Você sabia que ter uma boa planta de restaurante pode favorecer não apenas a experiência do cliente, mas o próprio desempenho da sua equipe? Da cozinha industrial, passando pela área de estoque e principalmente pelo salão, pensar a arquitetura do seu restaurante pode tornar seu dia a dia mais produtivo, aconchegante e leve, mesmo nos dias de casa lotada.

Independentemente de estar abrindo um restaurante em um novo ponto ou de estar planejando uma reforma, vale se inspirar com estes 5 exemplos funcionais e criativos de plantas de restaurantes ao redor do mundo.

1) Planta de restaurante: El Papagayo (Córdoba, Argentina)

O arquiteto Ernesto Bedmar conseguiu tornar este espaço estreito, uma espécie de corredor, em uma charmosa área externa com espaço suficiente para a circulação de garçons e clientes. Repare que a cozinha fica bem no fundo. O pé direito alto é um trunfo e garante maior sensação de amplitude. As paredes rústicas, o telhado transparente ornado com plantas e um trilho de iluminação na lateral completam a proposta.

Vale também reparar na disposição das mesas em linhas retas e elegantes rentes às paredes, que também garantem o melhor uso do espaço. Não é à toa que o El Papagayo é, hoje, o restaurante mais bem avaliado da cidade!

2) Alo's Restaurante (Buenos Aires, Argentina)








A Argentina merece uma segunda menção na nossa lista. O Alo's é um exemplo de otimização do espaço de circulação com a cozinha e o salão divididos pelo charmoso balcão (ou "barra", como dizem por lá), do lado direito da foto. A aparência rústica traz um ar de modernidade e jovialidade, enquanto os pendentes no teto trazem conforto visual e charme ao ambiente. Repare no antes e depois da obra! O escritório AtoT - Arquitectos Todo Terreno deu uma nova vida ao local!

Veja também:

Conheça o marketing sensorial para bares e restaurantes
Visite a cozinha - e o salão - do restaurante Manacá com o Chef Edinho Engel

3) Takeshi Temakeria (Novo Hamburgo, RS, Brasil)

Nosso primeiro representante brasileiro é um japonês gaúcho! O escritório de arquitetura Studio Bloco caprichou e entregou um projeto de planta de restaurante super elegante, moderno e minimalista para a Takeshi Temakeria. O potencial do espaço foi aproveitado ao máximo com as mesas com linhas retas. Isso além de confortáveis sofás na área central e no canto esquerdo. O mais interessante é que o balcão de preparo ao fundo pode ser visualizado por todas as mesas do salão, um grande mérito dessa planta de restaurante.

A adega de vinhos fica próxima às geladeiras de bebidas, em área recuada à esquerda, facilitando o acesso dos garçons. Iluminação de led e plantas milimetricamente aparadas completam o clima.

4) Campobaja (Cidade do México, México)

Os arquitetos do Estudio Atemporal propuseram esta estrutura metálica que permite melhores condições de temperatura, ventilação e o máximo aproveitamento da iluminação natural. A cozinha é o coração do lugar e fica ao fundo do terreno, com vários ingredientes e louças à mostra. Assim, os clientes podem também acompanhar parte do preparo dos pratos.

Madeiras recicladas encontradas na região compuseram a maioria das móveis e dos grandes bancos e mesões para grupos grandes ou para o compartilhamento casual entre diferentes grupos, uma proposta cada vez mais comum. Cordas e vigas de madeira também fazem parte da decoração e conferem aos clientes uma atmosfera mais autêntica.

5) Restaurante Osso (Nova Lima, MG, Brasil)  

A segunda unidade do restaurante Osso foi projetada pela equipe do arquiteto Gustavo Penna e é um deleite para os olhos. Usando e abusando de iluminação âmbar, o restaurante está cercado de vidros por quase todos os lados. Um deles é justamente o da cozinha, que também fica à mostra. Espaçoso, ele comporta 250 pessoas. 

O aço das facas e a madeira das tábuas de carne estão integrados na estrutura, nos balcões e nas mesas quadradas e redondas, com bastante espaço para a circulação. O bar é ideal para que os clientes conversem e bebam algo antes de sentar à mesa. As texturas remetem ao tema da casa, especializada em carnes. Vale observar também os painéis de couro de vaca.