bem estruturado, com os pratos separados por categorias e uma sessão separada para bebidas. Nada muito elaborado, com fotos somente dos pratos que oferecem maior lucratividade e que você deseja vender mais.

 2. Cardápio semanal

Se trata de um modelo de cardápio com os pratos servidos em cada dia da semana. Diferentemente do modelo simples, esse cardápio é separado por dia da semana em vez de categorias.

3. Cardápio de lanchonete

Esse tipo de cardápio consiste em separar os lanches por ingredientes utilizados. Por exemplo, todos os que contêm bacon como recheio principal ficam em uma categoria específica. Já os que têm o frango como base, se agrupam em outra categoria e assim por diante.

Como fazer o seu próprio cardápio?

Se você está começando o seu negócio e não tem condições de investir nisso, saiba que você mesmo pode criar e fazer a gestão de cardápio. Hoje em dia existem vários sites com modelos de cardápios prontos e editáveis, basta você pesquisar em qualquer plataforma de pesquisa por “modelos de cardápio grátis”.

Alguns, como o Canva, oferecem inclusive as ferramentas de edição que você precisa para editar o seu modelo de cardápio. Além disso, se você tem o pacote office da Microsoft em seu computador, o aplicativo Word conta com um acervo de modelos pré-moldados de cardápios em suas opções. Agora, se você tem algum domínio em ferramentas de edição de imagem, também é possível usar o seu editor favorito para criar um cardápio do zero, e o melhor de tudo, exatamente do seu jeitinho.

Uma dica para isso é se atentar ao tipo de comida que você vai oferecer em seu estabelecimento e ilustrar o cardápio com elementos marcantes dos pratos. Por exemplo, em uma churrascaria, você pode colocar o desenho de um boi como marca d’água. Além disso, é importante conhecer alguns critérios que devem ser considerados na hora de elaborar o cardápio, conforme comentamos a seguir.

Escaneabilidade

Primeira característica que todo cardápio de sucesso deve ter, é a fácil identificação do conteúdo relevante. Exatamente para que o cliente só de bater o olho, consiga identificar com facilidade cada prato no cardápio.

Paleta de cores

As cores utilizadas no cardápio devem ser agradáveis para os olhos, algumas cores podem dificultar a leitura. Por exemplo, o vermelho costuma trazer destaque e chamar atenção para ele, mas o uso excessivo dessa cor em um cardápio pode causar o efeito inverso. Por isso, procure por modelos que usem cores mais neutras, usando cores fortes somente para destacar algo importante.

Fonte

As letras devem estar em uma fonte de fácil leitura. Sabemos que algumas trazem sofisticação e elegância, porém podem dificultar a leitura. É claro que ela pode ser diferenciada, mas certifique-se de que ela seja de fácil interpretação.

Organização dos elementos

É importante que o cardápio apresente uma organização coerente.Por exemplo, não faz sentido você ter a sobremesa no início e a entrada no final do cardápio. Considere a ordem em que normalmente os alimentos são solicitados pelos clientes.

Alinhamento de fotos

Claro que dependendo do número de pratos que o seu estabelecimento ofereça, talvez não dê para colocar as fotos de todos. Porém é importante que as imagens dos pratos estejam alinhadas com suas informações para não confundir o cliente.

Esses critérios podem ser aplicados em qualquer tipo de estabelecimento. Porém, vale ressaltar, que existem outros elementos que devem ser adotados conforme o tipo de estabelecimento. Em geral, o modelo de cardápio deve está de acordo com o número de pratos que o seu restaurante oferece. De nada adianta um modelo de cardápio com várias páginas se a variedade de pratos não é tão grande.

A escolha do modelo de cardápio adequado faz toda a diferença em um restaurante. Ele ajuda a agilizar e melhor a qualidade do atendimento. Além disso, é uma ferramenta extraordinária para induzir o cliente a pedir o prato que você deseja vender mais. Também vale ressaltar que o cardápio funciona como um cartão de visita. Quanto mais elaborado, criativo e elegante ele for, mais valor pode agregar ao seu negócio.

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