O encadeamento das operações é fundamental em uma lavanderia industrial. Os processos de lavagem, centrifugação, secagem, calandragem e estocagem precisam estar bem coordenados para garantir um fluxo produtivo. Não à toa, os gestores estão sempre em busca de eficiência, para evitar que equipe e máquinas fiquem ociosas ou que haja roupas em fila de espera. E nesta busca por produtividade, vale a pena olhar com atenção especial para a etapa que envolve a secadora a gás: ela pode ser otimizada!

Com um pacote que reúne solução tecnológica e o abastecimento de GLP a granel, a Ultragaz Lavanderias permite que lavanderias industriais e hotéis, motéis, resorts, hospitais e clubes que mantém internamente uma área de lavanderia com intenso fluxo de trabalho atualizem seus processos, reduzam custo operacional, aumentem produtividade e ofereçam melhores condições de trabalho para suas equipes.

Lançada em 2019, a Ultragaz Lavanderias é uma solução exclusiva desenvolvida pela empresa para clientes que utilizam seu GLP com abastecimento a granel. A partir de um preciso controle de temperatura e umidade realizado por sensores, ela aumenta a eficiência do sistema de secagem de roupas em até 15%.

Por meio de um software, é possível programar de forma personalizada o ciclo da secadora a gás para que ele dure só o tempo necessário para entregar as roupas com a umidade ideal para a etapa de calandragem (passar e dobrar as roupas). Dessa forma, não há desperdício de energético nem de tempo. Em contrapartida, ganha-se padronização dos resultados.

Secadora a gás: ciclo personalizado

O cálculo do tempo de secagem de cada ciclo é feito conforme o tipo de roupa – toalha, lençol, cobertor ou roupa – e respeitando os parâmetros de temperatura e umidade. O software é instalado em uma caixa que fica acoplada à secadora a gás e que conta com um visor touchscreen que funciona como painel de comando.

Quem for operar a máquina não precisa se preocupar em oferecer informações específicas cada vez que for acionar a secadora a gás. Essas definições são configuradas pela equipe de automação no momento da instalação a partir dos dados informados pelo cliente.

Ao final do ciclo o software emite um sinal sonoro para que a pessoa que está operando saiba que já é o momento de parar o ciclo da secadora a gás e tirar as roupas, deixando-a livre para iniciar uma nova operação.

Otimização de mão-de-obra

Quando a secadora a gás não conta com o suporte da Ultragaz Lavanderias, essa verificação ocorre manualmente. A equipe precisa abrir a máquina diversas vezes durante o ciclo para verificar, pelo tato, a qualidade da secagem. Neste processo, o consumo de gás acaba sendo superior, porque há perda de temperatura a cada vez que a porta da secadora é aberta, além de gerar desgaste do equipamento e atrapalhar o fluxo de trabalho da equipe, submetida a constantes interrupções.

Kamille Camargo Cruz, consultora de novos produtos da Ultragaz e responsável pelo desenvolvimento da solução, explica que a Ultragaz Lavanderias é universal, adaptável a qualquer tipo de equipamento, e não interfere no seu funcionamento nem viola qualquer garantia, já que fica acoplada na parte externa das secadoras a gás.

“Temos muitos clientes que testam a solução em apenas uma máquina e logo em seguida nos ligam pedindo para instalar em todas, porque percebem na prática as vantagens. É uma forma de modernizar um processo que sempre foi muito manual e de agregar inteligência a uma secadora a gás mais antiga, que não conta com nenhuma automação.”

LEIA MAIS: Lavanderia industrial: saiba como migrar sua secadora para o GLP

Instalação e consultoria

Juliano Pereira, coordenador da AS2 Group, empresa de automação industrial que desenvolveu a solução em parceria com a Ultragaz, explica que a instalação da solução é rápida e que a etapa que exige maior dedicação é realmente a configuração dos percentuais de umidade conforme o tecido no software.

“Fazemos testes com todos os tipos de roupa. Deixamos programado para que a equipe tenha apenas que indicar o tipo de roupa que entrará em cada ciclo da secadora a gás, iniciar e parar a operação quando ouvir o sinal sonoro. Fazemos um treinamento bem detalhado no local. Além de tirar dúvidas, falamos sobre processos básicos, desempenho do equipamento, temperatura máxima de secagem de cada tecido e questões de segurança.”

Ao contratar o pacote que inclui a solução tecnológica e o abastecimento programado de GLP na central de gás a granel, o cliente conta com o atendimento personalizado de um consultor de negócios, além de pronto atendimento e manutenções preventivas.

Agende agora mesmo uma visita da nossa equipe comercial ao seu negócio. É uma excelente oportunidade de tirar  suas dúvidas e conhecer em detalhes as vantagens de ser parceiro da Ultragaz.