A boa arquitetura de padarias é um dos temas mais importantes para a melhoria da operação e da experiência do cliente. Sua cozinha precisa ser aproveitada ao máximo para facilitar a circulação de funcionários, tornando os fluxos mais rápidos e evitando acidentes de trabalho. Já o salão deve valorizar seus produtos de panificação e confeitaria, sendo convidativo e acolhedor.

É possível otimizar até mesmo ambientes pequenos e para diferentes perfis de negócio. Uma alternativa é contratar um serviço especializado de arquitetura. Arquitetos podem prestar uma consultoria completa desde a concepção inicial ou até mesmo em reformas. O profissional contratado poderá indicar o melhor layout e os equipamentos mais adequados para a sua proposta. Isso sem falar nos melhores móveis para sua padaria e confeitaria.

Para te ajudar a planejar e implementar a melhor arquitetura para sua padaria, listamos abaixo alguns itens fundamentais que certamente farão a diferença na satisfação dos seus clientes e funcionários.

Leia também:
Não perca dinheiro: como comprar equipamentos para sua padaria
[Vídeo]Conheça a parceria da Panetteria ZN com a Ultragás

Arquitetura de padarias: itens primordiais

Os primeiros pontos a considerar na arquitetura de padarias, especialmente nas cozinhas, são as normas sanitárias de manipulação e armazenamento de alimentos. Para isso, existem os POPs - Procedimentos Operacionais Padronizados.

As normas de segurança do trabalho também são prioritárias. Pisos e revestimentos devem facilitar a limpeza e não podem ser escorregadios. Os itens de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros, como extintores de incêndio, devem estar bem localizados.

Uma entrada e saída de serviço e descarte de lixo precisa estar delimitada. O projeto elétrico e de iluminação, bem como a instalação, armazenamento, encanamento e alimentação de água e do gás GLP devem estar dentro das normas previstas por lei.

Setorização do espaço: melhor aproveitamento

Dividir sua planta por setores é a melhor ideia. A reforma desta padaria é um bom exemplo. O térreo abrigou o setor de atendimento e apoio. Ali estão o salão de chá, loja, caixa, balcão de atendimento, sanitários de clientes e funcionários, cozinha de apoio, pátio, depósito e vestiários. O primeiro andar abriga administração, depósito, cozinha e câmara fria.

No salão, você pode elaborar um percurso para o cliente. Esta padaria preferiu uma divisão clara e com bom espaço de circulação entre o balcão com produtos expostos e as mesas para serviço à la carte.

Na parte "industrial", áreas frias, quentes e as áreas de preparo manual também precisam estar setorizadas.

Organização da cozinha: como dispor os equipamentos?

A arquitetura de padarias também deve pensar na escolha e na disposição dos equipamentos e utensílios. Um bom arquiteto será capaz de te ajudar até mesmo na compra dos melhores equipamentos para facilitar a operação. Ele indicará também a melhor ordem de instalação dentro da cozinha.

O arquiteto Rodrigo Ferreira, da Blancook Cozinhas Industriais, indica equipamentos a gás GLP em material aço-inox. "O aço-inox é muito mais durável e fácil de limpar. Já o custo dos equipamentos a gás GLP representa apenas centavos nas contas dos clientes. Eles são muito mais econômicos a longo prazo", diz Rodrigo.