O uso seguro de gás em um condomínio é um tema muito relevante para síndicos e moradores. Para esclarecer dúvidas e trazer informações aos responsáveis pela gestão de condomínios, a Ultragaz promoveu uma live em parceria com o Canal Super Síndico. No bate-papo, Mailza Santos, fundadora do canal, conversou com o supervisor de Instalações da Ultragaz, Fernando Angelo Cerqueira.

Entre os temas abordados na conversa, estiveram os cuidados necessários na implantação de uma central de gás e procedimentos de segurança que precisam ser observados tanto nas áreas comuns quanto nas unidades autônomas. A live foi a primeira iniciativa da parceria entre a Ultragaz e o Canal Super Síndico que tem o objetivo de oferecer informações de qualidade para a gestão condominial.

Confira aqui o vídeo da conversa na íntegra.

Fernando ressaltou que a central de gás em um condomínio é extremamente segura se seguidas as normas vigentes e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros. Ele frisou que o local deve ser utilizado apenas para armazenar os vasilhames de gás. "A central não pode ser utilizada como depósito para outros itens. Além disso, deve estar em um espaço arejado e desimpedido, facilitando o acesso quando necessário."

O local a ser instalada a central deve ser definido por um profissional especializado. No caso da Ultragaz, esse estudo começa com uma visita técnica que considera as normas de afastamentos para instalações como churrasqueira, estacionamentos e pontos de ignição em geral. Nesse momento, já é planejada a estrutura necessária para abastecimento dos apartamentos e áreas comuns. Também é levado em conta o local de acesso do caminhão para abastecimento do sistema.

Vazamentos: como proceder?

Mailza questionou sobre uma preocupação comum de síndicos e moradores: como identificar eventuais vazamentos de gás? Fernando explicou que o GLP em seu estado natural não tem cheiro, mas é adicionado um produto chamado mercaptana, que emite um odor forte justamente para possibilitar identificar eventuais vazamentos.

Ele esclareceu que, ao sentir cheiro de gás ou identificar algum ponto de vazamento em um teste com água e sabão, deve-se fechar o registro de gás, abrir janelas para possibilitar a ventilação, evitar acionar pontos de ignição e entrar em contato com a distribuidora de gás. "A Ultragaz faz atendimento emergencial 24 horas e também oferece sempre manutenção preventiva aos condomínios."

O supervisor de Instalações esclareceu ainda diversas dúvidas de síndicos relacionadas a normas para funcionamento da central de gás, uso de mangueiras e tubulação.

Diferenciais da Ultragaz

A Ultragaz foi a primeira empresa a oferecer GLP no Brasil e também foi pioneira no serviço de abastecimento a granel. Fernando explicou que o principal diferencial da empresa no atendimento a condomínios é a atuação como consultoria energética completa.

"Nossos consultores não fazem apenas a venda do gás. Eles entendem as necessidades dos condomínios e oferecem serviços específicos tanto para atender as áreas comuns, como aquecimento de piscinas e estrutura no salão de festas, quanto para melhorar a gestão das contas das unidades, com o serviço de medição individual."

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A equipe também orienta os síndicos na elaboração do projeto da central e na obtenção das licenças necessárias para funcionamento.

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