Esteja você abrindo ou reformulando seu negócio, inaugurando uma nova unidade ou comprando um estabelecimento já existente, é necessário considerar que são muitas as decisões que impactam no futuro da sua padaria. Cada passo da gestão precisa ser calculado para garantir seu sucesso a curto, médio e longo prazos.  Quais as melhores decisões pelo futuro de uma padaria?

Independente do porte, fatores como  localização, contratação de pessoal, exigências legais, equipamentos e precificação estão sempre presentes. Além do mais, atualmente as padarias estão se tornando mais complexas, com um mix de produtos bastante diversificado e lojas que pouco lembram os tempos em que a conta do freguês era anotada a lápis numa caderneta de papel.

Para te ajudar no seu plano de negócios, pedimos algumas dicas a Marcelino Rodrigues, consultor atuante há mais de 20 anos no setor em parceria com entidades como o SEBRAE, a ABIP e a PROPAN. Confira a seguir as orientações para cada situação!

Você é o gestor ou somente o investidor?

O proprietário de uma padaria pode ser seu gestor direto ou apenas um sócio investidor. No primeiro caso, é necessário acompanhar a operação de perto. No segundo caso, é necessário delegar essa função a um gestor competente, confiável e que conheça muito bem a operação.  "Formar uma boa equipe e saber delegar são fatores muito importantes. Além disso, treinamentos e capacitações são essenciais", diz Marcelino.

Abrindo uma padaria? Estude o mercado!

Se este for o seu caso, atente-se ao estudo do mercado de padarias, sem esquecer de pesquisar muito bem a região do seu ponto comercial e o seu público consumidor. Faça um bom plano de negócios de curto, médio e longo prazos. Considere também o tipo de operação e o mix de produtos oferecidos.

Com uma boa gestão, uma padaria demora cerca de 30 meses para dar retorno de investimento. Nesse período, a conta é de R$1 mil de retorno em vendas para cada R$4 mil investidos. Portanto, programe-se!

Adquirindo outra padaria? Ampliando a rede? Olho na operação!

Se você já tem uma padaria e vai adquirir um outro ponto, seja ampliando a sua rede ou aproveitando a marca e o ponto comprado de terceiros, avalie muito bem a operação e a sua própria liderança. "A gestão é focada na sua presença direta na loja ou na padronização dos processos em si? Procure o que mais se insere no seu perfil", afirma Marcelino.

Quer reformular sua padaria? Avalie resultados e metas!

A regra de ouro de qualquer mercado é fazer um bom fechamento de resultados e lucros. Seus lucros remuneram o capital investido? A partir daí, vale traçar novas metas.

"No caso da compra de equipamentos, existem dois casos: a compra pontual e a renovação de todos os equipamentos, que só acontece na minoria dos casos, quando ocorre uma ampliação, uma mudança de espaço, de proposta, uma automação total", conta Marcelino.

O importante nos dois casos é se atentar às normas da NR12. Equipamentos antigos dificilmente estão dentro das normas, e nesse caso devem ser trocados. Semi-novos precisam ser verificados.

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Em dúvida sobre o melhor energético para seus fornos? Compare!

Com os frequentes aumentos da conta de luz, o uso do gás GLP tornou-se uma excelente opção de combustível sobretudo para os fornos de pães e biscoitos de produção contínua, de larga escala. A energia representa 5% do faturamento e faz parte das principais decisões pelo futuro de uma padaria.  Para descobrir qual o melhor tipo de equipamento para sua padaria, baixe o nosso re-book gratuito com as melhores dicas de equipamentos  gás GLP!