Muitas são as dúvidas dos síndicos sobre a instalação de uma central de gás no condomínio. Entre as principais inquietações, estão as questões de segurança, a medição e formas de cobrança e também o processo de abastecimento.

Para responder a esses e outros questionamentos, a Ultragaz promoveu uma live em seu perfil @ultragazoficial no Instagram com o @canalsupersindico. No encontro, a professora e especialista em gestão condominial Mailza Santos, fundadora do Canal Super Síndico, conversou com Diego Gagnotto, gerente comercial da Ultragaz. 

A live foi mais uma iniciativa da parceria entre a Ultragaz e o Canal Super Síndico que tem o objetivo de oferecer informações de qualidade para a gestão de condomínios. 

Confira o vídeo na íntegra.

Diego Gagnotto explicou como funciona a instalação de uma central de gás no condomínio. Antes de realizar a instalação, a empresa faz uma visita técnica e avalia o melhor local para colocar o vasilhame de GLP considerando as normas de segurança e também as condições para o reabastecimento. 

“É importante destacar que não é algo complexo nem há grandes requisitos. Mesmo o caminhão que faz o reabastecimento não demanda adaptações no condomínio, ele pode ser estacionado em uma vaga normal na rua. A Ultragaz realiza a avaliação e faz um projeto considerando a disponibilidade no local e cumpre todas as normas de segurança”, destacou.

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Diego ressaltou que a Ultragaz cuida também do reabastecimento para que nunca falte GLP no condomínio. Ele explicou que a empresa faz a gestão do estoque, acompanhando o consumo e adequando a frequência de abastecimento às necessidades mesmo quando há mudança de perfil de consumo, como aconteceu, por exemplo, durante a pandemia, em que houve um aumento do uso de gás nos domicílios.

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Mudança do gás natural para GLP

Mailza questionou sobre a possibilidade de migração para o GLP com instalação de uma central de gás no condomínio para quem utiliza o gás natural, chamado de “gás de rua” em algumas regiões.

O gerente comercial da Ultragaz explicou que essa substituição é possível em todos os condomínios que utilizam gás natural. Para realizar a migração, a empresa avalia quais os equipamentos a gás utilizados no condomínio – fogões, aquecedores etc - para fazer a conversão dos equipamentos com mudanças de regulagem.

“Nos últimos tempos, essa migração tem acontecido com mais frequência dadas as vantagens econômicas e técnicas que o GLP tem oferecido”, afirmou.

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Medição do consumo

Outro tema que gerou questionamentos foi a medição do consumo. Diego explicou que há dois modelos de fornecimento. Há o modelo coletivo, em que o consumo total é rateado entre os condôminos, e o modelo de medição individual nas unidades. 

Na individualização, são instalados medidores para cada unidade, normalmente colocados na área comum do condomínio, e a leitura do consumo é feita uma vez ao mês pela empresa. Há também casos em que a medição é feita remotamente. 

“É necessário avaliar as condições de cada condomínio para avaliar qual a solução mais adequada para cada local.” 

Ele explicou ainda que o valor da tarifa não se altera e destacou que a individualização traz vantagens tanto para o condomínio, que não precisa pagar o consumo de inadimplentes, quanto para os moradores, que pagam apenas pelo consumo gerado em sua unidade.

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Diego destacou a experiência da equipe da Ultragaz para assessorar o síndico em todas as etapas, desde a instalação da central de gás no condomínio. A empresa mantém uma central de atendimento para realizar assistência técnica 24 horas por dia e faz manutenções preventivas para garantir a segurança na operação. 

Também mantém um profissional dedicado a acompanhar os condomínios, tirar dúvidas e orientar em caso de obras ou necessidade de adequações.

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