A secadora industrial para lavanderia é um equipamento essencial para o funcionamento de uma lavanderia industrial, hoteleira ou hospitalar, que tem fluxo intenso de trabalho, muitas vezes ininterrupto. Mas como não se trata de um investimento baixo (elas custam a partir de R$ 30 mil), a troca por modelos mais novos, que deixam o equipamento mais eficiente, não ocorre com frequência, para evitar impacto no orçamento.

Além disso, a secadora industrial para lavanderia é produzida com materiais de grande durabilidade, o que prolonga sua vida útil. Mas há também outras maneiras de dar sobrevida à secadora industrial para lavanderia. Vamos compartilhar sugestões com você neste texto.

LEIA TAMBÉM: Lavanderia industrial: saiba como migrar a secadora de roupa para o GLP

Vida útil da secadora industrial para lavanderia

A primeira delas é a realização periódica da manutenção das secadoras e dos outros equipamentos utilizados em lavanderias industriais. É essencial para garantir o bom funcionamento no longo prazo.

Além disso, vale a pena fazer a adequação de equipamentos à NR12, norma criada para garantir que as máquinas sejam seguras para o uso dos colaboradores das empresas. Como as secadoras mais antigas não foram projetadas para atender às atuais regras relativas à segurança do trabalho, a atualização é fundamental para aprimorar a performance dos equipamentos, garantir melhores condições de trabalho aos colaboradores e evitar problemas com a fiscalização do Ministério do Trabalho (multas por insalubridade, periculosidade e ergonomia).

Jonatan Macedo, proprietário da Mectec, explica que no processo de adequação da secadora industrial para lavanderia à norma ocorre, por exemplo, a inclusão de dispositivos de controle de chama e segurança, a atualização dos comandos elétricos novos e também de trava de porta conforme estipulam a NR10 e NR12, o que dá ao sistema alto nível de confiabilidade e segurança. Deixando a obsolescência de lado, a secadora consegue operar com bons resultados por mais anos.

Tecnologia atualiza sistema de secadoras antigas

Outra maneira de dar sobrevida à secadora industrial para lavanderia é embutir nela alguma inovação tecnológica que traga mais inteligência ao sistema operacional. Com isso, o equipamento fica mais próximo dos modelos mais modernos. Dessa forma, ganha-se produtividade e afasta-se a necessidade de investimento em um novo equipamento.

A Ultragaz Lavanderias, solução desenvolvida para os clientes que utilizam o GLP a granel da Ultragaz, desempenha este papel. A inovação permite criar, a partir de sensores internos e externos, um ciclo personalizado conforme o tipo de roupa e respeitando os parâmetros de temperatura e umidade.

LEIA TAMBÉM: Ultragaz Lavanderias: solução leva eficiência para secadora a gás

Com esse controle, a eficiência do sistema de secagem de roupas aumenta em até 15%. Isso significa mais padronização do resultado – a roupa sai para a próxima etapa, a da calandragem, sempre com a mesma umidade – e redução do desperdício de tempo e gás. Além disso, com essa personalização, os ciclos costumam ficar mais curtos do que o padrão do equipamento, reduzindo o desgaste da secadora industrial para lavanderia.

“Uma secadora industrial para lavanderia que não está com a estrutura comprometida tem vida útil de cerca de 30 anos. Com a atualização dos sistemas conforme a NR12, a manutenção correta e a inclusão da solução tecnológica da Ultragaz, esse tempo pode dobrar. Esses processos atualizam um sistema obsoleto, agregando muito valor ao equipamento”, afirma Macedo.

Quer conhecer melhor a Ultragaz Lavanderias, pacote que reúne o fornecimento de GLP a granel e a solução tecnológica para secadoras a gás? Clique no banner e solicite agora mesmo o contato da nossa equipe técnica. Venha ser nosso parceiro.