Fornos são equipamentos presentes na maioria dos restaurantes e em boa parte dos bares brasileiros. Em muitos deles, costumam ser o coração da cozinha. Na hora de escolher um equipamento para seu restaurante e bar, as características que mais chamam atenção passam pelo número de GNs (bandejas gastronorm), o tipo de material, acabamento, capacidade de temperatura, qualidade da queima e assistência técnica. Mas será que isso é tudo que realmente importa quando estamos falando desse assunto?

A eficiência energética é um dos pontos que podem fazer muita  diferença na sua produtividade e no lucro do seu negócio. Um bom forno a gás GLP pode ser a melhor escolha para unir eficiência e economia na cozinha do seu estabelecimento. Eles são até 50% mais econômicos que os fornos elétricos e muito mais sustentáveis.  O forno a gás GLP não te deixa na mão, pois o abastecimento de gás a granel é contínuo, sem as interrupções comuns do gás natural.

Os melhores fornos a gás para bares e restaurantes contam com tecnologias avançadas, como sistema de ventilação e distribuição interna de ar para assar uniformemente os alimentos. A maioria tem acabamento em aço inox, mais durável e fácil de limpar.

Leia mais:

5 mitos sobre gás GLP para restaurantes e bares
Forno a gás para restaurantes e bares: mais eficaz que o elétrico.

Quais os melhores fornos a gás para bares e restaurantes?

Existem  muitos tipos de fornos a gás GLP disponíveis no mercado de equipamentos para restaurantes e bares. Eles podem ser fornos combinados, muito mais rápidos que os convencionais e ideais para cozinhas com alto giro de refeições. Muitos são capazes também de cozinhar a vapor, grelhar e fritar.

Existem também modelos de forno com fogão a gás e de forno salamandra. Cada um com a sua especialidade.

Um bom forno a gás GLP mantém as propriedades organolépticas dos alimentos, ou seja, garantem a qualidade nutricional durante o processo de preparação..  

E, não se esqueça, além de investir em modelos mais modernos e com melhor desempenho energético esteja também em dia com as normas de segurança da NBR-12.

Preparamos um pequeno guia com os melhores fornos a gás para te ajudar a escolher o melhor equipamento para seu restaurante e bar . Confira!

Rational - Self Cooking Center   

O modelo é um dos melhores fornos a gás para bares e restaurantes e é é bastante versátil e moderno. Tem capacidade para preparar uma grande variedade de alimentos simultaneamente, economizando espaço e tempo de espera. Substitui grelhas, frigideiras, panelas e fogões, sendo capaz de receber alimentos crus, congelados, quentes e semicozidos.

Prepara pizzas, hambúrgueres, almôndegas, empanados, grelhados, sanduíches e outras diversas opções. Tem um sistema autônomo que toma decisões necessárias automaticamente para deixar o produto no ponto, como ajustar a temperatura e o tempo de cocção. Além disso, possui limpeza automática programável.

Engefood/Unox  - CHEFTOP MIND.MAPS ONE 

Outra marca famosa entre os melhores fornos a gás é a Unox, comercializada no Brasil pela Engefood. O equipamento conta com i 10 GNs, tem operação intuitiva, que exige poucos gestos de programação.Este modelo memoriza os processos de cocção e deixá-los disponíveis para toda a equipe. Regula a umidade de cada cesto para manter as características de cada produto – principalmente o sabor e a consistência. Este forno combinado a gás GLP também tem sistema autolimpante.

 

ELVI - Forno com fogão a gás Vertiko Cocção 700  

Esse modelo tem queimador e espalhador em ferro fundido de alto rendimento e conta com controle individual por boca e duas posições para regulagem da chama -alto e baixo. A grelha de apoio de panela em ferro fundido radiante tem inclinação interna para segurança contra acidentes. Este forno industrial para restaurante também possui isolamento térmico e sistema de acendimento automático.

ELVI - FORNO SALAMANDRA Vertiko Cocção 700 

O forno salamandra a gás serve para gratinar, aquecer e reaquecer massas, carnes e pratos como feijoadas, estrogonofes e escondidinhos. Este modelo garante rápido aquecimento e alta temperatura e conta com queimadores a gás infravermelhos e isolamento térmico.

Leia também o nosso "Guia de Equipamentos a Gás GLP para Bares e Restaurantes" e encontre mais opções. É grátis!