Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o mercado cervejeiro cresceu em 2020. De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 204 cervejarias brasileiras solicitaram registro no período, enquanto 30 fizeram seu cancelamento, totalizando 1.383 estabelecimentos catalogados – alta de 14,4% em relação ao ano anterior. Pela primeira vez na história, todos os estados do país contam com pelo menos uma cervejaria – o último a abrir uma fábrica foi o Acre.

A maior concentração de cervejarias brasileiras ocorre nas regiões Sul e Sudeste, onde estão 85,6% delas. O estado de São Paulo é o que tem mais cervejarias registradas: 285 estabelecimentos.

O Anuário não traz dados específicos sobre cervejarias artesanais, mas especialistas do setor confirmam a tendência de crescimento. Mais do que isso: entendem que o trabalho educativo que vem sendo realizado há alguns anos começa a dar resultado. “A cerveja artesanal passou a ser a protagonista da gastronomia moderna. Há valorização do sabor e percepção dos seus diferenciais”, explica Marco Falcone, presidente da Febracerva (Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais).

Falcone acredita que 2022 será o ano do renascimento deste segmento, mas salienta a importância de as pequenas cervejarias brasileiras terem paciência e muito proatividade até conseguirem um maior espaço no mercado.

Carlos Bressiani, diretor-geral da Escola Superior de Cerveja e Malte, também está otimista quanto aos próximos anos, porque percebe o amadurecimento dos consumidores em relação ao conhecimento sobre cervejas artesanais. Os dois especialistas apontaram dez tendências e oportunidades para empresários à frente das cervejarias brasileiras de 2022 em diante. Confira:

Delivery descomplicado

O delivery foi um canal de distribuição que se consolidou na pandemia e deve continuar em alta. Bressiani, no entanto, acredita que é preciso que as cervejarias brasileiras menores consigam melhorar a acessibilidade do público aos produtos, facilitando o consumo da cerveja artesanal. “As opções têm de pular na vista do cliente, tem de ter mais opções nas plataformas tradicionais de entrega, não só nos serviços de nicho. Por exemplo, quando ele pede comida no iFood, é interessante que a hamburgueria e/ou o restaurante tenham algumas opções ali para oferecer em conjunto.”

Automação

Aderir a sistemas de automação também é um passo interessante para cervejarias artesanais que querem ampliar seu público consumidor. A automação permite implementar controles de tempo, temperatura e transferência entre vasos, mantendo todas as características da receita original. Além de garantir a padronização do produto, há também ganho de tempo no processo de fabricação e economia resultante da redução das perdas operacionais.

Em 2019, foi lançada a solução Ultragaz Cervejarias, desenhada para atender às necessidades dos mestres cervejeiros. Ela possibilita o ajuste dos parâmetros de produção de cada tipo de cerveja por meio do cadastro do portfólio de receitas.

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Supermercados e parceria com restaurantes

Seguindo a lógica acima, de que a cerveja artesanal tem de estar à vista e à mão dos clientes, Bressiani também acredita no potencial de venda via supermercados, antes restritos à comercialização das cervejas industriais. “Hoje, já existem geladeiras nos mercados que têm pet growler de 1,5 de IPA. O cliente pode fazer a escolha de colocar a artesanal no carrinho em vez de pegar várias latinhas das cervejas industriais.”

Os restaurantes também são potenciais pontos de venda de cervejas artesanais que merecem ser explorados. Bressiani e Falcone recomendam bater à porta com um “enxoval” de apresentação na tentativa de entrar com sua marca na “carta de cerveja” dos estabelecimentos – o que antes só existia para os vinhos. Alguns inclusive oferecem experiências gastronômicas e sugestões de harmonização com pratos do cardápio.

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Consumo no local: tap houses, brewpubs e bares

Depois de tantos meses sem que as pessoas pudessem circular livremente e lotar balcões e mesas de bares, a expectativa é de que os clientes saudosos da “vida lá fora” voltem a lotar bares, tap houses e brew pubs. São importantes conexões a ser feitas por empresários de cervejarias artesanais que querem ampliar seus pontos de venda, aproximando a marca de um número maior de consumidores.

Tap houses são estabelecimentos que oferecem diversas torneiras de chopp artesanal, de sabores e marcas variadas. Já os brew pubs são bares que vendem as cervejas preparadas no próprio local. E já existem também bares “comuns” que abriram espaço para as cervejas artesanais.

Falcone inclusive estimula os donos de cerveja artesanal a pensar em abrir brewpubs, com “bicos próprios”, de onde sairão as produções próprias, e “bicos convidados”. “O setor defende a democratização, então não se trata de divulgar apenas a sua marca, mas de disseminar a cultura cervejeira”, diz o presidente da Febracerva. “Quanto mais rótulos, maior a chance de atrair quem gosta de cerveja artesanal.”

Eventos

Os eventos (ao ar livre, em casas especialistas e corporativos) devem voltar com força total a partir de 2022. Por isso, é interessante mapear quais contatos podem ser feitos para que sua marca consiga estar presente nestes eventos e buscar as melhores abordagens em cada caso. Pode ser interessante criar um kit próprio de apresentação da marca e dos produtos que compõem o portfólio para este público. A concorrência é grande, então é importante tentar se diferenciar.

Clube de assinatura

A sugestão neste caso é a criação de receitas exclusivas para serem ofertadas em clubes já estabelecidos ao lado de outras marcas. Para Bressiani, faz mais sentido do que cada marca criar seu próprio sistema de assinatura, porque os que já estão consolidados contam com grande base de clientes e investimento em marketing para ampliar a divulgação. A vitrine diversificada, com uma curadoria de marcas e sabores, é uma vantagem.

Nicho

Em franco processo de crescimento nas cervejarias brasileiras está a produção de cervejas sem glúten, sem álcool e com menos carboidrato. Como se trata de um nicho específico de mercado, existe um teto de crescimento, porque não são opções que focam no público geral, mas em pessoas com restrição alimentar. E pode valer a pena investigar se são receitas que fazem sentido para seu público-alvo, talvez por meio de pesquisas de mercado.

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Cervejarias brasileiras: tendências de longo prazo

Lúpulo nacional

O crescimento das cervejarias brasileiras fez também aumentar o interesse na produção de lúpulo nacional de qualidade. Hoje, já há algumas iniciativas nesse sentido, espalhadas pelo país, ainda em escala experimental. De forma mais vigorosa, na análise de Bressiani, há uns quatro anos. “Ainda leva um tempo para termos esse lúpulo nacional em escala comercial, estimo que para 2025. Mas, sem dúvida, é algo positivo para o nosso mercado, pelo frescor, pelo ganho financeiro que a concorrência trará e também pela estabilidade e regularidade no fornecimento.”

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Sabores brasileiros

Outra aposta das cervejarias brasileiras é o aproveitamento do bioma brasileiro para a criação de cervejas que realmente tenham características regionais. Dessa prática, podem sair sabores atraentes não apenas para os clientes locais, mas também para os turistas estrangeiros, que se encantam com frutas, frutos, ervas, aromas e especiarias que só existem no Brasil. Castanha de pequi, mel, erva-mate, cajuína, cacau e cumaru são alguns exemplos do nosso ecossistema que já estão sendo testados por algumas marcas.

“É uma frente de pesquisa interessante, que deve trazer resultados no longo prazo, porque demanda muitos testes. Às vezes, você pode testar uma receita usando a fruta e perceber, depois de muitos experimentos, que a receita fica melhor se em vez da fruta ou polpa usar a folha ou o óleo”, exemplifica Bressiani.  

A Ultragaz já é parceira de negócios de várias cervejarias brasileiras no fornecimento do GLP a granel para a fase quente do processo de produção e também no oferecimento da Ultragaz Cervejarias, sua solução de automação. Se tiver interesse em saber mais e levar a Ultragaz para a sua cervejaria, teremos prazer em agendar uma visita gratuita da nossa equipe técnica ao seu estabelecimento. Clique no banner abaixo e solicite!