Realizadas as etapas de pesquisa de mercado, análise de viabilidade, modelagem do negócio e tomada a decisão pela abertura do estabelecimento, a pergunta que vem logo a seguir é: mas onde abrir a padaria?

Por ser determinante para o sucesso do negócio, é um tema que gera muitas dúvidas. Pesquisar, refletir e decidir onde abrir a padaria exige tempo, dedicação, critério, capacidade analítica e profundo conhecimento do segmento e dos hábitos de consumo do público-alvo.

“O acerto depende muito do estilo de padaria a ser aberto e da análise de demanda reprimida naquela região. Ponto bom é aquele que garante lucratividade e retorno satisfatório do capital investido”, comenta Antônio Pires, proprietário da Padaria Arco Íris, na Baixada Santista. Portanto, ponto grande não é necessariamente bom nem ponto pequeno, ruim, porque cada tipo de negócio requer um conjunto de características.

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Onde abrir uma padaria?

A metragem do espaço e as características da planta devem ser observadas, assim como a infraestrutura interna. O espaço disponível é capaz de abrigar área de produção, administração e atendimento? Há redes elétrica e hidráulica robustas o suficiente para o funcionamento do negócio, considerando todos os maquinários da produção?

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Histórico do ponto

A investigação é imprescindível. As conclusões não devem ser precipitadas – por exemplo classificar o ponto como “micado” porque os três negócios anteriores naufragaram –, porque também há questões de gestão e estratégia envolvidas. Mas as informações enriquecem o processo de avaliação.

Concorrência

Na opinião de Antonio Pires, não se deve “fugir da concorrência”, mas analisá-la, para entender como estão atuando as padarias num raio de 2 km da área de atuação que o empreendedor está planejando e quais resultados estão alcançando. “Abrir muito perto de uma padaria que está indo muito bem e com uma proposta parecida eu não acho interessante.  Neste caso, pode funcionar se o novo negócio buscar atender uma necessidade que não está sendo atendida ou criar uma demanda.”

Que mix de produtos oferecem, que preços praticam e que público miram? Há alguma demanda não atendida? Há uma região com grande fluxo de pessoas ainda não atendida? Todas essas perguntas trarão respostas úteis na hora de decidir onde abrir a padaria.

Se o desejo for abrir um negócio bem pequeno, no entanto, não costuma ser uma boa estratégia escolher um ponto próximo a redes grandes já consolidadas.

Esquinas estratégicas

Na hora de decidir onde abrir a padaria, os especialistas recomendam dar preferência a pontos localizados em esquinas, porque como são duas as vias que dão acesso ao estabelecimento, são também maiores as chances de atrair clientes. Esquinas também são pontos de muita visibilidade e funcionam como referência nos bairros.

Perfil de movimentação

Recomenda-se que o empreendedor visite os pontos pré-selecionados em diversos horários e diferentes dias da semana para registrar a movimentação na região, entender a demanda e os horários de pico e adicionar essas informações ao plano estratégico.

Verifique horários de maior circulação, tipo de comércio que atua na região e seu horário de funcionamento, presença de serviços com alto fluxo de pessoas, como escolas, faculdades, igrejas, hospitais e complexos comerciais.

Ciclo de crescimento do bairro

Vale a pena o empresário avaliar o ciclo de vida do bairro em questão. Se for um bairro novo, é possível projetar um aumento da densidade populacional no entorno do negócio. Neste caso, ser uma das padarias pioneiras terá imenso valor, uma forma de “receber de braços abertos” os novos moradores. O sinal de alerta vai para empresários que estão mirando bairros já devidamente “acomodados”, em que nada vem sendo construído nos últimos anos.

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Segurança

Como lembra a equipe do Massa Madre, blog especializado em panificação liderado pelo especialista Marcos Pickina, vale averiguar alguns itens do entorno. A segurança pública do bairro, os acessos e proximidades de transportes da cidade e até mesmo os serviços básicos como coleta de lixo e limpeza urbana, que, se negligenciados, podem afastar a clientela da padaria.

Acessibilidade

É fácil chegar lá? A faixa de pedestres é próxima ou para chegar à padaria é preciso caminhar muito – fazendo a clientela local optar por uma padaria concorrente? Esse tipo de informação também é valioso no processo de análise de pontos comerciais. Há, por exemplo, estabelecimentos localizados no lado contrário ao fluxo intenso de uma avenida no horário de volta para a casa, o momento da fome em que todo mundo pensa em parar em uma padaria.

Ainda falando em acessibilidade, ao selecionar o ponto onde abrir a padaria, é importante verificar se já existem rampas de acesso ou se a construção é viável naquele local.

Estacionamento

O empresário Antônio Pires afirma que ter um estacionamento pode representar até 20% do faturamento da padaria. Mesmo que sejam apenas duas vagas, elas são capazes de atrair um público que jamais se tornaria cliente caso o espaço para estacionar não existisse. Quando estiver avaliando onde abrir a padaria, analise se há no local um local para finalidade. Se não houver, verifique se há um ponto próximo para locação ou convênio e faça os cálculos a fim de concluir se a conta fecha.

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