Anualmente, a Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos realiza uma pesquisa com chefs profissionais que aponta as tendências na gastronomia para o período. Dentre 20 principais tendências indicadas para 2019 está a oferta de refeições saudáveis para crianças.  O tema já vinha aparecendo em edições anteriores. Isso significa que o menu infantil em restaurantes está consolidando sua importância na classificação dos estabelecimentos.

Apesar de a pesquisa retratar o cenário norte-americano, a onda é global. No Brasil, alguns estabelecimentos já olham para a questão com especial atenção, deixando o menu do restaurante atraente e acessível à toda família. É uma oportunidade de mercado, considerando que o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora de casa. O fato é que são grandes os índices de obesidade infantil, por isso as  famílias têm selecionado de forma mais cuidadosa o local onde farão as refeições.

“A preocupação com a saúde assusta os pais e faz com que eles se comprometam com a qualidade da alimentação das crianças. Antes, as pessoas iam ao restaurante e pediam pratos que não tinham em casa, sem se preocupar se eram saudáveis. Existia a ideia de que em festa e final de semana tudo estava liberado. Agora, como muitas refeições são feitas fora de casa, essa atenção é maior”, afirma Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RG Nutri.

Porções proporcionais ao apetite infantil

O tamanho do prato é o primeiro ponto de atenção. Para melhorar a relação custo-benefício e evitar o desperdício, as porções devem ser adequadas ao apetite das crianças. É possível repetir alguns pratos do cardápio geral, tirando temperos e molhos mais fortes e incluindo acompanhamentos saudáveis. Outra opção é criar um cardápio infantil, cheio de cor, sabor e nutrientes, sempre combinando verduras e legumes, proteína (carne, peixe ou frango) e um carboidrato (macarrão, arroz ou batata).

“A ida ao restaurante é um momento em família. É legal que as pessoas tenham pratos parecidos. Há muitos itens do menu tradicional que satisfazem as crianças. Um prato bonito, colorido e bem montado aumenta a curiosidade sobre o alimento. O cardápio infantil não tem de ser tão amarelo, só com macarrão, batata e nuggets”, comenta a nutricionista.

Leia mais:

Planta de restaurante: confira 5 exemplos funcionais e criativos
5 tendências da alimentação fora do lar em 2019

Ficha com dicas para um menu infantil saudável

Troca inteligente no cardápio: saladas, legumes e assados ganham espaço

Há algumas adaptações simples de serem feitas pela cozinha. Escolher legumes cozidos ou assados em substituição às frituras é uma delas. Priorizar alimentos naturais e evitar os processados também. O menu infantil em restaurantes pode conter a batata “de verdade” no lugar da batata sorriso, que é um alimento processado.

Restaurantes, bares e padarias podem investir em um cardápio que pareça comida de casa, com a qual os pequenos já estão acostumados. “Arroz com feijão é ótimo e tem boa aceitação.” Pizzarias e hamburguerias também podem trabalhar com porções menores e adaptação de itens. Pode ser uma minipizza com saladinha e fruta ou um hambúrger pequeno com batata assada bem crocante.

Promover essas alterações no cardápio não costuma ser complexo e não impacta a dinâmica da cozinha ou as contas. Em contrapartida, o restaurante se apresenta como uma opção “Family Friendly”, aumentando a simpatia e a fidelidade de adultos e crianças pelo local.

Apresentação divertida e colorida dos alimentos

Para chamar a atenção, os pratos podem ganhar nomes e o cardápio, fotos que mostrem a estética divertida de cada opção. O arroz branco, por exemplo, ganha vida com a inclusão de cenoura e ervilha. Pequenas fatias de legumes também podem ser inseridas nos pratos para compor a decoração.  Quem sabe elas também despertem a vontade de experimentar um novo alimento? O menu infantil em restaurantes pode ter uma função educativa e propiciar várias descobertas!

No caso das bebidas, para deixar o refrigerante sem espaço, uma boa estratégia é combinar a escolha de água mineral, suco natural ou chá. Um copo bacana que irá para casa de presente, um incentivo extra à escolha saudável. As sobremesas também podem ser saudáveis. Prefira oferecer frutas ao invés de doces processados e opções com muito açúcar refinado.