Quem assiste a programas de TV como a Batalha dos Confeiteiros, Bake Off - Mão na MassaQue Seja Doce ou Guerra dos Cupcakes até pode imaginar que o sucesso de uma confeitaria depende apenas do talento e da boa mão do confeiteiro. Na prática, porém, até mesmo um Buddy Valastro depende de muita competência na gestão dos seus negócios para alcançar e manter o sucesso de docerias e confeitarias. 

Isso implica em ter um plano de negócios completo, considerando todos os detalhes da operação e do fluxo de caixa de um estabelecimento comercial, até o conhecimento das melhores linhas de equipamentos, do energético ideal e, principalmente, do seu público-alvo. Sem contar que criar e aperfeiçoar produtos de confeitaria, mantendo um ritmo e padrão de produção constante, é um trabalho ainda mais árduo do que as gincanas do reality shows!

Conheça os 6 segredos para o sucesso de docerias e confeitarias!

Caso você esteja considerando abrir, reposicionar ou expandir uma doceria ou confeitaria, vale prestar atenção nas dicas a seguir.  Siga-as e a aplique-as à sua rotina e sinta a diferença em seus negócios!

1) Estude o mercado

Lembra do plano de negócios que mencionamos acima? Pois saiba que ele começa com um detalhado estudo de mercado. Nessa pesquisa inicial, considere fatores como público-alvo, localização e concorrência para então testar seu produto e modelo de negócios. Vale lembrar que o estudo de mercado é uma prática constante dos empreendedores que se mantém atualizados e prontos para agregar valor aos seus negócios.

2. "Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto"

Este trecho da famosa canção de Chico Buarque traz verdades sobre a gestão de docerias e confeitarias. O sucesso no segmento alimentício costuma estar ligado à intimidade dos proprietários com o negócio em si. O desejo de comer doces e confeitos está ligado às emoções das pessoas. Entender esse processo com naturalidade é se conectar com seu público, se dedicar aos clientes e servi-los bem.

3) Foque no produto e busque a excelência

De nada adianta fazer apenas o que as outras docerias e confeitarias já fazem. É necessário investir em cursos de capacitação para você e sua equipe, buscando a melhoria constante e colocando a criatividade para funcionar. Crie um padrão de qualidade e proporcione aos seus clientes uma experiência única com doces e confeitos perfeitos em sabor e estética!

4) Inove, mesmo que seja para oferecer conforto

Muitas vezes, tudo o que as pessoas procuram é o conforto daquele docinho com sabor de infância, da casa da vovó. A grande questão é que as receitas da vovó são tão únicas e especiais quanto essas lembranças. Por isso, mesmo que sua proposta seja oferecer "comida confortável", tenha diferenciais criativos que tornem seus doces especiais!

Não é preciso ter criações mirabolantes. Você pode inovar na forma, na apresentação ou dar apenas um toque diferente às receitas. Até o nome de um doce pode ser uma marca registrada. Seus clientes precisam lembrar dos seus produtos com carinho e diferenciá-los da concorrência.

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5) Especialize-se em um produto

Bolos, tortas, cupcakes, brigadeiros, churros, doces finos, regionais e "gourmet". Cada doce é um universo diferente. A tendência é que as lojas sejam cada vez mais especializadas, oferecendo maior variedade e excelência sobre um único tipo de produto.

É possível ainda oferecer uma gama maior de produtos, porém com proposta bem definida. Um bom exemplo está nas confeitarias especializadas em doces sem glúten, sem lactose e até sem açúcar.

6) Escolha os melhores parceiros e fornecedores

A escolha dos melhores parceiros será crucial para qualidade e produtividade, dois fatores-chave para o sucesso de docerias e confeitarias. Busque sempre a melhor matéria-prima e reconheça fornecedores pontuais, que ajudam a manter o seu controle de estoque.

Invista também em equipamentos eficientes, duráveis e econômicos. Não se esqueça também do gás GLP, que garante o funcionamento das máquinas. Procure uma empresa que não falhe com abastecimento e te deixe totalmente tranquilo (a) para se concentrar no seu negócio!