A espetaria é um modelo de negócio que tem boa aceitação em todo lugar. O Brasil está entre os países que mais consome carne no mundo, o que significa clientela garantida, e montar uma casa de espetinho pode ser uma boa oportunidade para quem quer começar a empreender.

Além disso, vale ressaltar que o setor de alimentação fora do lar voltou a crescer desde o fim de 2018. Segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), esse segmento cresceu 3,5% no ano passado, e a projeção para 2019 é de 5%.

Para ajudar quem pensa em abrir seu próprio negócio no ramo de alimentação e está com dúvidas sobre como abrir um negócio de espetinhos, preparamos algumas dicas importantes que podem ajudar no planejamento. Que tal conferir?

O melhor local para montar uma casa de espetinho

Este é provavelmente o ponto mais importante a ser considerado na hora de planejar como abrir um espetinho de sucesso. O local escolhido para uma casa de espeto deve estar em uma rua de fácil acesso, com alta circulação de pessoas e que permita boa visibilidade.

Segundo um guia elaborado pelo Sebrae, muitos clientes desse tipo de negócio são pessoas que consomem os espetinhos após o expediente de trabalho. Então, encontrar um ponto próximo a comércios, escritórios ou postos de gasolina tende a ser um local com perspectiva de bons negócios.

Como montar o cardápio da casa de espetinho?

O churrasco de espetos é voltado para consumidores que querem uma alimentação rápida, mas que seja saborosa. Os espetinhos de churrasco assados são o carro-chefe do negócio. Mas é comum que sejam servidos acompanhamentos, como molhos, arroz, farofa, vinagrete e pão de alho. Entre as porções figuram mandioca cozida ou frita, batata frita, entre outras.

Como o valor da unidade de um espetinho não pode ser muito alto para não afastar os clientes, é por meio desses acompanhamentos que uma casa de espeto consegue ter mais lucratividade – por isso, não deixe-os fora do seu cardápio. Vale ficar atento também às opções de bebidas oferecidas. Refrigerantes, sucos e cervejas são algumas que não podem faltar.

O que precisa para abrir um espetinho: estrutura interna

A estrutura de uma casa de espetinho deve ter bastante espaço livre para circulação de pessoas. Afinal, esse é um tipo de negócio no qual há alta rotatividade de produtos. É comum que alguns clientes prefiram consumir os espetos como aperitivos, enquanto permanecem em pé no espaço.

Em termos básicos, para operar corretamente uma casa de espetinho precisa ter uma área administrativa, banheiros, espaço com mesas para os clientes, despensa para armazenar os alimentos e cozinha equipada com freezer para refrigeração de bebidas e carnes, além do espaço reservado para a churrasqueira.

Churrasqueira e tipo de combustível

Quando estiver listando o que precisa para abrir um espetinho, lembre-se que a escolha do tipo de churrasqueira que será usada na casa de espeto deve ser feita com atenção. Existem muitos modelos no mercado que funcionam com diferentes tipos de combustível. O mais comum são as churrasqueiras à carvão, mas nem sempre elas são a melhor opção.

Além de ser um combustível que faz muita sujeira, o carvão demora para acender e não garante um fornecimento constante e homogêneo de calor para o preparo das carnes. Por outro lado, o gás GLP é mais limpo e funciona em churrasqueiras com acendimento imediato. Isso resulta em mais agilidade no preparo das carnes, sem perda de sabor.

De acordo com o especialista em churrasqueiras industriais, Leandro Turmina, dependendo do seu tamanho e modelo, uma churrasqueira a gás GLP demora apenas 5 minutos minutos para atingir a temperatura ideal. Já uma churrasqueira a carvão pode levar até duas horas. “Se o carvão estiver meio apagado e o restaurante precisar repor rápido as carnes, não terá como suprir a demanda. É preciso esperar o carvão acender novamente. Com o gás não existe esse problema porque o fornecimento de combustível é constante”, diz.

Leia mais
Técnicas de preparo da carne na churrasqueira a gás
Carne na churrasqueira a gás: tão gostosa quanto a do carvão?

Funcionários e custos

Finalmente, se você está refletindo sobre como abrir um espetinho de sucesso, não se esqueça que também é preciso pensar no tamanho da equipe necessária para operar uma casa de espetinho e na estimativa de custos que o negócio irá apresentar — principalmente, para o início das atividades.

Segundo o Sebrae, o quadro de funcionários de uma espetaria deve ter, pelo menos, um churrasqueiro, um auxiliar de limpeza, um ajudante para levar os pedidos aos clientes, além de um caixa e um gerente. A instituição reforça que as despesas do negócio variam bastante, de acordo com o tamanho do estabelecimento e com a sua localização, mas dá como estimativa para uma casa de espeto um custo médio mensal de R$ 5 mil.