Manter a churrasqueira a carvão ou trocar para uma churrasqueira a gás? A troca do carvão pelo gás em um estabelecimento gastronômico é uma decisão crucial para a sua gestão. Questões como higiene, praticidade, agilidade, controle de temperatura, economia e a saúde dos funcionários estão no centro das considerações. Para esclarecer se a troca vale a pena, consultamos um mestre churrasqueiro e o gerente de uma rede de churrascarias bastante famosa. Confira!

Por que trocar o carvão pelo gás em meu estabelecimento?

O carvão é altamente poluente e pode causar reclamações e denúncias na vizinhança. O carvão também tem substâncias cancerígenas, que podem interferir na saúde dos seus funcionários. Ele também deixa o ambiente sujo e requer abastecimento constante para manter a temperatura e acertar o ponto correto da carne. O acendimento é demorado. Tudo isso atrapalha a produtividade do negócio.

O gás GLP é muito mais prático, higiênico e sustentável. A temperatura é muito mais estável e as churrasqueiras a gás GLP atingem em poucos minutos a temperatura padrão. Para chegar ao ponto exato da carne, é só contar os minutos. Basta apertar um botão! A churrasqueira pode ser ligada e desligada fácil e rapidamente, conforme o movimento das mesas e o fluxo de pedidos.

A troca do carvão pelo gás não altera o sabor da carne

O sabor da carne depende de três fatores: boa matéria-prima, bom tempero e temperatura alta e estável, entre 250°C e 350°C. Até mesmo aquele sabor defumado e o queimadinho crocante podem ser obtidos com uma churrasqueira a gás GLP.

"Esses fatores não dependem do carvão, e sim da gordura que pinga da carne e volta em forma de fumaça. Isso se deve à alta temperatura, não ao energético", diz André Dias, mestre churrasqueiro e responsável pelo canal BBQ em Casa no YouTube.

E mais: um teste cego realizado pelo Instituto de Pesquisa Quórum Brasil com amantes do churrasco apontou que os consumidores não sentem diferença entre a carne feita nas churrasqueiras a gás e a carvão. Eles até preferem a picanha feita na churrasqueira a gás!

Confira o teste cego no vídeo abaixo!

Churrascaria Bovinu's - Rebouças: caso de sucesso na troca do carvão pelo gás GLP!

A rede de churrascarias Bovinu's tem 12 unidades na capital paulista e mais 2 na cidade gaúcha de Santa Maria. É uma das marcas mais conhecidas entre as churrascarias de São Paulo. O gerente da unidade Rebouças, Armandinho Capra, conhece de perto o processo de troca do carvão pelo gás GLP. 

A unidade foi aberta em 1990, usando o carvão. Há cerca de 10 anos, a gerência começou a receber reclamações e até uma denúncia por parte da vizinhança devido ao cheiro de gordura e à fumaça da chaminé. "Fizemos todas as contas. Na época, um filtro adequado para a chaminé custava R$150 mil, fora os gastos com manutenção. Decidimos mudar para o gás", afirma Armandinho.

A unidade optou por um forno a gás, mas inicialmente contratou a concessionária de gás natural encanado. "O problema é que a pressão do gás de rua diminuía nos horários de pico da vizinhança. Nós sentíamos na prática. Com isso, o consumo de gás aumentava. Os custos eram altos", diz o gerente.

A saída foi fazer uma segunda mudança: contratar o gás GLP da Ultragaz. A Bovinu's conseguiu aproveitar os equipamentos e a churrasqueira a gás, fazendo apenas alguns ajustes. "A Ultragaz fez toda a instalação e trocou todos os bicos dos equipamentos para dar vazão ao gás GLP, que é muito mais potente que o gás de rua. O preço tem valido muito a pena! Nosso abastecimento é sempre garantido", diz Armandinho.

Como resultado, o ambiente da churrascaria ficou mais limpo, os funcionários trabalham melhor e com menos riscos à saúde. A carne não perdeu sabor e a gestão da casa se tornou mais prática.

Leia mais:
Por que as churrascarias de sucesso usam Ultragaz?
Qual a melhor churrasqueira a gás para churrascarias e restaurantes?

Quer trocar o carvão pelo gás GLP em seu estabelecimento?

Se você quer fazer a troca do carvão para o gás GLP em seu estabelecimento, basta solicitar uma visita técnica gratuita clicando no banner abaixo. Além de mostrar um projeto de instalação exclusivo na tela do tablet em 3D, a Ultragaz terá uma proposta comercial diferenciada. Com a Ultrasolução BBQ em Casa by Ultragaz, você ainda ganha 5% de desconto + 6 meses de assistência técnica gratuita da sua nova churrasqueira a gás GLP!