Para abrir uma pizzaria é indispensável fazer um bom planejamento e conhecer os detalhes do que é preciso para iniciar o negócio. O mercado oferece dezenas de equipamentos para pizzaria, com variedade de marcas, modelos e tipos. É preciso saber quais são os mais importantes para escolher aqueles que melhor se encaixam nas suas necessidades.

Listamos a seguir os principais itens que sua pizzaria precisa. Confira como fazer as melhores escolhas sempre pensando de forma estratégica e produtiva!

Definindo os tipos de equipamentos para pizzaria

Antes de qualquer escolha de equipamento, é preciso ter muito claro qual o modelo de pizzaria no qual será utilizado. Como você sabe, há muitos formatos que podem ser explorados, tais como:

  • Pizzaria a La Carte;
  • Pizzaria delivery;
  • Pizzaria rodízio;
  • Pizzaria fast food.

Embora de modo geral utilizem equipamentos semelhantes, para cada uma delas há algumas especificidades, como capacidade de produção, automação, custo e manutenção.

Forno

É, sem dúvida, o equipamento mais importante. Ele pode ser de três tipos:

  • Forno a gás;
  • Forno elétrico;
  • Forno a lenha.

Gustavo Villare, vice-presidente da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, destaca que entre esses três tipos há muitas variações, como forno de esteira, forno flex e forno rotante, por exemplo.

“Cada um tem a sua particularidade e afeta diretamente a eficiência da produção”, afirma Villare. “Um forno a lenha, por exemplo, demanda um profissional extremamente técnico para controlar a temperatura, enquanto um forno esteira automatiza e agiliza a produção para pizzarias com demanda muito grande.”

Masseira

Responsável por preparar a massa, esse equipamento pode ser de diversos tipos, geralmente divididos entre masseira rápida e masseira lenta. Além do preço, a diferença entre uma e outra afeta a versatilidade de tipos de massa que cada uma consegue preparar.

Outro fator que também afeta a versatilidade é o sistema utilizado, que pode ser em espiral ou basculante. Para negócios com foco maior em uma alta produtividade, a masseira rápida pode ser a mais indicada, mas para quem quer oferecer massas de qualidade superior e mais variedade pode valer a pena investir em uma masseira lenta.

Processador de alimentos e liquidificador industrial

O processador garante agilidade e uniformidade no preparo dos ingredientes das pizzas. Indispensável para ralar muçarela, triturar parmesão, desfiar frangos ou fatiar a calabresa. Investir nesse equipamento é ganhar em produtividade.

Já o liquidificador é necessário para o preparo do molho em grande quantidade.

Abridora de massa

É o equipamento que abre o disco de massa para o preparo da pizza. É uma ferramenta que faz o trabalho de forma muito mais rápida e padronizada do que se fosse feito manualmente.

Além desses, há sempre os equipamentos padrões para quem atua no setor de gastronomia, como geladeira e fogão industrial, freezer, refrigerador de bebidas, entre outros.

Processo automatizado

Gustavo explica que toda escolha de equipamento deve levar em conta a eficiência na produtividade e o foco no tipo de negócio. “É importante ter uma equipe enxuta e um processo que seja o mais automatizado possível dentro do perfil que se deseja para a pizzaria.”

Ele reforça que essa é a tendência quando se pensa em equipamentos para pizzaria. “Um exemplo é o forno esteira. Ele era algo raro há alguns anos. Hoje, de cada 10 pizzarias que abrem cerca de 7 já adotam o forno esteira, que pode garantir a mesma qualidade e sabor que um forno a lenha e como muito menos trabalho de manutenção.”