Muitas são as exigências para a instalação de uma central de GLP industrial. Para atender as normativas e garantir a segurança, há uma série de exigências que precisam ser observadas. 

Porém, ainda que existam dificuldades para encontrar um espaço adequado em uma primeira avaliação, é possível identificar caminhos que possibilitam o desenvolvimento do projeto na grande maioria das situações, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Neste guia desenvolvido pela Ultragaz, você pode conhecer as principais regras e aspectos que devem ser observados para desenvolver o projeto de uma central de GLP industrial. O material também traz algumas alternativas para os principais problemas enfrentados ao desenvolver um projeto de instalação de gás industrial.

Condições para instalar o GLP industrial

A NBR 13523 estabelece os requisitos mínimos para desenvolvimento do projeto e montagem da central. Já a NBR 14024 determina os procedimentos para abastecimento dos recipientes de gás GLP. 

Os afastamentos de segurança são o principal aspecto que precisa ser considerado ao elaborar o projeto de instalação da central de GLP industrial. A normativa determina os afastamentos de segurança que a estrutura deve ter em relação a edificações, passeios públicos, pontos de ignição, redes elétricas, aberturas como ralos e bueiros, materiais combustíveis, produtos tóxicos e inflamáveis, entre outros.

Outro fator que precisa ser considerado é o tipo de recipiente usado. Estes podem ser desde recipientes transportáveis, para consumos menores a tanques estacionários. Além disso, existem em modelos horizontais, verticais, cilíndricos e esféricos, o que facilita a adequação a diferentes espaços.

Além disso, é possível utilizar outras alternativas quando há pouco espaço para a central de GLP industrial. A instalação em nichos ou na laje é uma possibilidade prevista na normativa. Além disso, o aumento do giro logístico de abastecimento e o uso de vaporizadores possibilitam reduzir o tamanho das centrais.

Clique no banner abaixo e baixe agora o Guia!