A decisão de empreender no segmento de alimentação fora do lar envolve mais do que apenas paixão ou talento na cozinha. Depende também de muita análise em relação à sua capacidade de investimento e de investigação sobre o nicho em que pretende atuar, público-alvo, localização, concorrência, estilo de culinária e tantas outras variáveis que precisam ser estudadas.

Colocar as ideias “no papel” é uma forma de evitar que a tomada de decisão ocorra por impulso. A análise de cenários e as projeções financeiras que resultam dessa pesquisa detalhada são essenciais para o diagnóstico de viabilidade do negócio. De acordo com especialistas no tema, há dois documentos que ajudam quem está planejando abrir um estabelecimento de alimentação fora do lar a estruturar melhor as ideias e enxergar com clareza o cenário: modelagem de negócios, mais conhecido como Canvas, e plano de negócios.

O Canvas analisa informações. O plano de negócios envolve estratégias, marketing, operação, mercado, vendas e finanças. Não são ferramentas que eliminam os riscos do negócio, mas ajudam a minimizá-los.

O consultor Emerson Amaral, ouvido para a elaboração do Guia, lembra que empresa não tem coração, tem CNPJ. "Em negócios de alimentação fora do lar, o romantismo é muito forte. Amor ao negócio é muito importante, mas sem dinheiro ele não sobrevive. Por isso o empreendedor tem de correr risco calculado.”

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