Incluir no cardápio do restaurante opções de grelhados que saem diretamente da churrasqueira a gás pode ser um belo diferencial para a casa. Os especialistas do ramo garantem que o cliente valoriza essa entrega, percebendo nitidamente a diferença no sabor, textura e qualidade entre carnes feitas na churrasqueira, na frigideira ou no forno.

É essa também a percepção de Chico Mancuso, sócio do restaurante Rincón Escondido. “O cliente come com os olhos. O visual da carne faz toda a diferença. Isso envolve a marca da grelha, a cor e o brilho. Fica muito melhor do que preparar no fogão. A chapa e a frigideira são muito quentes e podem acabar só queimando a comida por fora. Então, a churrasqueira não precisa ser exclusividade das churrascarias, restaurantes argentinos ou uruguaios. O investimento também pode fazer sentido para restaurantes, desde que saibam explorar bem as possibilidades no cardápio.

Como diferenciais da churrasqueira a gás em relação ao equipamento tradicional, Mancuso aponta a economia de espaço, a limpeza do ambiente, o maior controle de temperatura, a praticidade (é só apertar um botão!) e também a redução de gastos com energético. “É mais econômico se comparado a uma parrilla ou churrasqueiras tradicionais, porque é possível ligar e desligar quando quiser, deixar o gás ligado bem baixinho ou ainda só um grupo de queimadores em funcionamento.”

Mas afinal, como tirar os melhores resultados da churrasqueira a gás do seu restaurante?

Como otimizar a churrasqueira a gás no restaurante

O argentino Chico Mancuso, que mora no Brasil desde 2002, trouxe algumas sugestões de como fazer melhor uso da churrasqueira a gás nos restaurantes. Para começar, ele indica a aquisição de uma grelha em “V”, também conhecida como grelha argentina. Como ela possui uma canaleta para retenção da gordura, gera muito menos fumaça e é mais fácil de limpar.

Outra aquisição importante é a barra achatada, que faz uma marca bonita na carne. Indicada para o preparo de bifes, é uma escolha mais estética, sem grandes diferenciais técnicos em relação às demais grelhas. “Mas deixa o steak mais instagramável, o que pode fazer bem para o restaurante em termos de marketing”, alerta.

A grelha de peixe (ou grelha “folha dupla”) também é um acessório que faz parte do kit essencial do restaurante que conta com uma churrasqueira a gás: além do fato do peixe ser grelhado dos dois lados – é muito simples virá-la –, ele não gruda como acontece quando é colocado diretamente sobre a grelha convencional que já está quente.

A frigideira para frutos do mar e legumes, conhecida também como panela grill, completa a lista de indicações de Chico Mancuso para que restaurantes potencializem o resultado dos pratos preparados na churrasqueira a gás. O acessório conta com alguns furinhos e é colocado sobre a grelha.

Churrasqueira a gás: grelhas não recomendadas

Mancuso não recomenda o uso da grelha uruguaia e do tipo moeda (tradicional) para churrasqueiras a gás. No primeiro caso, porque é uma modalidade que funciona melhor quando em contato mais direto com a fonte de calor (labareda). No segundo, por ser um material muito difícil de limpar. “É muito fininho, indicado apenas para uso caseiro. Não é o caso dos restaurantes.”

É fundamental escolher grelhas que sejam feitas de aço inox ou alumínio de qualidade, materiais que apresentam maior durabilidade e que permitem uma boa higienização.

LEIA TAMBÉM: Churrasqueira a gás em restaurante é uma boa opção?

Churrasqueira a gás: ampliação do cardápio

Leandro Turmina, sócio da fabricante de churrasqueiras Turmina, explica que as churrasqueiras a gás de bancada são as mais vendidas para restaurantes, tanto aqueles que trabalham em formato à la carte quanto nos de estilo self-service. “Neste modelo, os queimadores vão por baixo, o que resulta em uma baixíssima emissão de fumaça. E são versáteis, porque dá pra fazer picanha, salmão, frango, legumes, queijo coalho.”

Leandro comenta que esse modelo também permite a colocação de uma chapa por cima da grelha para a preparação de hambúrgueres. A profundidade das churrasqueiras a gás de bancada da Turmina é de 60 centímetros. Quanto à largura, são três as opções: 70 centímetros, 90 centímetros e 1,20 metro.

A Turmina oferece ainda uma série de outros modelos maiores de churrasqueira a gás que contam com espeto giratório e maior capacidade de produção, além dos tradicionais equipamentos a carvão. No entanto, a churrasqueira a gás é a líder de vendas: “A cada 100 unidades vendidas, 90 são a gás e só 10 a carvão”, crava o sócio da empresa.

“Os clientes que colocam churrasqueira no restaurante nos contam como conseguiram variar o cardápio e conquistar maior aprovação em algumas carnes, como o bife ancho e o salmão. Ficam muito mais saborosos na grelha do que no forno ou frigideira. Além disso, sempre falam sobre como ganham tempo no preparo do frango, que fica com a pele mais crocante.”

LEIA TAMBÉM: Como ter mais lucro ao montar uma cozinha de restaurante?

Ultragaz Churrasco

As churrasqueiras a gás já vêm prontas de fábrica e são fáceis de serem instaladas, precisando apenas de um ponto de gás. No caso do GLP da Ultragaz, o abastecimento a granel ocorre de forma automática e programada, tirando do proprietário ou do gerente a responsabilidade de checar o nível da chama para solicitar reposição do estoque.

A Ultragaz desenvolveu uma solução, a Ultragaz Churrasco, que consiste no fornecimento de GLP a granel aliado à indicação de fornecedores homologados para aquisição da churrasqueira a gás.

Quer contratar a solução Ultragaz Churrasco para seu estabelecimento? Solicite agora uma visita gratuita da Ultragaz.