Buscando entender os hábitos de consumo de produtos delivery, o Ibope fez uma pesquisa, na qual entrevistou 1800 pessoas, em diferentes cidades do Brasil. O resultado foi surpreendente! 56% dos entrevistados disseram pedir comida em casa pelo menos uma vez por semana. Com esse cenário positivo e com a ascensão dos aplicativos de marketplace, saber como montar uma pizzaria delivery passou a ser o desejo de muitos empreendedores.

Afinal, quem não gosta de comer uma pizza quentinha? Ela vai bem em diversas situações e é por isso que se torna um negócio lucrativo. Para que você saiba como montar uma pizzaria delivery de sucesso, elaboramos uma série de dicas. Acompanhe!

Faça um estudo de mercado e elabore um planejamento

Fazer um estudo de mercado é imprescindível para quem deseja empreender em qualquer área. Somente dessa forma é possível compreender aspectos qualitativos e quantitativos relacionados à área em que se deseja atuar.

No estudo de mercado é preciso avaliar o seu público-alvo e o comportamento de compra que ele tem, bem como os seus concorrentes. Assim, você poderá ter uma visão holística mais ampla e um maior direcionamento para a geração de estratégias.

Para saber como montar uma pizzaria delivery, é necessário saber a onde, para quem e quais as características desses clientes. A partir daí, é hora de elaborar um planejamento estratégico com as metas do seu negócio, estabelecendo regras para o fluxo de caixa, estoque, contratação de pessoal, escolha dos fornecedores, entre outras questões. 

Escolha uma boa localização

A localização é um fator primordial para quem deseja empreender com uma pizzaria delivery. Se você vai atender em uma grande cidade, por exemplo, deve buscar um local em uma região que dê fácil acesso a todas as ruas da região atendida. 

Caso contrário, os motoboys terão dificuldade em chegar até o destino com agilidade, fazendo até mesmo com que a pizza esfrie. Tudo isso causará incômodos para os clientes e pode acabar com a reputação do seu negócio.

Atente-se para as exigências legais

Para abrir uma pizzaria é preciso cumprir uma série de processos legais, que podem até mesmo ser um pouco demorados. Um bom profissional de contabilidade poderá te ajudar com a documentação fiscal e com as demais orientações para abertura da empresa. 

Seu estabelecimento também precisará passar por vistorias do setor de Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Somente assim poderá obter um alvará de funcionamento para o negócio. Prepare-se para os prazos da verificação, que varia de município para município. 

Garanta um atendimento multiplataforma

Outro ponto muito importante para saber como montar uma pizzaria delivery são os canais de atendimento disponibilizados para que os clientes façam pedidos. De acordo com uma pesquisa feita pela PedidosJá, 42% dos pedidos de pizza delivery são feitas de forma online.

Isso quer dizer que não basta proporcionar o atendimento telefônico! Você também precisa considerar o uso do WhatsApp, Facebook Messenger e aplicativos de delivery como iFood e Uber Eats. Além disso, pode desenvolver um app próprio para a sua pizzaria.

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Prepare bem a sua equipe

Você não vai ter um negócio de sucesso se o atendimento prestado não for exemplar e se a sua pizza não for muito boa. Uma equipe bem treinada é a chave para isso!

Uma ideia interessante é promover treinamentos sobre boas práticas na cozinha, para que os pizzaiolos saibam como realizar o trabalho com facilidade e agilidade.

Já os atendentes, devem ser treinados para serem cordiais e tratarem de forma profissional a todas as pessoas que entrarem em contato com o estabelecimento. Somente assim, os clientes voltarão a fazer pedidos em sua pizzaria.

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Desenvolva estratégias de marketing

Também é necessário que você desenvolva estratégias para atrair público para o seu negócio, ou seja, fazer com que as pessoas se sintam convidadas a solicitar pizzas. Para isso, é necessário criar ações de marketing que vão além da tradicional panfletagem pela área atendida.

As redes sociais são fortes aliadas nesse sentido. Você pode criar perfis empresariais no Facebook e no Instagram e desenvolver posts patrocinados. Além disso, também pode investir em ações como anúncios em emissoras de rádio e jornais locais.

Não esqueça de também desenvolver uma identidade visual para o seu negócio! Trata-se de um logotipo que deve servir para que as pessoas identifiquem os materiais publicitários da sua pizzaria, sejam eles digitais ou físicos.

Escolha o seu energético e o forno mais adequado

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa (literalmente) e dar início à montagem do seu negócio. Para isso, o primeiro passo é escolher o energético que deve ser utilizado. Vale mais a pena o gás ou a lenha?

Existe um mito de que as pizzas feitas em forno a lenha são mais saborosas. Isso não é verdade! Um bom forno a gás GLP permite um controle total da temperatura, distribuindo o calor uniformemente, o que não acontece com o equipamento a lenha.

Uma ótima aposta é o forno de pizza a gás GLP no modelo esteira, que é capaz de produzir muito mais pizzas por hora sem que percam a qualidade. Mas se você preferir o forno iglu tradicional, não tem problema. Isso porque eles também podem ser abastecidos com gás GLP, garantindo economia para você e pizzas deliciosas para os seus clientes.