Seja em churrascarias, restaurantes à la carte, ou até mesmo no self-service, a carne é sempre o item principal no prato do cliente. Ela pode ser preparada de diversas maneiras, mas, sem dúvidas, uma das favoritas dos brasileiros é a opção grill, quando a carne é grelhada em uma boa churrasqueira.

Por esse motivo, muitos estabelecimentos de comida decidem começar a trabalhar com churrasqueiras em sua linha de produção para oferecer a opção grill. Afinal, esse equipamento é muito versátil e pode ser usado para diversificar o mix de produtos oferecidos pelos restaurantes.

E para quem ainda tem dúvidas dos resultados que uma churrasqueira pode trazer com a opção grill, vale a pena conhecer o exemplo de Edson Cotia. Ele é dono de três restaurantes e utiliza há mais de sete anos as soluções para churrasco da Ultragaz em seus estabelecimentos.

Praticidade e eficiência da opção grill a gás

Nos três restaurantes que gerencia, Edson trabalha com as churrasqueiras a gás para servir, por dia, cerca de 400 refeições em cada um. “Quase todas com carne”, complementa sobre a opção grill. Segundo ele, a opção pelo combustível a gás foi tomada desde o início dos negócios.

“Trabalho com o gás desde o começo. Além de ser muito mais prático, a churrasqueira é mais fácil de manusear, e eu posso colocar ela em qualquer lugar, porque como ela não solta fumaça, é só puxar o encanamento do gás para instalar”, diz.

Edson explica que só consegue ter uma produção eficiente por conta da facilidade de manuseio que a churrasqueira a gás permite. “O equipamento a gás dá maior controle ao churrasqueiro no preparo das carnes. Na hora que o restaurante está cheio, eu só preciso acender todas as bocas e aumentar a saída de gás. Se fosse carvão, teria que repor com pressa e esperar ele atingir a temperatura ideal para ter uma boa carne”, explica.

Economia na produção

De acordo com Edson, além de maior controle na produção, a vantagem imediata que um estabelecimento de alimentos ganha ao realizar a troca do combustível para o gás, abandonando o carvão, é a economia.

“O gás torna o preparo das carnes mais barato porque se gasta muito menos combustível. Se você usa carvão, precisa fazer a reposição constantemente, mesmo que a produção esteja baixa. Já com o gás, você pode diminuir ou aumentar a quantidade conforme a demanda”, explica.

Mais limpeza

Em seus restaurantes, Edson Cotia utiliza modelos de churrasqueira da marca Turbina, parceira da Ultragaz e responsável pelo desenvolvimento dos modelos da linha BBQ em Casa. Segundo ele, esses modelos, além de apresentarem ótima resistência e desempenho, também são fáceis de limpar, o que é uma característica comum da troca do carvão pelo gás no preparo de alimentos.

"É muito fácil fazer a limpeza no fim do dia. Toda a gordura das carnes cai em um compartimento com água e é só fazer a higienização, que é bem simples. Já no caso do carvão, precisa ter muito mais cuidado. Ele solta sujeira quando tem que fazer reposição, sem contar que solta muita fumaça”, diz.

Cotia ainda destaca que o controle dos resíduos é tão fácil que o estabelecimento pode até reservar a gordura que resulta da produção e vender para indústrias como ingrediente para rações de animais, sabão, produtos químicos de utilização industrial ou biodiesel. “Dá para armazenar galões de 20 litros e ainda ganhar uma grana extra com isso”, diz.

Leia mais
Como usar uma churrasqueira profissional a gás?
Troca do carvão pelo gás: saiba porque vale a pena

Sabor das carnes

Perguntado se algum cliente já se manifestou sobre o sabor das carnes da opção grill, Edson diz que isso nunca aconteceu. A resposta não surpreende, afinal, já ficou comprovado que o uso do gás para assar carnes não altera o sabor final do alimento. Isso porque o sabor é determinado pela qualidade da carne, pelo corte, pelo tempero e pela temperatura correta.

Inclusive, isso já foi comprovado em um teste cego realizado pela Ultragaz, no qual dezenas de clientes provaram carnes preparadas em churrasqueiras a gás e a carvão e não houve diferença significativa na percepção do sabor dos alimentos.

Invista na Ultrasolução Churrasco da Ultragaz!

Independentemente de operar no modelo à la carte ou self-service, a Ultragaz tem uma exclusiva solução para o seu negócio. Solicite já sua visita técnica, gratuitamente, e conheça os detalhes!