Se você pensa em expandir ou abrir uma nova unidade da sua churrascaria, vale considerar alguns pontos importantes de gestão. É importante ter foco, manter o controle da operação, criar e garantir um padrão de operação, desenvolver sua liderança e caprichar no marketing!  Confira nossas 5 dicas para o crescimento de churrascarias e mãos à obra!

1. Tenha foco!

A Fogo de Chão é uma das maiores redes de churrascarias do mundo. A marca simplesmente levou o conceito de churrascarias rodízio para os EUA nos anos 1990 e hoje está nas mãos de um grupo de capital estrangeiro, detendo quase 50 lojas no Brasil e no exterior. Quem frequenta hoje uma das unidades da rede, que é referência em bons cortes de carne com atendimento diferenciado, não faz ideia de como isso começou e chegou a tanto sucesso.

 O empresário gaúcho Arri Coser abriu a primeira unidade da rede aos 17 anos. Isso foi ainda nos anos 1970. Depois de diversificar seus empreendimentos entre vários outros negócios de grande porte, ele resolveu manter o foco exclusivamente na churrascaria ainda nos anos 1980. Isso deu a ele e seu sócio, o irmão Jair, muito mais controle e dedicação. Afinal, todos os detalhes permeiam a gestão e o crescimento de churrascarias.

2. Atenção aos detalhes e controle da operação

Sim, essa costuma ser "a parte chata", mas um empreendedor do ramo gastronômico não pode desviar os olhos dos detalhes da sua operação nem por um segundo. Isso vai desde o planejamento, execução e padronização do preparo de cada corte de carne ou guarnição oferecida e chega também à excelência do atendimento.

Mas sem um bom controle de custos, gastos, estoques e fornecedores, uma churrascaria simplesmente não funciona. É óbvio que não dá para pensar em crescer ou expandir sem conhecer todos esses detalhes e fazer projeções assertivas para sua lucratividade.

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3. Padronização de ponta a ponta

Use a tecnologia a seu favor, invista em treinamentos para a sua mão-de-obra e promova a padronização dos cortes de carne, do preparo e do atendimento a clientes. Se você pensa em abrir uma segunda unidade, não vai querer que uma seja superior à outra, certo? Isso poderia colocar seus investimentos a perder e trazer uma má percepção à marca. Portanto garanta a padronização na matriz e replique-a para as filiais.

Falando nisso, as churrasqueiras a gás GLP podem garantir um excelente padrão ao preparo de suas carnes, além de não ter alterações de sabor em relação ao carvão. Esta mudança pode ser excelente para o crescimento de churrascarias!

Infográfico Churrasqueiras a Carvão vs a Gás GLP

4. Desenvolva sua liderança

Ser um líder também é condição básica para empreender e prosperar à frente de qualquer negócio. Mas você sempre pode aprimorar sua liderança por meio de cursos e programas de coaching presenciais ou a distância. Alguns deles podem até ser específicos para líderes do segmento gastronômico, mas há também opções de cursos de liderança mais abertos. Sua equipe certamente trabalhará mais motivada, entrosada e organizada com a sua melhora de liderança.

5. Para o crescimento de churrascarias, não tem como não fazer marketing!

Não há como falar em crescimento de churrascarias ou em sua expansão, no processo para virar rede, sem falar em marketing. Estruture sua marca, fortaleça-a e aplique técnicas de branding. Posicione sua marca para o seu público-alvo. A partir daí, faça um planejamento de marketing com ações de curto, médio e longo prazo envolvendo seu próprio menu, suas peças de divulgação, sua presença digital em site e redes sociais, e ações promocionais para atrair e fidelizar clientes.