O uso de churrasqueira a gás em estabelecimentos de alimentação é uma tendência crescente. O equipamento traz facilidades e economia aos empresários sem perda de qualidade do produto final. Para falar sobre os principais benefícios e explicar o que é necessário fazer para instalar uma churrasqueira a gás em restaurantes, a Ultragaz convidou dois especialistas para um bate-papo.

Laecio Barreiros, CEO da Rede Espetinho Bom, e Fúlvia Santos, gerente comercial da Ultragaz, são os convidados do webinar “Churrasqueira a gás em restaurante: como e por que usar?”. Laecio conta sua experiência prática com a migração de churrasqueira a carvão para o gás na loja padrão da rede Espetinho Bom, em Jundiaí (SP). Já Fúlvia, que está na Ultragaz desde 2017, fala sobre o processo de instalação e traz uma visão sobre o uso desse equipamento em diferentes mercados.

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Benefícios da churrasqueira a gás

Laecio Barreiros explicou que o primeiro motivo que levou a Espetinho Bom a adotar a churrasqueira a gás foi o tempo de cocção. “Durante o horário de almoço, a churrasqueira estava sempre abastecida, com chama forte, e era rápido atender os clientes. Mas sempre chega gente fora do horário de pico e aí levava algum tempo fazer a chama chegar no ponto para fazer um churrasco fresquinho. Agora, com o gás, a gente consegue atender o cliente em média em 8 minutos.”

O segundo ponto decisivo foi a higiene e limpeza do ambiente. Ele afirma que o carvão é muito poluente e que exigia grandes higienizações após cada uso. Além disso, Laecio menciona que os clientes começam a dar mais atenção à sustentabilidade.

O CEO da Espetinho Bom explica que instalar a churrasqueira a gás foi muito simples, até porque o restaurante já tinha preparado a estrutura e instalado a central de GLP para os fogões e demais equipamentos da cozinha. “Foi plug and play, colocou na tomada e saiu funcionando. No mesmo dia que tirou a churrasqueira a carvão já começamos a operar com gás”, comentou.

Passo a passo para instalar churrasqueira a gás

Fúlvia explicou como funciona o processo de instalação da central de GLP. A proposta comercial é feita considerando três fatores. O primeiro deles é a viabilidade técnica, considerando todas as regras de segurança e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) referentes ao uso do GLP. Ela ressaltou que a Ultragaz realiza manutenção preventiva das centrais a cada dois anos.

Depois, é feita a análise de todos os equipamentos usados pelo cliente, calculando a pressão e a vazão necessárias em caso de uso simultâneo. Isso permite estimar quantos vasilhames é preciso instalar considerando o ápice de uso. Por fim, a avaliação também leva em conta o giro logístico. Ela destaca a comodidade de poder contar com o abastecimento automático programado pela Ultragaz, uma garantia de que não vai faltar gás para o estabelecimento.

“Hoje temos uma equipe comercial especializada em uma venda consultiva e todo um setor de instalação que dá suporte a nossos clientes para garantir o uso seguro do GLP. É mesmo muito prático e rápido, como o Laecio disse. Nossa intenção é facilitar e oferecer uma assessoria completa para o cliente.”

Solução Ultragaz Churrasco

Fúlvia também apresentou à audiência do webinar a solução Ultragaz Churrasco, que é um pacote que alia o fornecimento de GLP a granel com a indicação de fabricantes homologados para aquisição da churrasqueira a gás.

“A gente oferece consultoria e pode personalizar a solução de acordo com o uso. No caso de restaurantes que precisam de chapa na churrasqueira, por exemplo, é possível oferecer equipamentos de fornecedores parceiros que atendam a essa necessidade.”

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Esse foi o caso da Espetinho Bom, que tinha a necessidade da chapa para a preparação de sanduíches. Questionado sobre a crença popular segundo a qual churrasco bom precisa ser feito com carvão, Laecio afirma que esse é um mito que já está sendo descontruído. “Churrasco bom é feito na temperatura certa. Tendo o equipamento adequado com a pressão correta, o churrasco com gás chega na temperatura ideal para a boa cocção.”

Ele conta que a Rede Espetinho Bom nasceu em 2017, inicialmente com unidades próprias, e agora está em franca expansão, utilizando o modelo de franquias. A rede começou 2021 com quatro lojas e fecha o ano com 14. A meta de crescimento é ambiciosa: chegar a 300 lojas em cinco anos. Para todas essas novas lojas, a franqueadora recomenda o uso de churrasqueiras a gás, salvo em situações de impossibilidade técnica.

Fúlvia explica que a demanda pela solução Ultragaz Churrasco vem crescendo porque os clientes estão entendendo seu potencial para oferecer novos produtos em seus estabelecimentos. Ela conta que a tecnologia traz benefícios para negócios de diversos perfis.

“Quando a gente pensa no perfil de clientes que usa a churrasqueira a gás, nos vem à cabeça churrascarias e hamburguerias. Mas a solução Ultragaz Churrasco é uma oportunidade de diferenciação e geração de receita extra a negócios de outros segmentos”, explica. Ela conta que no Nordeste, sua área de atuação atual, há pesqueiros e frigoríficos usando a solução.

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