A adoção de práticas sustentáveis se tornou uma necessidade competitiva no segmento da indústria. O mercado e a sociedade cobram cada vez mais que processos de produção causem o mínimo de impacto ambiental e social. É nesse contexto que surge a certificação ISO 14001, que busca implementar normas e sistemas de gestão ambiental nas empresas.

Contar com essa certificação pode ser um diferencial competitivo, pois comprova o alinhamento da empresa com as demandas socioambientais. Por isso, muitas empresas lançam esforços para cumprir com os requisitos e as práticas sustentáveis, de modo a conseguir a certificação. Depois, mantêm esses esforços com progressivas melhorias, uma vez que precisam evoluir continuamente para garantir a recertificação periódica.

Na prática isso quer dizer que em cada processo, em cada atividade dentro da empresa, esteja ela ou não diretamente ligada à produção, deve-se buscar soluções e inovações que aprimorem os índices de sustentabilidade. É nesse objetivo que a tecnologia do Ultracycle se torna uma importante aliada. Entenda a seguir!

A certificação ISO 14001 e seus desafios

Como qualquer processo de certificação, as exigências para conseguir um selo de empresa ambientalmente sustentável exige transformação e superação de desafios. Isso inclui revisão e inovação de processos, desenvolvimento de habilidades de gestão, planejamento constante e atenção a detalhes.

Leia também:
Redução de resíduos em restaurantes industriais: como a solução Ultracycle melhora esse processo?
Descarte sustentável de resíduos de restaurantes industriais: conheça inovações
Checklist: descubra se seu restaurante industrial é sustentável

Trata-se de um desafio permanente, porque a régua está sempre subindo e todos os aspectos ligados direta ou indiretamente à operação estão sujeitos à análise e à melhoria contínua. Isso quer dizer que cada detalhe, de qualquer setor dentro da indústria, pode fazer a diferença na pontuação de conformidades exigidas na certificação.

Isso inclui os restaurantes que, instalados dentro de parques industriais, servem centenas de refeições diárias e produzem uma significativa quantidade de resíduo orgânico que precisa ser descartada dentro das normas ambientais. É nesse ponto que a solução Ultracycle faz toda a diferença e pode ser uma ferramenta importante para melhorar as práticas sustentáveis da empresa.

Como a solução Ultracycle contribui para a certificação ISO 14001?

Entre os critérios mais básicos para boas práticas ambientais está a redução de resíduos produzidos, direta ou indiretamente, pela indústria. A esse critério se segue outro que também é essencial e que trata de dar a destinação mais sustentável a esse resíduo, quando nada pode ser mais ambientalmente sustentável do que o seu total reaproveitamento.

É no atendimento desses dois critérios importantíssimos que a solução Ultracycle proporciona aos restaurantes industriais obterem o melhor resultado quanto a seus resíduos orgânicos.

guia ultracycle

Ultracycle na prática

A solução desenvolvida pela Ultragaz inova no uso de tecnologia tanto para tratar, transformar e reduzir o volume dos resíduos orgânicos sólidos quanto para dar uma destinação de reaproveitamento a eles.

Tudo começa no equipamento Ultracycle que vai receber as sobras das refeições servidas. Em um processo que combina trituração e desidratação por meio de alta temperatura, o resultado é a transformação do resíduo em uma substância de volume expressivamente reduzido e que pode ser utilizada como matéria-prima para produção de fertilizante.

Esse processo tecnológico utiliza um ajuste equilibrado de temperatura de forma a desidratar ao máximo os resíduos, preservando, porém, certas propriedades orgânicas úteis para a fertilização de solos. Tudo isso utilizando energia limpa, já que em seu processo o equipamento é alimentado por gás GLP.

Parceria para destinação sustentável

Esta solução da Ultragaz vai além de reduzir o volume total dos resíduos e transformá-los em uma substância reaproveitável. Ela inclui também uma parceria estratégica com a Aterra Ambiental, empresa especializada em destinação sustentável de resíduos.

A empresa possui uma plataforma digital que funciona como marketplace, conectando empresas que produzem resíduos diversos a entidades que precisam desses resíduos para aproveitá-los em suas respectivas atividades. Assim, ao adquirir o Ultracycle é possível ter acesso a essa plataforma, por meio da qual pode-se negociar a venda ou a doação dos resíduos, garantindo sua reutilização.

Ao permitir que se aplique práticas sustentáveis em todo o processo, da redução do volume dos resíduos à sua destinação para reaproveitamento, o Ultracycle se coloca como uma importante ferramenta para quem busca a certificação ISO 14001.

Entre agora mesmo em contato com a Ultragaz e conheça mais sobre o Ultracycle e como ele pode ajudar sua empresa a ser ainda mais sustentável na gestão de resíduos!