Selecionar corretamente os fornecedores para pizzaria é fundamental para quem está abrindo ou reestruturando um negócio de alimentação desse segmento. Além de identificar as empresas no mercado, é importante definir quais os critérios adotados para fazer a seleção.

Preços e condições de pagamento não são os únicos fatores a ser avaliados nem os mais importantes, e para cada categoria de produto há especificidades a ser observadas.

Karyna Muniz, especialista em negócios de alimentação do Sebrae, explica que com a chegada da pandemia novos critérios de seleção ganharam relevância. Carlos Zoppetti, diretor do Instituto ConPizza e consultor do segmento, ressalta que a seleção de fornecedores para pizzaria tem particularidades em relação a outros estabelecimentos de alimentação que precisam ser consideradas. 

Com o apoio dos dois especialistas, listamos as principais categorias de fornecedores para pizzaria e os critérios que devem ser considerados na contratação em cada uma delas.

1) Alimentos e bebidas

Fornecedores de alimentos e bebidas para pizzarias é uma categoria fundamental deste tipo de negócio. A especialista em negócios de alimentação do Sebrae destaca que quem abre uma pizzaria precisa ter fluxo de caixa para as primeiras compras. 

“É muito desafiador para quem está começando conseguir prazo para efetuar pagamentos. Muitos fabricantes não negociam com pequenos estabelecimentos. Às vezes, a alternativa acaba sendo adquirir parte dos produtos nos chamados 'atacarejos'.” Ela destaca que quem adota essa opção precisa ter bom planejamento de compras.

Carlos Zoppetti recomenda que para as compras de matéria-prima o empresário deve adquirir produtos do fabricante sempre que possível. Nesta lista de principais fornecedores para pizzaria, ele destaca o moinho para compra de farinha, laticínios, produtores de embutidos e hortaliças.

“Esses itens têm impacto direto na qualidade do produto final. Então, muitas vezes vale ter um fornecedor específico de um tipo de queijo, por exemplo, que vai possibilitar oferecer um sabor de pizza diferenciado.”

Além da qualidade do produto, o preço e as condições de pagamento devem ser avaliados. Garantia de entrega e flexibilidade para alteração de volumes adquiridos também precisam ser considerados.

“Para muitos insumos, a proximidade do fornecedor é um ponto relevante e que ganhou força na pandemia. Muitas vezes vale a pena utilizar fornecedores do entorno, tanto por agilidade quanto para manter a qualidade dos produtos”, destaca Karyna.

Guia explica como montar um cardápio de pizzaria

2) Enxoval, utensílios e uniformes

Comércios e fabricantes de itens de enxoval – como toalhas e guardanapos –, uniformes da equipe e utensílios para a cozinha de pizzaria também estão entre os fornecedores essenciais.

Além da aparência, que deve refletir o estilo do estabelecimento, Karyna recomenda buscar itens com durabilidade. “Especialmente neste momento em que houve um reforço das assepsias e foi ampliado o uso de produtos abrasivos, esses itens podem sofrer desgaste em menos de seis meses se não tiverem boa qualidade. Assim, haverá a necessidade de reposição.”

O diretor do Instituto ConPizza explica que utensílios como pás usadas para fornear e cortar têm impacto no trabalho dos profissionais da cozinha. Itens mais leves facilitam a operação. Ele lembra ainda que não é permitido usar pás de madeira para assar pizzas, pois materiais porosos podem reter impurezas.

Neste bloco, é importante levar em conta também as embalagens utilizadas para serviços de delivery e takeaway. A escolha deve garantir a qualidade e o sabor do alimento após o transporte.

3) Equipamentos

Toda pizzaria demanda a aquisição de equipamentos para preparo e conservação dos alimentos. A escolha desses itens tem impacto na qualidade das pizzas e na produtividade do estabelecimento.

LEIA NO BLOG: Equipamentos para pizzaria: quais os principais e como escolher?

A compra de equipamentos irá consumir boa parte do orçamento destinado para a montagem do negócio. Portanto, a escolha desses fornecedores para pizzaria deve considerar a qualidade e durabilidade dos produtos.

Karyna Muniz destaca que garantia e assistência técnica são requisitos muito importantes ao fazer a escolha. Além disso, o empresário deve  avaliar eficiência energética e buscar recomendações no mercado.

4) Energético

Ao selecionar fornecedores para pizzaria, é importante considerar as opções de energéticos, especialmente para o funcionamento do forno. Os mais usuais são a lenha, o gás e a energia elétrica. 

Carlos Zoppetti recomenda que essa escolha aconteça idealmente antes da aquisição do forno. “É possível fazer a conversão de um energético para outro a qualquer momento, mas para quem está montando uma pizzaria vale a pena já adquirir o forno após definir qual a melhor opção para seu negócio”, destaca.

Nesta categoria, a seleção do fornecedor deve levar em conta o impacto no sabor da pizza – fundamental para atrair e fidelizar os clientes –, a relação custo-benefício e a eficiência produtiva.

Ainda que a lenha seja o energético mais tradicional nos fornos de pizza, o uso de GLP vem ganhando espaço por sua praticidade, eficiência e baixa emissão de poluentes. Zoppetti destaca que os fornos a GLP também garantem excelente qualidade e sabor para as pizzas.

Conheça a Ultrasolução Fornos de Pizzaria

A Ultragaz desenvolveu a Ultrasolução Fornos de Pizzaria, que inclui o fornecimento de GLP a granel e a indicação de fornecedores parceiros para a aquisição do equipamento. Por meio da parceria com grandes fabricantes, há fornos disponíveis nos modelos iglu ou esteira. Esta, aliás, é uma opção de baixo consumo de gás e alta produtividade.

A equipe de consultores da Ultragaz oferece uma consultoria completa ao empresário que está montando ou reestruturando sua pizzaria. Os consultores auxiliam na escolha do forno mais adequado, na adequação de espaço físico e apoiam no desenvolvimento do projeto técnico. A empresa também oferece manutenção preventiva, pronto-atendimento e abastecimento programado do GLP na central de gás a granel.

LEIA NO BLOG: Ultrasolução Fornos de Pizzaria traz qualidade e eficiência

Quer entender como essa solução pode ajudar na melhoria de produtividade de seu negócio? Marque uma conversa gratuita com um consultor da Ultragaz.