O abastecimento de gás a granel traz muitas comodidades para os responsáveis pela gestão de supermercados. Utilizar o gás GLP nessa modalidade garante o abastecimento constante, sem interrupções. Além disso, existem diversas distribuidoras de GLP atuando em todo o território nacional, o que é benéfico aos empresários nas negociações comerciais.

Nos supermercados, o gás tem múltiplos usos. Ele é utilizado em padarias e rotisserias para preparação de alimentos e também em refeitórios para funcionários de grandes lojas. Para contar com o abastecimento de gás a granel, é necessário obedecer algumas regras para a instalação da central de GLP. 

Mas o processo é simples e rápido, especialmente se realizado por empresas que orientam e auxiliam os supermercados. A Ultragaz dá suporte completo aos empresários em todas as etapas de instalação. Seguindo o exemplo de atendimento oferecido pela companhia, listamos a seguir cinco passos principais que são realizados nesse processo.

1. Visitas comercial e técnica

O primeiro passo para contar com o abastecimento de gás a granel é a visita da equipe comercial, que faz uma avaliação das condições do local para a instalação da central de GLP. Os consultores também analisam qual será o uso do gás no supermercado e estimam o consumo para dimensionar a quantidade necessária de recipientes a serem instalados na central.

A indicação do espaço adequado para a instalação da central de GLP é feita atendendo a NBR 13523, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A equipe também considera o giro da logística na região: em áreas com uma frota maior de caminhões, é possível instalar menos recipientes e realizar reabastecimentos mais frequentes.

A equipe técnica também visita o espaço para fazer a checagem dos pontos destacados pela consultoria comercial e para indicar alternativas de instalação em situações onde há pouco espaço disponível. Em casos assim, é possível instalar a central em nichos ou até mesmo na laje. Os consultores e técnicos da Ultragaz possuem profundo conhecimento das normativas e estão preparados para indicar os melhores caminhos para a construção da central de gás.

Maria Isaltina Ramalho dos Santos, consultora Ultragaz que atende diversas redes desse segmento, explica que a disponibilidade de espaço não costuma ser um problema em supermercados. Em muitos casos, a central para abastecimento de gás a granel pode ser instalada em uma área no estacionamento ou em corredores laterais.

2. Preparação da área da central e do abastecimento de gás a granel

A partir das visitas, é definido o local para a instalação da central de GLP atendendo as condições previstas na norma mencionada no item anterior. A central deve estar sempre em área externa e ventilada, com acesso fácil para movimentação dos vasilhames de GLP. É preciso obedecer também a uma série de afastamentos de segurança, como estar a pelo menos 3 metros de distância de fontes de ignição e não estar sob redes elétricas.

É importante ainda prever uma área adequada para a logística de reabastecimento e para passagem da mangueira. Esse espaço deve ser aberto, não possuir aberturas e pontos de ignição, atendendo a NBR 14024.

A Ultragaz indica o melhor espaço que atenda essas condições. Nos casos em que existe alguma dificuldade para passagem das mangueiras, é possível fazer o chamado abastecimento do GLP na fase líquida. Nesse sistema, é instalada uma espécie de tomada de abastecimento na entrada do imóvel e, a partir desse ponto, é ligada uma tubulação até a central de gás do supermercado.

3. Montagem da central

A etapa seguinte é a montagem da central dentro das condições de segurança. A equipe da Ultragaz avalia se é necessário construir o abrigo em alvenaria ou se é possível usar o Ultrapronto, abrigo pré-moldado que agiliza a instalação e reduz custos.

A Ultragaz pode assumir toda a instalação, a partir da negociação com o supermercado.  A distribuidora indica empresas terceirizadas quando há a necessidade de realizar obra civil, mecânica e elétrica. Nesta etapa, também é instalado o coletor com regulador de pressão e o vasilhame de GLP.

LEIA TAMBÉM: 5 vantagens do abastecimento Ultragaz em supermercados

4. Teste de segurança

Antes de autorizar o primeiro abastecimento, a fornecedora de gás realiza o teste de estanqueidade, exigido legalmente, que verifica, por meio da pressurização de ar comprimido na tubulação, se há vazamento na rede. Com a aprovação, é obtido o Registro de Teste de Estanqueidade, que libera o primeiro abastecimento.

O processo de abastecimento é feito com um caminhão específico para o transporte de GLP. Ele completa o nível de cada cilindro utilizando uma mangueira e uma conexão especial sem interromper o fornecimento.

5. Finalização e treinamento

Após a realização do teste, são feitas as interligações, primeiramente do vasilhame com o coletor e depois dos pontos dos equipamentos abastecidos a gás. É neste momento que ocorre a abertura da válvula para a saída de gás do vasilhame para a tubulação.

A Ultragaz realiza um treinamento com a equipe do supermercado para explicar o funcionamento da central GLP e os principais procedimentos de segurança. A empresa fornece o projeto de localização da central e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do engenheiro responsável pelo projeto para o supermercado apresentar ao Corpo de Bombeiros durante a vistoria. O Corpo de Bombeiros avalia a área em que a central foi projetada e montada, a documentação, a proteção da central com os extintores e rotas de fuga.

Como você pode notar, existem muitas facilidades de contar com nossa assessoria para instalar o abastecimento de gás a granel em um supermercado. Quer conhecer mais benefícios de ter o GLP da Ultragaz em seu negócio? Entre em contato com a Ultragaz e agende uma visita gratuita!