À primeira vista, o nome gás GLP até pode soar um pouco estranho. Na prática, porém, você o conhece muito bem. Sabe o gás de cozinha, aquele que vem no botijão azul, comprado direto do caminhão da Ultragaz? É ele mesmo!

Além da utilização doméstica, o GLP é extremamente eficiente no abastecimento em larga escala para a indústria, condomínios, agronegócio, hotelaria e o setor de bares, restaurantes e pizzarias, sendo inclusive mais limpo, seguro e eficaz do que a lenha para abastecer o seu forno.

O que é GLP?

O gás liquefeito do petróleo (GLP) é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos produzida em refinarias de petróleo. São eles o butano, o propano e, em menor quantidade, outros gases como o etano. Em alguns casos, o GLP também pode ser obtido em Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs).

Qual a diferença entre Gás Natural e GLP?

Ao contrário do gás natural encanado, o gás GLP vem engarrafado em botijões de cozinha ou vasilhames específicos para uso para uso empresarial e sistemas de abastecimento a granel, de acordo com a necessidade de cada cliente. As composições químicas dos dois gases também são diferentes.

O Gás Natural encanado é distribuído unicamente pelas concessionárias estaduais por meio do Gasoduto Bolívia-Brasil. Suas tarifas são determinadas por esse monopólio, tornando o custo muito alto para o consumidor residencial e para pequenos e médios empresários.

O GLP tem um custo individualizado: você paga pelo que consome e só reabastece quando precisa.

Leia mais
GLP X Gás Natural: verdadeiro ou falso?

O gás GLP é perigoso?

Toda a produção, a comercialização e o transporte do GLPseguem as normas de segurança da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Sua instalação comercial também segue a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Corpo de Bombeiros e a National Fire Protection Association (NFPA - EUA), que estipulam, por exemplo, a distância mínima de 3 metros entre o abrigo de gás e qualquer fonte de ignição.

Ao solicitar uma consultoria técnica da Ultragaz, você terá todo o apoio necessário para implantação e manutenção do gás GLP com segurança e eficiência na sua pizzaria.

O GLP é sustentável?

Apesar de ser um combustível fóssil não renovável, o gás GLP é mais limpo do que outras fontes de energia, como o carvão, a lenha e o óleo diesel, que emitem muito gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Ele não desmata e é extraído e transportado seguindo regulações nacionais e internacionais de proteção ao meio ambiente.

OGLP custa mais caro que o gás encanado?

Não. Comercializado apenas por concessionárias estaduais e transportado pelo gasoduto Bolívia-Brasil, o gás natural tem tarifas que dependem deste monopólio, tornando o custo muito alto para pequenas empresas e mais acessível somente em larga escala.

Além do mais, o gás natural é vendido a Kcal/m³, tendo a pressão e a temperatura como variantes e uma parcela de consumo mínimo mensal para compor o custo final.

Já o GLP é vendido a Kcal/Kg e tem preços mais flexíveis: você só paga pelo que consome e só reabastece quando precisa.

E o abastecimento?

O gás GLP está presente em todo o território nacional devido ao transporte simples e seu fácil armazenamento em vasilhames. Já o Gás Natural depende de investimento governamental para ser transportado e não chega a diversas localidades do país.

Em caso de obras públicas, o gás encanado pode ser temporariamente suspenso, deixando a sua pizzaria na mão. Com o GLP, seu abastecimento é garantido por um sistema que identifica seu consumo e enche seus vasilhames

O abastecimento das pizzarias com lenha, por outro lado, é mal regulado e oferece riscos relacionados à higiene, qualidade da madeira, acidentes de trabalho e exige muito espaço de armazenamento.

Leia também:
Lenha ou Gás: Qual o Melhor Forno para Sua Pizzaria?
Forno a lenha dá mais sabor às pizzas: mito ou verdade?
Normas de instalação de GLP em pizzarias 

Como adotar o GLP na minha pizzaria?

Há opções de fornos a gás para diferentes perfis de pizzaria, basta consultar qual o melhor para o seu negócio. Se você já tem um forno iglu, vale adaptá-lo com um novo queimador. Outra possibilidade é adquirir um forno de esteira com excelente desempenho, principalmente para pizzarias delivery.

O projeto técnico, a implantação e o abastecimento ficam por conta da Ultragaz, dentro de todas as normas de segurança e com o melhor atendimento!