Uma nova solução para abastecimento de empilhadeira a gás oferece às indústrias maior segurança, comodidade e melhoria na gestão de custos. A Ultragaz Empilhadeiras, desenvolvida pela Ultragaz, chega ao mercado em 2021 para oferecer às empresas um controle completo dos processos de abastecimento e dos dados de consumo de cada unidade industrial.

A Ultragaz Empilhadeiras é uma alternativa ao uso de envasados e mesmo a sistemas tradicionais de pit stop de abastecimento para empilhadeiras a gás. Rennan Ohira, consultor da área de Desenvolvimento de Soluções da Ultragaz, explica que a solução nasceu da necessidade de controlar os custos e incrementar a segurança operacional em indústrias.

O sistema é composto por uma unidade de abastecimento acionada por um cartão com identificação por radiofrequência (RFID), ligada a uma central de monitoramento de dados. Dessa forma, é possível identificar quem foi o operador responsável pelo abastecimento e a qual centro de custos ele pertence, além de controlar os horários e assegurar que todos os passos necessários para um abastecimento seguro foram realizados. Essa unidade é ligada à central de abastecimento de GLP a granel. 

Mais segurança para empilhadeira a gás

Ohira destaca que a solução torna o abastecimento de empilhadeira a gás muito mais seguro, proporciona ganho de tempo e também reduz consideravelmente os riscos à ergonomia por não haver a necessidade de troca de botijão.

“O sistema tem dois níveis de segurança. O primeiro reconhece o ID da chave de segurança, garantindo que o operador desligou a empilhadeira; e o segundo, verifica se a conexão do aterramento foi efetiva antes de começar a abastecer. Todos os passos da operação são supervisionados pelo painel de controle, e a bomba só é liberada quando ambas as condições de segurança são atendidas.”

O sistema permite individualizar o consumo de GLP em uma indústria por centro de custos, gerando relatórios de consumo detalhados por equipamento abastecido. O abastecimento a granel traz muitas vantagens para as indústrias, incluindo a gestão do estoque de GLP de responsabilidade do fornecedor. Dessa forma, o cliente não precisa se preocupar em controlar os estoques ou executar pedidos.

Ohira explica que o consumo de gás por empilhadeira pode variar de 300 kg a 500 kg por mês, dependendo do número de horas em operação. Empresas que possuem de oito a dez empilhadeiras, já encontram vantagens na individualização do consumo por equipamento e na redução de custo contratando a solução da Ultragaz.

A empilhadeira é um equipamento muito utilizado para movimentação de cargas em indústrias de diversos portes e segmentos. A área comercial da Ultragaz estima que aproximadamente 90% das indústrias instaladas na região de Jundiaí – polo industrial próximo a São Paulo – utilizam o equipamento. Algumas empresas contam com mais de 30 equipamentos.

Benefícios na visão do cliente

Foi nessa região que a empresa desenvolveu o piloto do produto Ultragaz Empilhadeiras. Os testes foram feitos na Dynatech, indústria da área química instalada em Itupeva (SP), no segundo semestre de 2020. Fernando César de Carvalho Júnior, engenheiro mecânico da Dynatech, explica que o piloto foi realizado aproveitando a migração da empresa do gás natural para o GLP da Ultragaz, com a instalação da central para abastecimento a granel.

Na época, a indústria tinha seis empilhadeiras a gás com tanques de 20 quilos que eram substituídos quando o GLP acabava. Agora, os tanques ficam fixos na empilhadeira a gás e são reabastecidos com o uso da central de controle, similar a um totem digital de abastecimento. 

Ele ressalta ainda que o sistema é muito mais rápido para abastecer do que a troca do botijão e bem mais seguro. “Antes o gás acabava, e quando a gente trocava o recipiente, sobrava um resto. Agora, aproveitamos até o fim e ainda temos um medidor que indica o nível do gás como acontece com o combustível de um automóvel”, explica.  

As empilhadeiras são utilizadas por três setores diferentes da empresa – produção, manutenção e logística. Com a Ultragaz Empilhadeiras, é possível ter o controle exato do consumo de cada uma dessas áreas e distribuir corretamente nos devidos centros de custo.

A Ultragaz oferece soluções sob medida para indústrias de todos os segmentos. Entre os diferenciais da empresa, estão a consultoria completa para o desenvolvimento do projeto de instalação, abastecimento programado e assistência técnica 24 horas.

Quer saber mais sobre a solução Ultragaz Empilhadeiras e conhecer mais vantagens de contar com o GLP em sua indústria? Marque uma conversa gratuita com nossa equipe de consultores.