A instalação do gás GLP é um dos pontos mais relevantes para bares e restaurantes  que pensam no abastecimento a granel. Questões como adequação do espaço, interferência na planta ou na fachada e obediência às normas técnicas são sempre importantes. Onde instalar o gás GLP no seu bar ou restaurante, afinal?

Cabe à sua fornecedora de gás fazer um projeto de instalação específico, assinado por um responsável técnico, de acordo com o seu espaço, sua planta e seu perfil de uso. Essa instalação deve seguir as normas de segurança para liberação de uso, incluindo os testes e regulagens de equipamentos.

A montagem e a manutenção das instalações de centrais e tubulações para GLP devem ser realizadas por profissionais qualificados da própria fornecedora. Solicite já uma visita técnica e converse pessoalmente com um consultor de vendas. Ele poderá simular um projeto de instalação mostrando onde instalar o gás GLP na sua planta. Tudo isso direto da tela do tablet!

O que dizem as normas sobre a instalação?

As principais normas técnicas a conhecer são as do Corpo de Bombeiros Estadual e as da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A área destinada para a central deve constar na planta baixa do projeto de instalação, sempre considerando a planta do seu imóvel e a localização da cozinha.

Os recipientes de GLP devem ser situados no exterior das edificações, em locais ventilados. É proibida a instalação em locais confinados como porões, garagens subterrâneas e forros, entre outros. Este local deve ser estratégico para o reabastecimento sem a interrupção da alimentação do gás aos equipamentos de utilização.

Leia mais: Forno a gás GLP: mais eficaz que o elétrico

Segurança em gás GLP: veja regras para bares e restaurantes

Onde instalar o gás GLP: a central de gás

Vai depender da sua planta e do seu projeto arquitetônico. Pode ser nos fundos, na lateral ou na frente do imóvel, sempre contando com tubulações seguras, aparentes ou não. Há estabelecimentos que preferem instalar a central na laje, por exemplo. Existem muitas possibilidades e somente um profissional habilitado pode te oferecer a melhor opção.

Aproveite e aprenda mais sobre arquitetura de cozinhas de bares e restaurantes neste e-book exclusivo!

guia de arquitetura ideal para bares e restaurantes