Pensa em empreender no ramo alimentício? Sempre sonhou em ter uma pizzaria? Acha que é arriscado empreender num momento de crise? Aquilo que parece um bicho de sete cabeças pode ser um desafio extremamente gratificante e próspero para sua vida. Antes de colocar a mão na massa, é necessário compreender o ramo e traçar um plano de negócios e ações de como montar uma pizzaria. 

Você precisará gerir itens que vão desde a escolha de fornecedores, compra e conservação de matérias-primas, técnicas de higiene e manipulação de alimentos, escolha da matriz energética e do forno ideal, até a contratação e capacitação de funcionários, a legislação, fluxo de caixa e um plano de metas financeiras para otimização dos investimentos, manutenção e ampliação da pizzaria no futuro.

Instituições como o SEBRAE podem ajudar muito na sua capacitação. Para te ajudar nessa fase de decisões, montamos esse passo a passo com tudo o que é necessário para iniciar e aquecer a sua pizzaria de sucesso. Vale conferir!

Como montar uma pizzaria: defina sua operação

Pizzaria à La Carte – Formato mais antigo em que o cliente escolhe a pizza a partir do cardápio sugerido no salão, com oferta variada de bebidas, sobremesa e café. Algumas também atuam no delivery.

Pizzaria Rodízio – Faz um grande sucesso hoje em dia por trabalhar com preço fixo e uma gama variada de sabores, inclusive doces.

Pizzaria Fast Food – Segue o modelo norte-americano de fast food e comercializa pedaços de pizza para consumo rápido e imediato.

Pizzaria Delivery – Trabalha com o sistema de entrega em domicílio a partir de um pedido via telefone ou internet.

Leia mais:

Ideias criativas para diferenciar sua pizzaria
 Qual o melhor forno para uma pizzaria delivery?
O forno à lenha dá mais sabor às pizzas: mito ou verdade?

Avalie a localização para montar uma pizzaria

Faça um bom estudo da área pretendida, pois isso definirá não somente os custos operacionais do negócio, como a remuneração dos profissionais, seu público-alvo, preços, além do próprio perfil do estabelecimento.

Um dos primeiros passos sobre como montar uma pizzaria é considerar fatores como concorrência e a segurança dos arredores. Vale também conversar com moradores da região para avaliar os prós e contras de cada opção, por exemplo, a lei de zoneamento que pode implicar em reclamações e multas por barulho.

Procure por locais com grande fluxo de pessoas e fácil acesso. Se optar pelo sistema à la carte, o estacionamento é fundamental.

Assistao vídeo da Luigi Pizzas, que migrou da lenha para o gás e evitou problemas legais

Atente-se às exigências legais

Procure um contador para cuidar da legalização do negócio. Você precisará abrir um CNPJ, obter registro na Junta Comercial, na Secretaria Estadual da Fazenda, contribuir com o sindicato patronal da categoria e definir os registros profissionais dos funcionários.

Além do mais, será preciso obter registros de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e verificar a aplicação de leis ambientais. O descumprimento dessas regras pode impedir ou atrasar a abertura do seu estabelecimento. Isso além de interromper seu funcionamento no futuro. Há também o risco de multas e problemas jurídicos.

Leia mais: Conheça as pizzarias que usam gás GLP.

Personalize a sua pizzaria

O que irá diferenciá-lo da concorrência? O preço, a qualidade ou um mix de fatores que incluem, por exemplo, a segmentação de público? Além de apostar num cardápio mais criativo, você pode oferecer um atendimento diferenciado que inclui tudo para pizzaria. Por exemplo, um serviço VIP de manobrista, fachada convidativa, decoração aconchegante e trilha sonora ambiente para deixar seu estabelecimento ainda mais agradável.

Inovar e dar uma cara própria pode atrair e fidelizar clientes que se identifiquem com o seu estabelecimento. Por isso, independente do investimento, uma boa pesquisa sobre tendências do setor e boas ações de marketing podem ser bastante eficazes para se destacar na multidão.

Escolha o forno para pizzaria ideal

Preparo a lenha ou produção com forno a gás? Está pensando em um modelo individual, de esteira ou de alvenaria? Há um modelo mais adequado para cada porte, investimento e perfil de negócio. Não deixe para o final uma decisão que impactará tão fortemente no seu cotidiano, linha de produção e qualidade de produto!

Com a escolha ideal de equipamentos e do fornecimento de energia, sua pizzaria estará muito mais próxima do sucesso. Pronto (a) para empreender? Então mãos à obra e boa sorte!