Depois de passar por um processo de modelagem e planejamento do negócio, estruturação da operação, cardápio, fornecedores e definição de uma série de detalhes, chegou a hora de pensar nas estratégias de marketing para restaurantes para fazer o lançamento do seu estabelecimento.

Especialista em comunicação e marketing para restaurantes, a jornalista Deni Bloch, que no ano 2000 montou uma agência focada exclusivamente em gastronomia, afirma ser muito comum os empresários gastarem tudo com reforma e compra de equipamentos e ficarem sem orçamento para divulgar o negócio. “Mas não adianta ter uma comida sensacional se ninguém vai até lá provar, por não conhecer, por não saber que o estabelecimento existe e já está funcionando”, argumenta ela.

Paulo Mezzalira, diretor de criação e sócio da agência Marketing Chef, concorda: “o orçamento de marketing para restaurantes precisa fazer parte do plano de negócio. Caso contrário, você fica apenas apagando incêndio de vez em quando, sem uma estratégia de médio a longo prazo a ser executada continuamente, do período de lançamento à posterior sustentação.”

Marketing para restaurantes

É difícil falar em estratégia ideal para a abertura de um estabelecimento de alimentação fora do lar porque há uma série de variáveis envolvidas no marketing para restaurantes, como orçamento, posicionamento e tipo de comunicação a ser desenvolvida. O fundamental é trabalhar de forma profissional, com criatividade e coerência – o tom da comunicação deve “conversar” com o estilo do estabelecimento.

Entrevistamos os dois especialistas no assunto para trazer sugestões de ações de marketing para restaurantes para você, que está planejando abrir seu estabelecimento de alimentação fora do lar. Confira sete dicas abaixo:

1) Assessoria de imprensa

Importante ponto de partida para trabalhar o lançamento do restaurante, pizzaria ou padaria. A partir de um storytelling muito bem elaborado, a empresa responsável pelo trabalho de assessoria de imprensa irá propor uma estratégia de divulgação contemplando veículos grandes e pequenos, especializados e gerais, em mídias impressas e eletrônicas.

Nesta área, é importante trabalhar com antecedência, como explica Deni Bloch: “A negociação com as revistas começa pelo menos dois meses antes da eventual data de publicação; com jornais e guias, duas a três semanas antes.

Este trabalho também inclui, em geral, a produção de fotos profissionais.

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2) Soft Opening

Os dois especialistas recomendam a realização de eventos em caráter de soft opening. Isso significa a abertura em período experimental para convidados sem cobrança de valores. Esses eventos funcionam como um teste para a operação do restaurante – fluxo da cozinha e também do salão. Quem está à frente do restaurante consegue perceber melhor eventuais gargalos e corrigi-los a tempo da inauguração “de verdade”.

É um instrumento de marketing para restaurantes muito efetivo, porque permite ajustar a rota “com o carro andando”!

Mezzalira sugere dois tipos de soft opening. Um primeiro, bem controlado, para família e amigos bem próximos, que oferecerão feedbacks construtivos. O segundo, depois de realizados os ajustes e azeitada a operação, para imprensa convidada, moradores da região, contatos relevantes do network dos sócios e amigos com perfil de relações públicas, que ajudarão na divulgação.

3) Mural instagramável

Mezzalira sugere a criação de pelo menos um cantinho “instagramável” no estabelecimento para estimular o cliente a voluntariamente postar em suas redes sociais compartilhando com seus contatos sobre sua experiência e suas impressões sobre a nova casa. Divulgações que ocorrem de forma orgânica têm grande valor. Pode ser uma parede com cor diferente, grafitada ou com luminosos atraentes, por exemplo.

4) Engajamento da comunidade

Paulo Mezzalira, da agência Chef Marketing, sugere ações do chamado “marketing de guerrilha” (que une criatividade a estratégias de baixo custo) para gerar aproximação com a comunidade local. “O público valoriza quem investe no bairro. Adotar um jardim, pintar um poste, adesivar a calçada com pegadinhas ou fazer uma ação de fotos com cabine do tipo lambe-lambe nos primeiros dias de funcionamento são algumas possibilidades.” Ele lembra, ainda, que todas essas ações de marketing para restaurantes rendem também material para divulgação nas redes sociais, com potencial para impactar novos clientes.

5) “Panfletagem” em versão moderna

É também interessante pensar em ações para atingir os condomínios residenciais e comerciais próximos ao estabelecimento. Antigamente, a panfletagem era uma ação muito frequente. Hoje, não se acredita tanto em sua efetividade, já que não gera valor nem conexão com o público. “É preciso um pouco mais”, diz Mezzalira. Algumas sugestões do especialista em marketing para restaurantes: propor a realização de um evento de degustação interno, no espaço gourmet do edifício, por exemplo, ou a distribuição de um mimo acompanhado de uma cartinha que descreva o propósito do negócio.

6) Redes sociais

É essencial manter canais ativos nas redes sociais. Se não tiver fôlego nem estratégia para estar em todas as redes, comece com pelo menos um canal no Instagram. O conteúdo precisa ser bonito e autêntico. Os especialistas são unânimes em dizer: menos propaganda e mais vida real! Nenhuma dessas características, no entanto, é sinônimo de “caseiro”. A comunicação das redes precisa ser feita de forma profissional, com postagens regulares que tenham objetivos bem definidos.

Com público-alvo bem definido, também é possível criar anúncios bem segmentados via redes sociais e Google, assim como planejar a contratação de influenciadores cujo perfil tenha ligação com o seu novo negócio, o que ajudará a atrair o público adequado para a casa.

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7) Estímulo às avaliações dos clientes

Ação com custo muito baixo e com potencial interessante de resultados é estimular os clientes a avaliarem o estabelecimento nas redes sociais, Google, Tripadvisor ou aplicativos de delivery. Como agradecimento, pode haver um mecanismo automático de geração de voucher de desconto na próxima visita.

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