O segmento de panificação passou por transformações importantes na última década. E o resultado é extremamente positivo. Elas estão mais profissionais, diversas e tecnológicas. Hoje, há vários tipos de padaria em operação, e é importante que quem pretende abrir um estabelecimento neste ramo conheça as principais características de cada uma delas, como valor de investimento, público-alvo almejado e mix de produtos trabalhados.

Além disso, é importante também conhecer o perfil do empreendedor que costuma estar à frente de cada um dos tipos de padaria, bem como o tipo de relacionamento mantido com o cliente, e a localização ideal para que sejam montadas com sucesso, considerando características da região e fluxo de potenciais consumidores em cada horário.

Apesar das diferentes nomenclaturas e da variação entre alguns modelos, agrupamos os tipos de padaria em três principais: padarias artesanais, padarias de serviços e padarias tradicionais, as famosas “padocas”. Para nos apoiar nessa produção e trazer informações bem atualizadas, que acompanhando a movimentação do mercado, consultamos dois especialistas em panificação. São eles Ewerton Santana, proprietário da rede de padarias Pão D´Oro, e Mayra Viana, analista em competitividade do Sebrae.

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